Uma das histórias mais bizarras desse já bizarro 2021: um navio de 400 metros de comprimento ficou entalado no Canal de Suez, no Egito, e isso está causando um dos maiores gargalos logísticos da história moderna.
A embarcação gigante acabou travando a principal passagem de navios do mundo e o acidente está dominando as manchetes dos jornais ao redor do planeta Terra.
Caos no centro nervoso do planeta
O navio Ever Given, da gigante de logística Evergreen, acabou errando uma manobra por causa de uma tempestade de vento e areia no canal. O ‘barquinho’ tem a altura da Empire State Building e pesa cerca de 200 mil toneladas.
O grande problema que dificulta a retirada do navio é que uma parte da proa da embarcação ficou presa por debaixo da areia que circunda o canal. Retroescavadeiras foram acionadas para fazer a retirada do material da proa, mas não se sabe quanto tempo o procedimento irá durar.
Há cerca de 150 navios aguardando a saída do Ever Given do caminho, mas o impacto desse encalhamento é muito maior do que apenas a entrada do Canal de Suez. Há congestionamentos no Golfo Pérsico e no Estreito de Ormuz, principais rotas do petróleo que sai do Oriente Médio para Europa e EUA.
Isso porque o Canal de Suez é a rota mais rápida entre a Ásia e o Oriente Médio e a Europa com os EUA e por ele passam cerca de 12% do comércio global.
O caminho alternativo para a rota seria cruzar o Cabo da Boa Esperança, contornando todo o continente africano, o que aumentaria o tempo estimado das viagens em duas semanas. Pelo jeito, o melhor é aguardar.
// Hypeness