O supersecreto ônibus espacial X-37B bate recorde no espaço

O Boeing X-37B, o supersecreto miniônibus espacial da Força Aérea americana, acabou de bater seu próprio recorde orbital de 674 dias passados no espaço, sendo que a data de pouso da astronave continua indeterminada.

A espaçonave robótica Boeing X-37B, também conhecida como Veículo de Teste Orbital (OTV-4) bateu seu próprio recorde, sendo que seu antecessor OTV-3 ficou no espaço por menos um dia.

A quarta versão do veículo espacial não tripulado X-37B, que parece um ônibus espacial muito pequeno com envergadura de asa de apenas 4,6 metros, foi lançada do Cabo Canaveral (faixa de terra dos Estados Unidos localizada na parte costeira oriental, no estado da Flórida) em maio de 2015.

O programa da nave espacial foi sempre mantido em alto nível de secretismo, o que levou muitos a crerem que o ônibus pequenino é uma arma espacial do futuro.

Contudo, os especialistas que observaram seu voo de perto destacam que a astronave é pequena demais e bem desajeitada para ser usada como arma antissatélite. A postura oficial da Força Aérea dos EUA quanto à X-37B é de que esta espaçonave é necessária para testar novas tecnologias espaciais reutilizáveis.

Em 2010, o perito militar e escritor russo Aleksandr Shirokorad disse que o destino da astronave é garantir uma plataforma de testes para tecnologias que provavelmente sejam usadas em um interceptador espacial do futuro capaz de destruir satélites usando armas cinéticas.

“As tecnologias testadas no âmbito do programa incluem um guiamento, navegação e controle avançados, sistemas de proteção térmica, aviônica, estruturas e juntas de temperatura elevada, isolamento reutilizável, sistemas de voo eletromecânicos de baixo peso e voo orbital, reentrada e pouso autônomos”, afirmou a porta-voz da Força Aérea americana, capitã AnnMarie Annicelli, sem revelar, porém, outros detalhes.

A Força Aérea continua mantendo silêncio sobre por quanto tempo durará a missão da OTV-4 e onde ela vai aterrissar. Seus antecessores, as três primeiras versões do OTV, passaram 224, 469 e 674 dias no espaço, respetivamente, e aterrissaram na base aérea Vandenberg, na Califórnia.

“A data de pouso será determinada com base no estado de realização das demonstrações do programa orbital e dos objetivos desta missão”, disse Annicelli em um e-mail para o portal Space.com.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Agora sabemos sobre o que os orangotangos estão conversando: estudo

Um novo estudo da Universidade de Exeter desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Cientistas desenvolvem holograma com som e toque iguais aos de Star Wars

Quando pensamos em desenvolver tecnologias baseadas nos filmes de Star Wars, a primeira, segunda e terceira coisa que passa pela cabeça dos fãs é a criação de sabres de luz da vida real. Mas, para os …

Secom diz que não há 'indicativo de câncer de pele' em Bolsonaro

Após o presidente Jair Bolsonaro declarar que tinha feito exame para investigar "possível câncer de pele", a Secretaria de Comunicação da Presidência disse por nota que não havia qualquer indicativo da doença. O chefe de Estado …

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, …

Boris Johnson vence por ampla margem no Reino Unido

O Partido Conservador do atual primeiro-ministro, Boris Johnson, conquistou a maioria absoluta dos assentos no Parlamento do Reino Unido nas eleições realizuadas nesta quinta-feira (12/12) no país. Esse resultado eleitoral garante ao premiê o número …

Simples e atemporal, azul clássico é a cor de 2020, segundo a Pantone

A cor do ano de 2020 será o Classic Blue, um azul clássico que oferece estabilidade e conexão. Quem diz isso é a Pantone, a principal empresa de cores do mundo, que oferece o sistema …

Segredos do idioma dos orangotangos são revelados

Um novo estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra) desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Exaustos com o Brexit, britânicos vão às urnas pela quarta vez em quatro anos

O Reino Unido está indo às urnas nesta quinta-feira (12) para o que está sendo chamada de a eleição mais importante desta era. Os britânicos estão diante de duas escolhas: apoiar o primeiro-ministro conservador Boris Johnson e …

VÍDEO da NASA revela degelo dramático das geleiras do Alasca

Vídeo recém-publicado mostra derretimento de geleiras e calotas de gelo do Alasca visto do espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos, e dão aos cientistas novas ideias relacionadas aos efeitos das mudanças climáticas …

Greta Thunberg é eleita Pessoa do Ano pela "Time"

Revista dedica capa à jovem adolescente sueca por liderar a maior manifestação pelo clima na história da humanidade e diz que mudanças significativas raramente ocorrem sem a força mobilizadora de indivíduos influentes. A ativista sueca Greta …