Nave espacial secreta dos EUA retornou à Terra depois de mais de 700 dias no espaço

(dr) Boeing

Vaivém Boeing X-37B da USAF

Vaivém X37B OTV4 da USAF

Depois de mais de 2 anos no espaço, a nave espacial americana X-37B, Veículo de Teste Orbital, aterrissou com sucesso no Centro Espacial John F. Kennedy.

“O AirForce X37B OTV4 está de volta depois de mais de 700 dias no Espaço”, comunicou a Força Aérea dos EUA no Twitter. “O AirForce X37B OTV4 voltou da órbita e pousou com segurança no NASA Kennedy”, acrescentaram os militares norte-americanos.

De acordo com a Força Aérea dos EUA, o Veículo de Teste Orbital X-37B é “a nave espacial mais recente e mais avançada de reentrada na atmosfera terrestre”.

Este foi o quarto voo deste veículo. A Boeing deu início ao projeto secreto X-37B, sob a égide da NASA, em 1999. Originalmente, a nave reutilizável foi projetada para reparar satélites em órbita. No entanto, em 2004, o programa foi classificado como secreto e foi delegado à Força Aérea dos EUA.

Desde 2010 a espaçonave tem realizando vôos orbitais de teste. Segundo especialistas, o X-37 pode ser usado tanto para testar novas tecnologias quanto para transporte de satélites de reconhecimento. Potencialmente, a nave pode ser equipada com armas, mas o Pentágono garante que isso não faz parte de seus planos.

O programa X-37B utiliza a tecnologia mais avançada na área de veículos espaciais reutilizáveis.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

YouTube exibe mais de 100 filmes de ‘Cannes’ e outros festivais de cinema durante quarentena

Assim como outros eventos do cinema em 2020, o ‘Festival de Cannes’ foi cancelado em função da pandemia do novo coronavírus. Já os festivais de Veneza e Toronto, previstos para setembro, ainda são incertos. Mas, …

Moradores do Catar compram novos celulares para escapar de aplicativo espião anti-Covid

Os aplicativos para smartphones destinados a rastrear pessoas infectadas com o novo coronavírus se tornaram instrumentos de controle das atividades de milhares de cidadãos, principalmente em países não democráticos. É o caso do emirado do Catar, …

Apenas 22% das empresas têm recursos para manter atividades por mais um mês, diz CNI

Levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) diz que apenas 22% das empresas têm recursos para manter atividades por mais um mês diante da crise do coronavírus. O relatório aponta que 45% das empresas podem …

Satélites podem ter problemas com o enfraquecimento do campo magnético da Terra

O campo magnético da Terra protege nosso planeta da radiação solar perigosa, mas ele não é estático. Nos últimos 200 anos ele ficou 9% mais fraco, e esse enfraquecimento pode causar problemas de funcionamento em …

Netflix não está enviando seus filmes para os festivais como costumava fazer

A pandemia de COVID-19 causou complicações em todas as áreas e festivais de todos os tipos tem sofrido intensamente com a impossibilidade de reunir pessoas. O Oscar 2021, um dos maiores festivais de cinema e, certamente, …

Metade da matéria do universo havia sumido, mas foi encontrada

Uma equipe internacional de pesquisadores parece ter finalmente resolvido o “problema dos bárions desaparecidos”. Bárion é uma classificação genérica para um tipo partículas que engloba prótons e nêutrons. Estas partículas, por sua vez, são os blocos …

Máscara elétrica autolimpante que carrega celular deverá custar apenas 1 dólar

Devido à pandemia do coronavírus, diversos especialistas alertam para a, cada vez mais real, possibilidade de usarmos máscaras para sair de casa até, no mínimo, o final do ano. Por isto, diversas empresas estão estendendo …

Bolsonaro bate recorde de rejeição, mostra Datafolha

Na primeira pesquisa feita após divulgação de vídeo da reunião ministerial, 43% dos entrevistados consideram governo ruim ou péssimo. Entre os quatro últimos presidentes eleitos, Bolsonaro é o pior avaliado. O índice de rejeição ao presidente …

Renault detalha plano econômico e anuncia 4.600 cortes na França

A empresa automobilística revelou nesta sexta-feira seu plano de cortes no país que integra um plano de economias de cerca de € 2 bilhões (cerca de R$ 12 bilhões) em três anos. A Renault …

Asteroide que dizimou os dinossauros teria atingido a Terra em "ângulo letal"

A teoria mais aceita é a de que os dinossauros foram extintos após um asteroide atingir a Terra de maneira catastrófica há 66 milhões de anos, causando danos sem precedentes em todo o planeta. Agora, segundo …