NASA confirma: 2016 foi o ano mais quente da história

Marcelo Camargo / Agência Brasil

-

segundo dados do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, o Brasil poderá perder cerca de 11 milhões de hectares de terras agriculturáveis por causa das alterações climáticas até 2030

A Agência Espacial Americana (NASA) confirmou nesta quarta-feira, 18 de janeiro, que o ano de 2016 foi o mais quente da história. O anúncio confirmou o que já era previsto.

No primeiro semestre do ano, todos os meses bateram seu respectivo recorde de mês mais quente da história. De acordo com o coordenador do programa Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil, André Nahur, estes dados enfatizam a urgência de tomarmos ações de redução de emissões antes que o futuro seja catastrófico.

Em janeiro do ano passado, o mundo possuía apenas cinco anos de emissões atuais para ter uma grande possibilidade de limitar o aquecimento global em 2ºC. A cada ano em que deixamos de diminuir as emissões, a chance do conseguirmos fica ainda mais baixa e os efeitos ainda mais severos.

Quantos recordes mais vamos ter que esperar para que o mundo realmente faça a migração para uma economia de baixo carbono?”, se pergunta Nahur.

O Acordo de Paris prevê mecanismos financeiros como o Green Climate Fund que têm o potencial de apoiar comunidades de todo o mundo que são atingidas pelos impactos do nosso clima em rápida mudança.

No Brasil, estes recursos poderiam ajudar a desenvolver as economias de forma sustentável e amenizar os problemas decorrentes das mudanças do clima. Porém, para começar a receber estes aportes, o governo precisa designar as instituições que fariam o gerenciamento do fundo – o que ainda não foi feito.

Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

-

Caso invista em ações de redução adicional de gases de efeito estufa, o país pode ter diminuição do desemprego

Enquanto isso, segundo dados do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, o Brasil poderá perder cerca de 11 milhões de hectares de terras agriculturáveis por causa das alterações climáticas até 2030.

De acordo com o relatório da FAO, Organização da ONU para o Combate à Fome no Mundo, no fim do século 21 haverá uma redução de 22% das chuvas no Nordeste brasileiro, impactando profundamente na produção de alimentos.

Caso invista em ações de redução adicional de gases de efeito estufa, o país pode ter diminuição do desemprego e aumento de quase 4% em sua previsão do Produto Interno Bruto.

Apesar de ter feito avanços no combate às mudanças climáticas, o Brasil – uma das primeiras potências a ratificar o Acordo de Paris -, continua dando sinais contraditórios em sua luta contra as mudanças do clima.

Exemplos disso são o incentivo a termelétricas que passou pelo Congresso, mas que após forte pressão da sociedade civil foi vetado pelo presidente Michel Temer, o aumento do desmatamento anunciado no fim do ano e o projeto de lei que visa flexibilizar o licenciamento ambiental para alguns setores, como agricultura, silvicultura e pecuária.

O PL 3.729/2004, do deputado Mauro Pereira (PMDB-RS), possui pedido de urgência e aguardam votação na Câmara.

“Além deste, há diversos projetos de lei que buscam beneficiar grupos específicos em detrimento à saúde do planeta, das pessoas e da biodiversidade que aqui existem. É preciso que haja uma conscientização ampla de que investir na redução de emissões e viver de forma sustentável é possível e pode trazer resultados positivos para todos”.

“O Green Climate Fund é mais uma alternativa para isso, mas que atualmente não é utilizada”, completa Nahur.

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …