NASA revela dados surpreendentes sobre o interior de Júpiter

Quatro novos estudos, baseados em dados fornecidos pela sonda espacial Juno, revelam detalhes surpreendentes sobre a dinâmica e estrutura do interior de Júpiter.

Até o momento, pouco se sabia sobre o que se encontra no interior daquele que é o maior planeta do Sistema Solar. Dados fornecidos pela sonda espacial Juno, que se encontra na órbita de Júpiter desde 2016, revelam dados surpreendentes sobre a dinâmica e estrutura do interior do gigante.

Pouco se sabia, pelo menos até agora, o que escondiam as densas nuvens vermelhas, marrons, brancas e amarelas de Júpiter.

“A Juno foi concebida para olhar além dessas nuvens”, disse Yohai Kaspi, professor de ciências planetárias no Instituto de Ciência Weizmann, em Israel, que liderou uma parte da pesquisa apoiada nas novas medições sobre a gravidade em Júpiter, obtidas pela sonda da NASA.

Segundo Luciano Less, engenheiro aeroespacial da Universidade Sapienza de Roma (Itália), que também coordenou uma parte do trabalho, os pesquisadores só tinham conseguido “obter informação a partir da órbita de Júpiter”, um planeta gasoso sem qualquer superfície sólida.

De acordo com o Público, a equipe de Less se dedicou a estudar as informações de Juno sobre o campo gravitacional de Júpiter que varia de um polo para outro do planeta. Os dados foram analisados e publicados em quatro estudos na Nature.

A equipe, liderada por Alberto Adriani, do Instituto de Astrofísica e Planetologia Espacial em Roma e principal autor de um artigo, chegou à conclusão que os conhecidos ciclones nos polos de Júpiter formam padrões poligonais persistentes.

No polo Norte, oito ciclones circumpolares rodam em torno de um único ciclone, enquanto o ciclone polar Sul é rodeado por cinco desses ciclones. No entanto, apesar de agora sabermos que estão lá, as origens destes ciclones e a forma como persistem sem se fundirem permanecem desconhecidas.

Além disso, os dados mostram que à medida que passamos pela superfície em direção ao interior, o gás de Júpiter (que é composto 99% por hidrogênio e hélio) torna-se ionizado e se transforma em um líquido metálico quente e denso.

O interior mais profundo é composto por uma mistura de hidrogênio fluido com hélio, que gira como se fosse um corpo sólido. “O centro pode conter um núcleo feito de rochas de alta pressão e alta temperatura e talvez água, mas acredita-se que seja fluido, não sólido”, afirma Tristan Guillot, cientista da Universidade de Côte d’Azur, em Nice, na França.

Foi também verificada uma ligeira assimetria entre o campo gravitacional dos hemisférios Norte e Sul, graças às correntes de jatos do planeta, que estão associadas às listras que caracterizam a superfície. Segundo Kaspi, quanto mais profundos os fluxos, mais massa têm.

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar. Mede cerca de 143 mil quilômetros de diâmetro no equador, sendo grande o suficiente para que caibam 1.300 Terras dentro dele.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …