Uma ótima ideia para diminuir a fome no mundo: motoristas infratores podem pagar suas multas com comida enlatada, que é doada para pessoas necessitadas. A grande sacada vem da cidade de Lexington, que fica em Kentucky, nos EUA.
Lá, as pessoas podem trocar as multas de estacionamento irregular por latas de comida desde 2015. E a boa prática está sendo repetida este ano.
O pagamento das multas de estacionamento feito com comida enlatada é doado pelo departamento de trânsito para bancos locais de alimentos.
Uma multa de 15 dólares (quase R$ 50), por exemplo, pode ser paga com uma lata de aproximadamente 500 gramas de alimento. Se for uma multa mais alta, a autoridade de estacionamento da cidade pode aceitar mais latas.
O programa “Food for Fines” (Comida por multas, em tradução livre) vai funcionar até 15 de dezembro, dez dias antes do Natal.
Na primeira edição, em 2015, o esforço inovador arrecadou 6.200 latas de alimentos em mais de 600 multas; um valor de cerca de 14 mil dólares, mais de R$ 45 mil. No total, até hoje, o programa já arrecadou 12 toneladas de alimentos, cerca de 16 mil refeições em 24.500 latinhas.
Ciberia // Só Notícia Boa