Polícia identifica terrorista de Londres como Khalid Masood, de 52 anos

O terrorista que ontem matou três pessoas e deixou 40 feridos em Londres, antes de ser abatido pela polícia, foi identificado como Khalid Masood, de 52 anos, informou nesta quinta-feira a Scotland Yard.

A Polícia Metropolitana de Londres afirmou que Masood, britânico nascido no condado de Kent, no sudeste da Inglaterra, já tinha sido condenado por agressões violentas e posse de armas, mas não por questões relacionadas com o terrorismo.

Masood não estava atualmente sob investigação policial e não existia informação de inteligência que apontasse que estava preparando um ataque terrorista.

Sua primeira condenação remonta a 1983, por “danos criminosos”, e o último antecedente que aparece nas fichas da polícia é de 2003, por posse de uma arma branca.

As forças de segurança acreditam que Masood era o motorista que se lançou ontem a bordo de um veículo 4×4 contra a multidão que caminhava pela ponte de Westminster e apunhalou depois um policial que protegia o parlamento britânico.

Masood vivia atualmente em West Midlands, o condado do centro da Inglaterra onde se encontra a cidade de Birmingham, segundo a Scotland Yard.

Durante a noite passada, a polícia revistou diversos domicílios em Londres, Birmingham e outros pontos do país, em uma investigação que envolve centenas de agentes e na qual foram detidas oito pessoas até o momento.

A empresa de aluguel de veículos Enterprise confirmou hoje que o veículo usado no atentado de ontem contra o parlamento de Westminster foi alugado em Solihull, ao sudeste de Birmingham.

As três vítimas mortais do ataque de ontem são o policial britânico Keith Palmer, a mulher de origem espanhola Aysha Frade e o turista americano Kurt Cochran.

Dos 29 feridos no atentado, 12 foram hospitalizadas e sete estão em estado crítico. Os feridos são 12 britânicos, três crianças francesas, dois romenos, quatro sul-coreanos, dois gregos, um alemão, um polonês, um irlandês, um chinês, um italiano e um americano.

Estado Islâmico assume autoria do atentado

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria do atentado de ontem em Londres, por meio de um comunicado divulgado pela agência de notícias “Amaq”, ligada aos jihadistas.

O comunicado, divulgado através das redes sociais e cuja veracidade não pode ser comprovada, identificou o autor do ataque como um “soldado” do EI.

A agência, que cita “uma fonte de segurança”, afirmou que o agressor realizou a operação “em resposta” à chamada do grupo jihadista para cometer ataques contra os cidadãos dos países que fazem parte da “aliança” contra o terrorismo.

A nota da “Amaq”, que costuma divulgar comunicados do EI reivindicando a autoria de atentados, não forneceu mais detalhes sobre o agressor de Londres, entretanto identificado como o britânico Khalid Masood.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …