NASA e ESA se unem em busca de vida alienígena nas luas de Júpiter

NASA / JPL-Caltech / SETI Institute / Flickr

Lua Europa, na órbita de Júpiter, possui um oceano subterrâneo maior que os oceanos da Terra

Lua Europa, na órbita de Júpiter, possui um oceano subterrâneo maior que os oceanos da Terra

A humanidade está prestes a dar um importante passo em direção à descoberta de vidas alienígenas. Não, ainda não encontramos nenhum vestígio que comprove que não estamos sozinhos no universo, mas a NASA e a ESA, a agência espacial europeia, anunciaram que vão realizar uma missão nos próximos anos exatamente para procurar indícios de que outras espécies podem estar se desenvolvendo em outros planetas ou corpos celestes.

E, para isso, as luas de Júpiter serão o primeiro ponto de parada para esse novo projeto de análise.

Ainda vai levar um tempo para que tudo isso aconteça. A previsão é que a missão aconteça somente em 2025, mas os preparativos já começaram a ser realizados. A ideia é unir os recursos das duas agências para aumentar as chances de encontrar algo que seja realmente relevante dentro dessa proposta.

É claro que ninguém espera encontrar uma civilização inteira vagando pelo espaço, mas o mais simples microrganismo já é capaz de provar que existem organismos capazes de sobreviver em condições diferentes destas que temos por aqui.

E a escolha da lua Europa, localizada na órbita de Júpiter, é a maior prova disso. Ela é uma das principais candidatas a ter vida alienígena, já que o satélite natural possui um oceano subterrâneo maior do que os oceanos da Terra e, como a ciência bem nos ensinou, os primeiros organismos vivos surgiram exatamente na água.

Assim, apesar das condições geladas do astro, existem grandes chances de ter algum tipo de vida habitando por ali — principalmente após indícios de que essa mesma água subterrânea consegue, em algumas condições, verter para a superfície.

Para tirar a prova, NASA e ESA vão lançar a chamada Joint Europa Mission (JEM), uma missão conjunta que vai levar sondas para a superfície da lua exatamente para procurar por assinaturas biológicas que possam comprovar a existência de vida lá fora.

Para o pesquisador em astrofísica e planetologia da Research Institute, Michel Banc, exatamente por saber que se trata de algo importante para toda a vida, essa operação deve ser realizada a partir de uma cooperação internacional e não encabeçada apenas por um único país.

A previsão é que a JEM decole em meados de 2020 e leve cinco anos para chegar à lua Europa. Em um primeiro momento, ela vai ficar apenas orbitando o satélite por cerca de um mês, observando sua superfície e fazendo todas as medições necessárias e estudando a composição de seu oceano.

Em seguida, será lançado uma nova estrutura que vai fazer a leitura de materiais em busca de indícios de vida extraterrestre. Por fim, a sonda vai acabar fazendo a transmissão dos dados relacionados à atmosfera do local.

Mais do que isso, o trabalho em equipe entre americanos e pesquisadores europeus vai ajudar a solucionar alguns problemas que ainda persistem dentro dos estudos relacionados a Júpiter. Isso inclui, por exemplo, a intensa radiação emitida pelo planeta e o que é preciso fazer para que isso não contamine os organismos terrestres que chegarem a Europa.

É claro que, antes de tudo isso acontecer, existem algumas questões um pouco mais terrenas para serem resolvidas, como os recursos que vão ser disponibilizados para isso.

De acordo com o diretor de exploração especial da NASA, Jakob van Zyl, a parceria com a ESA está sendo recebida com muito entusiasmo por todos da equipe, mas é preciso ter em mente os recursos que serão liberados para essas pesquisas — e essa requisição já foi levada ao presidente dos EUA, Donald Trump.

Além disso, as duas agências não negam a possibilidade de levar essa mesma missão para as outras luas de Júpiter, deixando bem claro que Europa foi apenas o primeiro passo. Elas também cogitam explorar os satélites de Saturno no futuro.

E pode ser que tenhamos grandes descobertas a partir dessa união.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …