O supersecreto ônibus espacial X-37B bate recorde no espaço

O Boeing X-37B, o supersecreto miniônibus espacial da Força Aérea americana, acabou de bater seu próprio recorde orbital de 674 dias passados no espaço, sendo que a data de pouso da astronave continua indeterminada.

A espaçonave robótica Boeing X-37B, também conhecida como Veículo de Teste Orbital (OTV-4) bateu seu próprio recorde, sendo que seu antecessor OTV-3 ficou no espaço por menos um dia.

A quarta versão do veículo espacial não tripulado X-37B, que parece um ônibus espacial muito pequeno com envergadura de asa de apenas 4,6 metros, foi lançada do Cabo Canaveral (faixa de terra dos Estados Unidos localizada na parte costeira oriental, no estado da Flórida) em maio de 2015.

O programa da nave espacial foi sempre mantido em alto nível de secretismo, o que levou muitos a crerem que o ônibus pequenino é uma arma espacial do futuro.

Contudo, os especialistas que observaram seu voo de perto destacam que a astronave é pequena demais e bem desajeitada para ser usada como arma antissatélite. A postura oficial da Força Aérea dos EUA quanto à X-37B é de que esta espaçonave é necessária para testar novas tecnologias espaciais reutilizáveis.

Em 2010, o perito militar e escritor russo Aleksandr Shirokorad disse que o destino da astronave é garantir uma plataforma de testes para tecnologias que provavelmente sejam usadas em um interceptador espacial do futuro capaz de destruir satélites usando armas cinéticas.

“As tecnologias testadas no âmbito do programa incluem um guiamento, navegação e controle avançados, sistemas de proteção térmica, aviônica, estruturas e juntas de temperatura elevada, isolamento reutilizável, sistemas de voo eletromecânicos de baixo peso e voo orbital, reentrada e pouso autônomos”, afirmou a porta-voz da Força Aérea americana, capitã AnnMarie Annicelli, sem revelar, porém, outros detalhes.

A Força Aérea continua mantendo silêncio sobre por quanto tempo durará a missão da OTV-4 e onde ela vai aterrissar. Seus antecessores, as três primeiras versões do OTV, passaram 224, 469 e 674 dias no espaço, respetivamente, e aterrissaram na base aérea Vandenberg, na Califórnia.

“A data de pouso será determinada com base no estado de realização das demonstrações do programa orbital e dos objetivos desta missão”, disse Annicelli em um e-mail para o portal Space.com.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Suprema corte autoriza a divulgação de documentos financeiros de Trump

A Suprema Corte dos Estados Unidos impôs uma grande derrota a Donald Trump, ao decidir que um procurador de Nova York tem direito de acesso a vários documentos financeiros do presidente, incluindo declarações de …

O fenômeno "água morta", observado a mais de cem anos, é finalmente explicado

Finamente uma equipe com especialistas de múltiplas áreas CNRS e da Universidade de Poitiers, ambas na França, decifrou a misteriosa ocorrência pela primeira vez. O estranho é fenômeno que desacelera navios ou faz que eles parem …

Pode mesmo haver vida nas nuvens de Vênus, dizem cientistas

Quem gosta de astronomia não deve saber que Vênus não é o mais habitável dos planetas. Com temperaturas em torno de 470ºC e com uma atmosfera formada por dióxido de carbono e nitrogênio noventa vezes …

Cientistas rebatem decisão da China de coletar DNA de homens e meninos

Um relatório que revelou que a China está coletando DNA de milhões de pessoas para ajudar a solucionar crimes. Essa informação tem levantado preocupações entre os pesquisadores sobre privacidade e consentimento, sob o argumento de que …

China revela análise de substância estranha encontrada na Lua em 2019

Em julho de 2019, a equipe da missão chinesa Chang'e 4 encontrou uma substância estranha na Lua. A descoberta foi anunciada em agosto do mesmo ano, chamando a atenção da comunidade científica, mas nada foi …

Cientistas alertam OMS para transmissão aérea do coronavírus além de dois metros

A transmissão aérea do novo coronavírus interpela os especialistas desde o início da pandemia. Nessa segunda-feira, um grupo de 239 cientistas alertou as autoridades de saúde do mundo inteiro, e em particular a OMS, …

Governo tem que tirar garimpeiros de terras yanomami em 15 dias para começar a enfrentar covid-19 em áreas indígenas

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que o Governo Federal deveria retirar os garimpeiros das terras yanomami de Roraima como medida para conter o avanço do novo coronavírus nos territórios indígenas. A decisão liminar …

Encontrada a origem da vida no universo

Uma estrela morre por segundo no universo. Mas esses objetos estelares não somem totalmente, algo sempre fica para trás. Certas estrelas entram em supernova, que geram um buraco negro ou uma estrela de nêutrons, enquanto a …

Bolsonaro afirma que está com covid-19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (07/07) que seu exame para detectar a covid-19 teve resultado positivo. Bolsonaro, de 65 anos, se submeteu ao exame na segunda-feira, após dizer que estava sentindo sintomas leves da …

Caso de peste bubônica é confirmado na China

Enquanto o mundo vem buscando tratamentos para a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), antigas doenças e ameças podem ressurgir, como um sinal de alerta para a sociedade. É esse o caso relatado pelas autoridades da saúde …