NASA tem planos de explorar maior lua de Saturno por evidências de vida

NASA / JPL-Caltech

Imagens de Titã feitas pela sonda Cassini

A NASA anunciou uma missão para buscar evidência química de vida passada ou existente em Titã, maior lua de Saturno.

A exploração será realizada com o drone Dragonfly, que voará em diversas partes da superfície de Titã para analisar a progressão da química prebiótica. O drone Dragonfly será lançado em 2026 e chegará em 2034. Essa será a primeira vez que a NASA voará com um veículo de múltiplos rotores em outro planeta.

O destino foi escolhido levando em consideração a densa atmosfera e a baixa gravidade da região, o único objeto, além da Terra, que há uma clara evidência de corpos líquidos estáveis na superfície. Com isso, especialistas acreditam que Titã possa oferecer pistas sobre como surgiu a vida em nosso planeta.

A missão incluirá a exploração das dunas orgânicas similares às existentes na África do Sul, além de tentar chegar ao solo de uma cratera onde há evidência de água líquida pesada, substâncias orgânicas e moléculas complexas que são compostas por carbono, combinadas com hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e energia.

“Visitar o misterioso mundo oceânico poderia revolucionar o que sabemos sobre a vida no Universo. Esta missão de ponta teria sido impensável, inclusive há alguns anos, porém agora, estamos prontos para o incrível voo do Dragonfly”, afirmou Jim Bridenstine, administrador da agência.

Com 5.150 quilômetros de diâmetro, Titã é maior do que mercúrio, sendo o segundo maior satélite natural de todo o Sistema Solar, perdendo apenas para Ganimedes de Júpiter.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Oceano de magma revela que a Lua surgiu milhões de anos antes do imaginado, diz estudo

O magma fundido que cobria a Lua ao se formar levou "quase 200 milhões de anos" para se solidificar em rocha de manto, 85 milhões de anos depois da data de consenso, mostra estudo alemão. Uma …

Vacina da Moderna mostra resultado e vai para fase final de testes

Candidata a vacina gera anticorpos e é bem tolerada por participantes, afirma empresa americana. A partir de 27 de julho, 30 mil pessoas vão participar da fase final e decisiva dos ensaios clínicos nos Estados …

Maior educação feminina e controle da natalidade farão população mundial crescer menos

A população mundial deve começar a encolher na segunda metade do século 21, atingindo 8,8 bilhões em 2100, cerca de 2 bilhões a menos do que previa a ONU. O estudo foi publicado nesta …

Museu da Língua Portuguesa lança projeto que usa a palavra para lidar com as dores da pandemia

A palavra não é somente nossa maior ferramenta de comunicação e um dos principais instrumentos para a criação humana – ela pode ser também um remédio. Usar a palavra para curar nossos males e dores é …

Estudo indica que imunidade ao coronavírus é temporária

Pesquisadores britânicos monitoraram os níveis de anticorpos contra a covid-19 em 90 pacientes recuperados. Resultados sugerem que o contato com o vírus só fornece imunidade por alguns meses, como no caso da gripe. Pacientes que se …

Essa é a explosão mais forte na história do universo e acabou de ser detectada

A maior explosão no Universo desde o Big Bang foi descoberta, localizada no aglomerado de galáxias Ophiuchus a milhões de anos-luz de distância de nós. O evento liberou cinco vezes mais energia do que a …

Encontradas espécies que vivem em 'deserto marinho' no oceano Pacífico

Cientistas usaram a oportunidade de visitar o sul do oceano Pacífico para retirar amostras de uma área oceânica particularmente pobre em vida, lançando luz sobre uma região marinha inóspita. Pesquisadores alemães do Instituto Max Planck de …

Polícia alemã tenta capturar "Rambo da Floresta Negra"

As autoridades de segurança do estado alemão de Baden-Württemberg estão conduzindo nesta segunda-feira (13/07) uma megaoperação para capturar um fugitivo armado com pistolas e um arco e flecha que se esconde na Floresta Negra, no …

Rio começa a implementar sistema de iluminação inteligente

O conceito de smart cities está por aí há anos e nas últimas temporadas tem se tornado cada vez mais uma realidade no Brasil, graças aos avanços tecnológicos. O Rio de Janeiro é mais uma …

Coágulos sanguíneos em “quase todos os órgãos” de pacientes que morrem de Covid-19

Pesquisas de autópsias em pacientes com Covid-19 mostraram coágulos sanguíneos presentes não exclusivamente nos pulmões, mas sim em “quase todos os órgãos”, afirmou uma patologista da Universidade de Nova York à CNN na última semana. A …