O supersecreto ônibus espacial X-37B bate recorde no espaço

O Boeing X-37B, o supersecreto miniônibus espacial da Força Aérea americana, acabou de bater seu próprio recorde orbital de 674 dias passados no espaço, sendo que a data de pouso da astronave continua indeterminada.

A espaçonave robótica Boeing X-37B, também conhecida como Veículo de Teste Orbital (OTV-4) bateu seu próprio recorde, sendo que seu antecessor OTV-3 ficou no espaço por menos um dia.

A quarta versão do veículo espacial não tripulado X-37B, que parece um ônibus espacial muito pequeno com envergadura de asa de apenas 4,6 metros, foi lançada do Cabo Canaveral (faixa de terra dos Estados Unidos localizada na parte costeira oriental, no estado da Flórida) em maio de 2015.

O programa da nave espacial foi sempre mantido em alto nível de secretismo, o que levou muitos a crerem que o ônibus pequenino é uma arma espacial do futuro.

Contudo, os especialistas que observaram seu voo de perto destacam que a astronave é pequena demais e bem desajeitada para ser usada como arma antissatélite. A postura oficial da Força Aérea dos EUA quanto à X-37B é de que esta espaçonave é necessária para testar novas tecnologias espaciais reutilizáveis.

Em 2010, o perito militar e escritor russo Aleksandr Shirokorad disse que o destino da astronave é garantir uma plataforma de testes para tecnologias que provavelmente sejam usadas em um interceptador espacial do futuro capaz de destruir satélites usando armas cinéticas.

“As tecnologias testadas no âmbito do programa incluem um guiamento, navegação e controle avançados, sistemas de proteção térmica, aviônica, estruturas e juntas de temperatura elevada, isolamento reutilizável, sistemas de voo eletromecânicos de baixo peso e voo orbital, reentrada e pouso autônomos”, afirmou a porta-voz da Força Aérea americana, capitã AnnMarie Annicelli, sem revelar, porém, outros detalhes.

A Força Aérea continua mantendo silêncio sobre por quanto tempo durará a missão da OTV-4 e onde ela vai aterrissar. Seus antecessores, as três primeiras versões do OTV, passaram 224, 469 e 674 dias no espaço, respetivamente, e aterrissaram na base aérea Vandenberg, na Califórnia.

“A data de pouso será determinada com base no estado de realização das demonstrações do programa orbital e dos objetivos desta missão”, disse Annicelli em um e-mail para o portal Space.com.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Navalny deixa hospital em Berlim

Oposicionista russo recebe alta após um mês de tratamento para curar envenenamento por agente neurotóxico do tipo Novitchok. Médicos dizem que recuperação total é possível, mas não sabem estimar efeitos de longo prazo. O oposicionista russo …

Governo pede suspensão de filme da Netflix após acusações de pedofilia

Após diversas acusações de pedofilia nas redes sociais ao filme Lindinhas, que estreou com exclusividade na Netflix, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos pediu a suspensão e investigação sobre sua distribuição …

Mais de 13 milhões de britânicos enfrentam novo lockdown diante do aumento de casos de Covid-19

Um quinto da população do Reino Unido acordou sob um novo lockdown nesta terça-feira (22). Essas pessoas estão sobretudo no norte da Inglaterra e no País de Gales, as regiões mais afetadas pela Covid-19 …

Pinguim é encontrado morto no litoral de SP com máscara no estômago

Um pinguim foi encontrado morto no último dia 9 de setembro na praia de Juquehy, em São Sebastião, litoral de São Paulo – e, depois de realizada a necropsia, a causa da morte foi determinada: …

Misteriosa minilua vai entrar na órbita da Terra em outubro e ficará por meio ano

Corpo celeste tem uma velocidade muito baixa, o que é atípico para asteroides. Cientistas suspeitam que a minilua afinal seja lixo espacial do século passado. Astrônomos descobriram o corpo celeste 2020 SO, que está em uma …

Na ONU, Bolsonaro diz ser vítima de campanha de desinformação

Presidente defende política ambiental do governo e afirma que Amazônia e Pantanal sofrem campanha de desinformação internacional. Ele também elogia sua gestão da epidemia de covid-19, que já matou 137 mil. No discurso de abertura da …

CDC faz alerta sobre transmissão da COVID-19 através do ar, mas volta atrás

Não é segredo que pesquisadores ainda buscam consenso sobre a ação do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no organismo humano. Nesse cenário, até o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos gerou polêmica nesta …

Argentina estende por mais três semanas quarentena mais prolongada do mundo

A quarentena argentina vai continuar até, pelo menos, dia 11 de outubro, totalizando 205 dias. No interior do país, haverá um endurecimento das medidas de restrição. Metade da população rejeita a rigidez das medidas …

Angola fecha mais quatro templos da Igreja Universal no país

A Justiça de Angola fechou no fim de semana passado mais quatro templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) no país, no âmbito de investigações por associação criminosa, lavagem de dinheiro e fraude fiscal. "Por despacho …

Estão são as atividades mais e menos arriscadas para espalhar Covid-19

Quando falamos em pegar Covid-19 cada atividade traz um risco diferente. É o que nos mostra esse admirável infográfico (que traduzimos a seguir) recentemente compartilhando pelo Twitter do Information is Beautiful (Informação é linda, em …