Na Índia, campanha faz semáforo voltar ao vermelho se os motoristas buzinarem demais

Hamed Saber / Wikimedia

Se a Índia é um país famoso por sua religiosidade, sua culinária, suas belezas naturais e, sendo o segundo país mais populoso, por ser a maior democracia por eleitorado do mundo, ela também carrega a má-fama de seu trânsito caótico e especialmente barulhento.

Com uma população de cerca de 20 milhões de pessoas, Mumbai é a segunda cidade mais populosa do país e a sétima do mundo – e, como não poderia deixar de ser, é também uma das barulhentas do planeta – e boa parte dessa terrível sinfonia indiana vem das buzinas.

A fama dos “mumbaikars” é de que buzinam até mesmo enquanto o sinal ainda está vemelho, e para tentar reduzir esse ensurdecedor e enlouquecedor aspecto da realidade da cidade, o Departamento de Trânsito de Mumbai desenvolveu a campanha “O Semáforo que Pune”.

A inovação vai direto ao ponto: quanto mais os motoristas buzinarem diante de um sinal de trânsito, mais tempo ele ficará fechado. Através de sensores de decibéis instalados nos semáforos espalhados por toda a cidade-ilha é que a contagem regressiva nos temporizadores que anunciam o sinal verde é estabelecida. Dessa forma, a impaciência é “punida” através de mais espera: se o nível de decibéis exceder o nível de 85 dB, o temporizador reinicia sua contagem.

“Além de ser um hábito ruim, buzinar sem necessidade é um ato de indisciplina no trânsito”, diz Madhukar Pandey, Comissário de trânsito da polícia de Mumbai, também apelidada de “a capital mundial da buzina”.

A campanha, criada em parceria com a agência FCB Interface, já foi testada em cruzamentos intensos da cidade, e o vídeo abaixo mostra o processo dos motoristas aprendendo que a buzina deve ser um recurso de segurança, e que o buzinaço desenfreado não compensa.

“As buzinas causam poluição sonora, machucam os ouvidos, aumentam o ritmo cardíaco, criam confusão no trânsito e geram estresse. Todos sabem que buzinar faz mal para a saúde, mas fazem muito pouco para evitar. Essa pequena experiência é uma das muitas tentativas do Departamento de Trânsito de Mumbai de aumentar a disciplina nas ruas da cidade. Esperamos que isso incentive os ‘mumbaikars’ a buzinar menos e criar um trânsito livre de barulho e estresse”, declarou Pandey.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …