Vídeo de floresta “respirando” causa alvoroço nas redes sociais (mas já há uma explicação)

Um vídeo, filmado no início deste mês em uma floresta de Sacre-Coeur, no Quebec (Canadá), mostra aquilo que parece ser a Terra em um exercício de respiração profunda. Estaria descontente ou respirando de alívio?

Não é um terremoto nem o ressonar de uma divindade da floresta. Aliás, a explicação real para o fenômeno é muito menos interessante do que poderíamos imaginar, e muito menos aterrorizante também. Vento: esse é o verdadeiro culpado.

No início deste mês, foi filmado um vídeo intrigante em uma floresta de Sacre-Coeur que mostra aquilo que parece ser a Terra fazendo um exercício de respiração profunda. Mil e uma teorias em torno do fenômeno, muitas que poderiam nos levar a pensar que sim, a Terra pode estar mesmo muito chateada conosco. Mas, afinal, é só vento.

“Durante um evento de chuva e tempestade com vento, o solo fica saturado, ‘afrouxando’ a coesão do solo com as raízes enquanto o vento sopra na copa de uma árvore”, explicou Mark Vanderwouw, arborista que trabalha na Shady Lane Expert Tree Care em Ontário, no Canadá.

“O vento tenta empurrar as árvores, e à medida que a força é transferida para as raízes, o solo começa a ‘levantar’.” Na verdade, o que acontece é um choque entre os elementos: vento versus raiz; ar versus terra.

De acordo com o especialista, se o vento soprasse um pouco mais forte, as raízes das árvores provavelmente começariam a quebrar, e a floresta, consequentemente, a cair. Um cenário que não deveria ser assim tão bonito de se assistir.

Se estava à espera de uma razão mais emocionante que o vento, não desespere. Lembre-se que a floresta respira mesmo. As árvores substituem o dióxido de carbono (CO2) por oxigênio através da fotossíntese. No solo, pequenos micróbios devoram o CO2, armazenado nas raízes e nas folhas mortas, e liberam-no de volta no ar.

Por isso, sim, as florestas devem respirar, mas não de uma forma notória. A chamada respiração do solo, por exemplo, tem acontecido com muita mais frequência nos últimos 25 anos, tudo por causa das alterações climáticas. No fundo, as mudanças que estão ocorrendo no nosso planeta estão causando a hiperventilação da natureza.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …

Filho interrompe ao vivo de repórter para pedir biscoitos

Em mais uma das patacoadas do home-office, a jornalista Deborah Haynes da Sky News acabou sendo interrompida por seu filho, que fez um pedido bastante singelo para a mãe: ele queria alguns biscoitos. O vídeo foi …

Encontrados metais em crateras da Lua que podem dar pistas sobre sua formação

A hipótese mais aceita sobre a formação da Lua diz que ela surgiu após a colisão entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte, chamado Theia. O suposto evento é chamado de “hipótese …

Coronavírus empurra Cuba de volta à crise

Apesar de a covid-19 estar sob controle no país, os problemas econômicos têm se agravado, e a já difícil situação de abastecimento se torna mais crítica. Segundo semestre deve ser ainda pior na ilha caribenha. Cuba …

Boicote ao Facebook: como a debandada de grandes anunciantes pode afetar sobrevivência da rede social

Boicotes podem ser extremamente eficazes: é o que o Facebook está descobrindo. No final do século 18, o movimento abolicionista encorajou o povo britânico a ficar longe de bens produzidos pelos escravos. Funcionou. Cerca de 300 …

Cientista conta quais formas de vida os humanos podem encontrar em Marte

A humanidade tem cada vez mais chances de conhecer outras formas de vida, conforme desenvolve suas capacidades de exploração espacial. Em Marte, poderemos encontrar organismos introduzidos por veículos espaciais e modificados sob influência das condições no …

O coronavírus do ocidente é uma versão mais perigosa do que a original

Esforços são realizados para identificar se o vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, passou por mutações em relação ao primeiro identificado em Wuhan, na China, em dezembro do ano passado. Em abril, um estudo não revisado pelos …

Missão indiana levará sonda para investigar efeitos do vento solar em Vênus

Em 2005, o Instituto Sueco de Física Espacial (IRF) enviou à órbita de Vênus a sonda ASPERA-4, através da missão Venus Express, da agência espacial europeia ESA. A sonda estudou o planeta até 2014, medindo …

O mistério das centenas de elefantes encontrados mortos em Botsuana

A morte “totalmente sem precedentes” de centenas de elefantes em Botsuana nos últimos meses está cercada de mistério. O biólogo e ativista Niall McCann afirmou que colegas no país do sul da África identificaram mais de …

Coronavírus na Coreia do Norte: Kim Jong-un declara 'sucesso brilhante' no combate à pandemia e zero casos

O líder norte-coreano Kim Jong-un elogiou o "sucesso brilhante" de seu país ao enfrentar a pandemia de covid-19, segundo a agência de notícias estatal KCNA. Falando em uma reunião do Politburo, Kim disse que o …