“Não se atrevam”. Anonymous ameaça contra limitação da internet, Kassab volta atrás

O ano começou agitado no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, MCTIC.

Na última quinta-feira (12), o ministro Gilberto Kassab retomou a pauta que debate os limites impostos sobre as franquias contratadas de internet banda larga no Brasil, e afirmou, em entrevista ao Poder360, que o consumo de dados sofrerá limitação já no segundo semestre de 2017.

O assunto traz de volta toda a polêmica que gerou no ano passado, e mesmo assim ainda pegou usuários de todo o Brasil de surpresa. Além deles, algumas células nacionais do grupo de hackers Anonymous também iniciaram um movimento na internet para demonstrar repúdio à limitação do uso de banda larga.

A chamada #OpOperadoras chega em tom de ameaça, e os hacktivistas já avisaram a todos os envolvidos, como operadoras e o próprio governo, que é melhor nem se atreverem a colocar tais imposições.

#OpOperadoras

-

Não se atrevam!

Depois que Kassab anunciou a novidade indesejada, muitos usuários ficaram revoltados, uma vez que, além do fim da internet ilimitada, a venda de pacotes de dados móveis também vai passar a sofrer regulamentações. No entanto, ainda assim o ministro tenta colocar “panos quentes” na situação.

O nosso objetivo é beneficiar o usuário. O Ministério trabalha pra que o usuário seja cada vez melhor beneficiado com melhores serviços”, diz.

Ao ser perguntado sobre os tipos de problemas que uma medida como esta pode acarretar na vida dos brasileiros, o ministro desconversa, afirmando apenas que “o governo vai estar sempre ao lado do usuário, vai ficar muito claro isso. O problema não é a redução, o problema é ponto de equilíbrio”.

Diante da declaração, as células brasileiras AnonBRNews e AnonOps resolveram postar o seguinte, em comunicado: “Acabou a novela. Ministro diz que haverá, sim, limite na internet fixa no Brasil. Chegou a hora da internet dizer aos novos governantes quem é que manda nessa p*rra! Não se atrevam. Com amor, o povo”.

A #OpOperadoras vem fazendo barulho na internet, e de acordo com o Anonymous Brasil, sua nova etapa já começou.

Em 2016, os hacktivistas conseguiram sequestrar PCs da Anatel e, se a situação caminhar para o lado da internet limitada, “novas medidas serão tomadas”.

Anatel afirma que proibição de limite continua

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, afirmou nesta sexta-feira, 13 de janeiro, ao site G1, que a agência não tem a intenção de reabrir o debate sobre a chamada franquia de dados na internet banda larga fixa. “Não há por parte do Ministério e também da Anatel nenhuma intenção de reabrir a questão”, disse Quadros.

O presidente destacou que a cautelar que impede a imposição de limites na internet banda larga fixa, publicada em abril, continua em vigor e que não tem prazo de validade. Quadros disse ainda que o órgão não pensa em alterá-la.

Com isto, as afirmações feitas pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, de que a Anatel e o governo deveriam tomar uma decisão sobre a franquia até o segundo semestre de 2017 e que os pacotes limitados voltariam a ser liberados, não são confirmadas pela agência.

Quadros disse que Kassab afirmou a ele ter cometido um “equívoco” em sua declaração.

Kassab recua e banda larga fixa não será alterada

O ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab, acabou voltando atrás do que revelou ontem (12), em entrevista. Ele agora afirma que o governo não considera mudanças nos planos de internet fixa.

“O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, esclarece que não haverá mudanças no modelo atual de planos de banda larga fixa, reiterando seu compromisso em atender o interesse da população e do consumidor”, diz nota publicada no site do ministério.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …

Em último vídeo do mandato, Merkel pede que população se vacine

A chanceler alemã Angela Merkel, que deixará o poder na próxima quarta-feira (8), voltou a defender neste sábado (4) a vacinação contra a Covid-19, no último de uma série de mais de 600 vídeos …

Descobrem na China ferramenta de marfim de 99 mil anos, possivelmente a mais antiga do país

Pesquisadores desenterraram uma pá de marfim datada de há cerca de 99.000 anos em um sítio arqueológico do Paleolítico na província chinesa de Shandong. Acredita-se que o objeto seja uma das primeiras ferramentas de osso utilizadas …