“Não se atrevam”. Anonymous ameaça contra limitação da internet, Kassab volta atrás

O ano começou agitado no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, MCTIC.

Na última quinta-feira (12), o ministro Gilberto Kassab retomou a pauta que debate os limites impostos sobre as franquias contratadas de internet banda larga no Brasil, e afirmou, em entrevista ao Poder360, que o consumo de dados sofrerá limitação já no segundo semestre de 2017.

O assunto traz de volta toda a polêmica que gerou no ano passado, e mesmo assim ainda pegou usuários de todo o Brasil de surpresa. Além deles, algumas células nacionais do grupo de hackers Anonymous também iniciaram um movimento na internet para demonstrar repúdio à limitação do uso de banda larga.

A chamada #OpOperadoras chega em tom de ameaça, e os hacktivistas já avisaram a todos os envolvidos, como operadoras e o próprio governo, que é melhor nem se atreverem a colocar tais imposições.

#OpOperadoras

-

Não se atrevam!

Depois que Kassab anunciou a novidade indesejada, muitos usuários ficaram revoltados, uma vez que, além do fim da internet ilimitada, a venda de pacotes de dados móveis também vai passar a sofrer regulamentações. No entanto, ainda assim o ministro tenta colocar “panos quentes” na situação.

O nosso objetivo é beneficiar o usuário. O Ministério trabalha pra que o usuário seja cada vez melhor beneficiado com melhores serviços”, diz.

Ao ser perguntado sobre os tipos de problemas que uma medida como esta pode acarretar na vida dos brasileiros, o ministro desconversa, afirmando apenas que “o governo vai estar sempre ao lado do usuário, vai ficar muito claro isso. O problema não é a redução, o problema é ponto de equilíbrio”.

Diante da declaração, as células brasileiras AnonBRNews e AnonOps resolveram postar o seguinte, em comunicado: “Acabou a novela. Ministro diz que haverá, sim, limite na internet fixa no Brasil. Chegou a hora da internet dizer aos novos governantes quem é que manda nessa p*rra! Não se atrevam. Com amor, o povo”.

A #OpOperadoras vem fazendo barulho na internet, e de acordo com o Anonymous Brasil, sua nova etapa já começou.

Em 2016, os hacktivistas conseguiram sequestrar PCs da Anatel e, se a situação caminhar para o lado da internet limitada, “novas medidas serão tomadas”.

Anatel afirma que proibição de limite continua

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, afirmou nesta sexta-feira, 13 de janeiro, ao site G1, que a agência não tem a intenção de reabrir o debate sobre a chamada franquia de dados na internet banda larga fixa. “Não há por parte do Ministério e também da Anatel nenhuma intenção de reabrir a questão”, disse Quadros.

O presidente destacou que a cautelar que impede a imposição de limites na internet banda larga fixa, publicada em abril, continua em vigor e que não tem prazo de validade. Quadros disse ainda que o órgão não pensa em alterá-la.

Com isto, as afirmações feitas pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, de que a Anatel e o governo deveriam tomar uma decisão sobre a franquia até o segundo semestre de 2017 e que os pacotes limitados voltariam a ser liberados, não são confirmadas pela agência.

Quadros disse que Kassab afirmou a ele ter cometido um “equívoco” em sua declaração.

Kassab recua e banda larga fixa não será alterada

O ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab, acabou voltando atrás do que revelou ontem (12), em entrevista. Ele agora afirma que o governo não considera mudanças nos planos de internet fixa.

“O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, esclarece que não haverá mudanças no modelo atual de planos de banda larga fixa, reiterando seu compromisso em atender o interesse da população e do consumidor”, diz nota publicada no site do ministério.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …