Túmulo de Karl Marx é atacado em Londres

(h) Friends of Highgate Cemetery Trust / EPA

Placa da tumba de Karl Marx vandalizada

A lápide de mármore colocada sobre a túmulo do filósofo alemão Karl Marx (1818-1883) foi danificada em um ataque deliberado durante o fim de semana passado, informou nesta terça-feira a entidade que administra o cemitério de Highgate, no norte de Londres.

O autor do ataque tratou de apagar com um martelo o nome de Marx da placa, que foi gravada pela primeira vez em 1881, após a morte da esposa do autor de “O Capital”, Jenny von Westphalen (1814-1881).

“Acreditamos que foi um ataque deliberado contra Karl Marx. Não foi ao acaso”, explicou aos veículos de imprensa Ian Dungavell, diretor-executivo da Fundação Amigos do Cemitério de Highgate, um cemitério inaugurado em 1839.

A Polícia Metropolitana de Londres confirmou que recebeu um aviso durante a tarde de segunda-feira de notificação do ataque, pelo qual ninguém foi detido. “As investigações já foram feitas. Se houver qualquer outra informação, será investigada da forma apropriada”, indicou um porta-voz da Scotland Yard.

A placa de mármore, que em 1956 foi transferida junto com os restos do filósofo e de sua esposa ao atual lugar no cemitério, “nunca voltará a ser a mesma“, disse Dungavell.

Ela foi atacada em outras ocasiões com pintura e “mostrará essas cicatrizes de batalha no futuro”, disse o responsável do cemitério, no qual também repousam os restos de personagens conhecidos como do cientista Michael Faraday (1791-1867) e do músico George Michael (1963-2016).

Em 1970, uma bomba de fabricação caseira destruiu parte do busto instalado sobre o túmulo de Marx. “Em nível humano, me decepciona que alguém destrua um túmulo. Fazer algo tão irracional é particularmente infeliz”, sustentou o diretor da fundação. “É uma maneira particularmente velha de protestar“, acrescentou Dungavell.

O monumento que lembra Marx é propriedade da Fundação Túmulo de Marx, que decidirá se irá restaurar ou não lápide danificada.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Um acelerador de partículas cósmico, muito mais poderoso do que o LHC foi descoberto no espaço

Cientistas rastrearam uma partícula fantasma para uma estrela despedaçada e descobriram um gigantesco acelerador de partículas cósmico. A partícula subatômica, chamada de neutrino, foi lançada em direção à Terra depois que a estrela condenada chegou muito …

Mulher de 'El Chapo' Guzmán é presa nos EUA acusada por narcotráfico

Foi presa nesta segunda-feira (22/02) nos Estados Unidos Emma Coronel Aispuro, 31, mulher de Joaquín "El Chapo" Guzmán, ex-líder do cartel de drogas mexicano Sinaloa. Aispuro, que tem cidadania mexicana e americana, foi presa no aeroporto …

Gana é o primeiro país do mundo a receber vacinas do programa Covax, da OMS

Gana recebeu nesta quarta-feira o primeiro lote mundial de vacinas financiadas pelo programa Covax, que proporciona aos países de renda baixa e média as primeiras doses de fármacos antiCovid. Os imunizantes foram enviados de …

Variante da Califórnia parece ser mais contagiosa e resistente a vacinas, aponta estudo

Um novo estudo confirma que a mutação do SARS-CoV-2 na Califórnia, EUA, é mais contagiosa e mais resistente a vacinas, embora a escala de sua ameaça ainda não esteja clara. Uma variante descoberta pela primeira vez …

Cheirinho de carro novo? Estudo alerta para risco de câncer em odor favorito de muitos

Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade da California Riverside mostrou que o cheiro de carro novo, tão amado por todo mundo que acaba de comprar o seu veículo, pode ser um risco para saúde. Mas …

STJ anula quebra do sigilo de Flávio Bolsonaro no caso das "rachadinhas"

Ministros apontaram falta de fundamentação do juiz de 1ª instância. Decisões da próxima semana determinarão chance de o processo contra o senador ir adiante ou voltar ao início. A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça …

Troca de comando na Petrobras: Bolsonaro repete interferência de Dilma na estatal?

As ações da Petrobras derreteram depois que o presidente Jair Bolsonaro decidiu mudar o comando da empresa. Na noite de sexta-feira (19/02), Bolsonaro anunciou o general da reserva Joaquim Silva e Luna para substituir o …

Uruguai, último país da América do Sul a receber vacinas, começa imunização em março

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, informou nesta segunda-feira (22) que as primeiras vacinas contra a Covid-19 chegarão nesta quinta-feira ao país, o único na América do Sul que ainda não possui doses …

Cada ponto brilhante neste novo mapa cósmico é um buraco negro supermassivo

A equipe internacional sinterizou um conjunto tão impressionante quanto inédito de sinais de rádio emitidos por buracos negros supermassivos. Se tivéssemos um telescópio capaz de mostrar quaisquer objetos do universo, independentemente de quão distantes eles estão, …

Desvendado enigma de inscrição na obra "O Grito" de Edvard Munch

Uma frase escrita sobre uma das obras de arte mais conhecidas do mundo foi, durante um século, motivo de conjeturas e controvérsias entre os especialistas de arte em todo o mundo. Uma análise com escâner infravermelho, …