NASA confirma: 2016 foi o ano mais quente da história

Marcelo Camargo / Agência Brasil

-

segundo dados do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, o Brasil poderá perder cerca de 11 milhões de hectares de terras agriculturáveis por causa das alterações climáticas até 2030

A Agência Espacial Americana (NASA) confirmou nesta quarta-feira, 18 de janeiro, que o ano de 2016 foi o mais quente da história. O anúncio confirmou o que já era previsto.

No primeiro semestre do ano, todos os meses bateram seu respectivo recorde de mês mais quente da história. De acordo com o coordenador do programa Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil, André Nahur, estes dados enfatizam a urgência de tomarmos ações de redução de emissões antes que o futuro seja catastrófico.

Em janeiro do ano passado, o mundo possuía apenas cinco anos de emissões atuais para ter uma grande possibilidade de limitar o aquecimento global em 2ºC. A cada ano em que deixamos de diminuir as emissões, a chance do conseguirmos fica ainda mais baixa e os efeitos ainda mais severos.

Quantos recordes mais vamos ter que esperar para que o mundo realmente faça a migração para uma economia de baixo carbono?”, se pergunta Nahur.

O Acordo de Paris prevê mecanismos financeiros como o Green Climate Fund que têm o potencial de apoiar comunidades de todo o mundo que são atingidas pelos impactos do nosso clima em rápida mudança.

No Brasil, estes recursos poderiam ajudar a desenvolver as economias de forma sustentável e amenizar os problemas decorrentes das mudanças do clima. Porém, para começar a receber estes aportes, o governo precisa designar as instituições que fariam o gerenciamento do fundo – o que ainda não foi feito.

Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

-

Caso invista em ações de redução adicional de gases de efeito estufa, o país pode ter diminuição do desemprego

Enquanto isso, segundo dados do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, o Brasil poderá perder cerca de 11 milhões de hectares de terras agriculturáveis por causa das alterações climáticas até 2030.

De acordo com o relatório da FAO, Organização da ONU para o Combate à Fome no Mundo, no fim do século 21 haverá uma redução de 22% das chuvas no Nordeste brasileiro, impactando profundamente na produção de alimentos.

Caso invista em ações de redução adicional de gases de efeito estufa, o país pode ter diminuição do desemprego e aumento de quase 4% em sua previsão do Produto Interno Bruto.

Apesar de ter feito avanços no combate às mudanças climáticas, o Brasil – uma das primeiras potências a ratificar o Acordo de Paris -, continua dando sinais contraditórios em sua luta contra as mudanças do clima.

Exemplos disso são o incentivo a termelétricas que passou pelo Congresso, mas que após forte pressão da sociedade civil foi vetado pelo presidente Michel Temer, o aumento do desmatamento anunciado no fim do ano e o projeto de lei que visa flexibilizar o licenciamento ambiental para alguns setores, como agricultura, silvicultura e pecuária.

O PL 3.729/2004, do deputado Mauro Pereira (PMDB-RS), possui pedido de urgência e aguardam votação na Câmara.

“Além deste, há diversos projetos de lei que buscam beneficiar grupos específicos em detrimento à saúde do planeta, das pessoas e da biodiversidade que aqui existem. É preciso que haja uma conscientização ampla de que investir na redução de emissões e viver de forma sustentável é possível e pode trazer resultados positivos para todos”.

“O Green Climate Fund é mais uma alternativa para isso, mas que atualmente não é utilizada”, completa Nahur.

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …