SpaceX

Starman ao volante de um Tesla Red Roadster a caminho de Marte

O foguete gigante Falcon Heavy, com o qual a SpaceX espera realizar missões para Marte no futuro, vai decolar nesta terça-feira (6) no Cabo Canaveral, na Flórida, nos EUA, para uma viagem de teste com um carro esportivo a bordo.

Estamos prestes a viver um momento histórico, no que é mais um emocionante episódio da aventura da humanidade no espaço. Elon Musk, presidente da SpaceX e da Tesla, confirmou nesta terça no Twitter que “todos os sistemas têm luz verde para o lançamento” do Falcon Heavy, o foguete mais poderoso do mundo.

A viagem serve para testar se o Falcon Heavy, com 70 metros de altura e capaz de transportar mais de 66 toneladas, pode ser usado para transportar carga ao espaço. E a carga que será testada é nada menos que um Tesla, com um passageiro especial.

De acordo com o Mashable, o veículo é propulsionado por 27 motores – nove em cada foguete – que têm de funcionar em perfeita sintonia. Foi o que aconteceu no último teste antes do lançamento desta terça, que ocorreu no dia 24 de janeiro. O teste foi bem-sucedido e consistiu na ignição dos 27 motores do foguete simultaneamente.

Este é o foguete mais potente do mundo e viajará para o espaço a uma velocidade média de 11 quilômetros por segundo.

Segundo o site oficial do projeto, “o impulso de elevação do Falcon Heavy equivale aproximadamente a 18 aviões 747 na potência máxima. O veículo pode levantar o equivalente a um avião 737 totalmente carregado – completo com passageiros, bagagem e combustível – para a órbita”.

Uma das características mais inovadoras do novo foguete da SpaceX é que os propulsores laterais são recuperáveis de uma forma incomum: após o lançamento, eles voltam à Terra e pousam sozinhos.

Segundo o plano original de Elon Musk, o Falcon Heavy deveria ter realizado seu voo inaugural em 2013, mas o design do foguete se revelou mais complexo do que se previa e, em 2016, por exemplo, a SpaceX perdeu um outro foguete – o Falcon 9 – que explodiu durante testes.

Todos os imprevistos fizeram com que a data para o teste de lançamento deste veículo – que junta três Falcon 9 – se arrastasse até esta terça-feira.

Starman in Red Roadster

A post shared by Elon Musk (@elonmusk) on

Um carro elétrico da Tesla, vermelho, será a carga que o Falcon Heavy deixará em uma órbita próxima de Marte se a missão decorrer como planejado. “Adoro imaginar um carro à deriva pelo espaço e talvez sendo descoberto por extraterrestres daqui a milhões de anos”, justificou o empresário.

Mas Musk não parou por aí. Como um carro não se conduz sozinho, o Tesla irá também levar um passageiro a bordo. Sentado ao volante do carro vermelho, irá o Starman, um manequim vestido de astronauta com um dos novos trajes espaciais da SpaceX.

Este é um dos lançamentos mais esperados desde as missões Apollo (1961-1972), que levaram o homem à Lua, tanto que os bilhetes foram colocados à venda e são esperadas milhares de pessoas no Cabo Canaveral, nos Estados Unidos.

Mas o que acontece se algo correr mal? A probabilidade de o lançamento não ser bem sucedido aumenta pelo fato de o Falcon Heavy ser um foguete novo e poderoso, com um elevado número de motores e quantidades maciças de combustível que será testado pela primeira vez.

Embora seja possível um vasto número de percalços, existe uma única certeza: se o foguete explodir, seria melhor que não explodisse perto do Kennedy Space Center, plataforma de lançamento da NASA. Segundo o Mashable, que cita Elon Musk, “se ele explodir, e se explodir longe, já considero isso uma vitória, para ser honesto”.

O objetivo da empresa SpaceX é usar o foguete gigante para transportar satélites mais pesados para o espaço e até, no futuro, seres humanos, graças à potência e capacidade apenas superados pela aeronave Saturn V, que atuou nas missões Apollo nas décadas de 60 e 70.

O futuro espacial não depende do sucesso desta missão. No entanto, caso o teste de lançamento corra bem, podem se abrir portas para novas missões espaciais com o intuito de levar satélites e até mesmo operações para além da órbita terrestre com carga e tripulantes humanos.

O teste de lançamento do potente veículo reutilizável que junta três Falcon 9 – o Falcon Heavy – foi agendado para esta terça-feira, entre as 16h30 e as 19h em Brasília

Enquanto o lançamento não acontece, podemos sempre nos deleitar com o soberbo vídeo da simulação da missão – adequadamente acompanhado pelo maravilhoso “Life on Mars”, de David Bowie – que fica aqui para você conferir:

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo descobre 1,8 bilhão de árvores no deserto do Saara e no Sahel

Um estudo publicado na revista Nature descobriu que na região do Saara Ocidental e no Sahel, há mais de um bilhão de árvores. No meio da aridez do local, a surpreendente descoberta colocou um novo …

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …

Combate à corrupção reduz mortalidade infantil, aponta estudo

Auditorias anticorrupção realizadas em municípios brasileiros entre 2003 e 2015 reduziram a mortalidade infantil. Esta é a principal conclusão de um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que relacionou o …

2.300 maneiras de prevenir o Covid-19 foram mapeadas por universidade brasileira

Está disponível online a Plataforma das Universidades contra COVID-19 organizada pelo Projeto Ciência Popular e desenvolvida em parceria com a Empresa Júnior de Sistemas de Informação da EACH/USP (Síntese Jr.). Em setembro havia sido publicado o …

Debate nos EUA: Trump não disse nada de novo para reverter vantagem de Biden, diz historiador

O segundo e último debate entre o presidente americano, Donald Trump, e seu rival democrata Joe Biden, nesta quinta-feira (22), em Nashville, foi mais civilizado do que a primeira confrontação entre os dois candidatos …

Mais humanos estão evoluindo para ter três artérias nos braços; entenda porquê

Não se engane ao achar que o corpo humano não está em constante evolução. Pesquisadores australianos descobriram recentemente que o nosso organismo parece estar, aos poucos, desenvolvendo uma nova artéria no braço: a artéria mediana. Esse …

Tesla supera expectativas e apresenta quinto trimestre consecutivo de lucros

A Tesla divulgou nesta quarta-feira (21) seus resultados financeiros relativos ao terceiro trimestre de 2020. E as notícias foram boas: além de apresentar lucros pelo quinto trimestre consecutivo, a montadora elétrica apresentou os três meses …

Bitcoin alcança valor máximo anual após anúncio do PayPal

Nesta quarta-feira (21), o PayPal anunciou que vai lançar um sistema que permite efetuar compras e vendas em moedas digitais. Nesta quarta-feira (21), o bitcoin alcançou seu valor máximo neste ano, acima de US$ 13.200 (R$ …

Papa Francisco defende união civil homossexual

Pela primeira vez desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, pontífice se manifesta a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo. "Gays têm direito a ter família, são filhos de Deus", diz …

Obama faz campanha para Biden e tenta ganhar votos republicanos com evento drive-in na Pensilvânia

Em seu primeiro evento presencial do ano, o ex-presidente Barack Obama vai participar de uma campanha drive-in na noite desta quarta-feira (21) na Pensilvânia. A expectativa é que Obama conquiste eleitores negros no sul …