SpaceX

Starman ao volante de um Tesla Red Roadster a caminho de Marte

O foguete gigante Falcon Heavy, com o qual a SpaceX espera realizar missões para Marte no futuro, vai decolar nesta terça-feira (6) no Cabo Canaveral, na Flórida, nos EUA, para uma viagem de teste com um carro esportivo a bordo.

Estamos prestes a viver um momento histórico, no que é mais um emocionante episódio da aventura da humanidade no espaço. Elon Musk, presidente da SpaceX e da Tesla, confirmou nesta terça no Twitter que “todos os sistemas têm luz verde para o lançamento” do Falcon Heavy, o foguete mais poderoso do mundo.

A viagem serve para testar se o Falcon Heavy, com 70 metros de altura e capaz de transportar mais de 66 toneladas, pode ser usado para transportar carga ao espaço. E a carga que será testada é nada menos que um Tesla, com um passageiro especial.

De acordo com o Mashable, o veículo é propulsionado por 27 motores – nove em cada foguete – que têm de funcionar em perfeita sintonia. Foi o que aconteceu no último teste antes do lançamento desta terça, que ocorreu no dia 24 de janeiro. O teste foi bem-sucedido e consistiu na ignição dos 27 motores do foguete simultaneamente.

Este é o foguete mais potente do mundo e viajará para o espaço a uma velocidade média de 11 quilômetros por segundo.

Segundo o site oficial do projeto, “o impulso de elevação do Falcon Heavy equivale aproximadamente a 18 aviões 747 na potência máxima. O veículo pode levantar o equivalente a um avião 737 totalmente carregado – completo com passageiros, bagagem e combustível – para a órbita”.

Uma das características mais inovadoras do novo foguete da SpaceX é que os propulsores laterais são recuperáveis de uma forma incomum: após o lançamento, eles voltam à Terra e pousam sozinhos.

Segundo o plano original de Elon Musk, o Falcon Heavy deveria ter realizado seu voo inaugural em 2013, mas o design do foguete se revelou mais complexo do que se previa e, em 2016, por exemplo, a SpaceX perdeu um outro foguete – o Falcon 9 – que explodiu durante testes.

Todos os imprevistos fizeram com que a data para o teste de lançamento deste veículo – que junta três Falcon 9 – se arrastasse até esta terça-feira.

Starman in Red Roadster

A post shared by Elon Musk (@elonmusk) on

Um carro elétrico da Tesla, vermelho, será a carga que o Falcon Heavy deixará em uma órbita próxima de Marte se a missão decorrer como planejado. “Adoro imaginar um carro à deriva pelo espaço e talvez sendo descoberto por extraterrestres daqui a milhões de anos”, justificou o empresário.

Mas Musk não parou por aí. Como um carro não se conduz sozinho, o Tesla irá também levar um passageiro a bordo. Sentado ao volante do carro vermelho, irá o Starman, um manequim vestido de astronauta com um dos novos trajes espaciais da SpaceX.

Este é um dos lançamentos mais esperados desde as missões Apollo (1961-1972), que levaram o homem à Lua, tanto que os bilhetes foram colocados à venda e são esperadas milhares de pessoas no Cabo Canaveral, nos Estados Unidos.

Mas o que acontece se algo correr mal? A probabilidade de o lançamento não ser bem sucedido aumenta pelo fato de o Falcon Heavy ser um foguete novo e poderoso, com um elevado número de motores e quantidades maciças de combustível que será testado pela primeira vez.

Embora seja possível um vasto número de percalços, existe uma única certeza: se o foguete explodir, seria melhor que não explodisse perto do Kennedy Space Center, plataforma de lançamento da NASA. Segundo o Mashable, que cita Elon Musk, “se ele explodir, e se explodir longe, já considero isso uma vitória, para ser honesto”.

O objetivo da empresa SpaceX é usar o foguete gigante para transportar satélites mais pesados para o espaço e até, no futuro, seres humanos, graças à potência e capacidade apenas superados pela aeronave Saturn V, que atuou nas missões Apollo nas décadas de 60 e 70.

O futuro espacial não depende do sucesso desta missão. No entanto, caso o teste de lançamento corra bem, podem se abrir portas para novas missões espaciais com o intuito de levar satélites e até mesmo operações para além da órbita terrestre com carga e tripulantes humanos.

O teste de lançamento do potente veículo reutilizável que junta três Falcon 9 – o Falcon Heavy – foi agendado para esta terça-feira, entre as 16h30 e as 19h em Brasília

Enquanto o lançamento não acontece, podemos sempre nos deleitar com o soberbo vídeo da simulação da missão – adequadamente acompanhado pelo maravilhoso “Life on Mars”, de David Bowie – que fica aqui para você conferir:

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …

Em último vídeo do mandato, Merkel pede que população se vacine

A chanceler alemã Angela Merkel, que deixará o poder na próxima quarta-feira (8), voltou a defender neste sábado (4) a vacinação contra a Covid-19, no último de uma série de mais de 600 vídeos …

Descobrem na China ferramenta de marfim de 99 mil anos, possivelmente a mais antiga do país

Pesquisadores desenterraram uma pá de marfim datada de há cerca de 99.000 anos em um sítio arqueológico do Paleolítico na província chinesa de Shandong. Acredita-se que o objeto seja uma das primeiras ferramentas de osso utilizadas …