Navio que encalhou no canal de Suez volta a flutuar

(h) Suez Canal Authority / EPA

Porta-contêineres Ever Given estava preso há quase uma semana na via marítima, deixando centenas de navios parados. Autoridades afirmam que trânsito pelo canal deve ser normalizado nos próximos dias.

O navio que encalhou no Canal de Suez há quase uma semana voltou a flutuar na madrugada desta segunda-feira (29/03), declararam autoridades responsáveis pela via. Com isso, aumentam as esperanças de que a passagem entre a Ásia e a Europa seja reaberta nas próximas horas

O navio Ever Given, de 400 metros de comprimento, com bandeira do Panamá, voltou a flutuar às 4h30 no horário local (23h30 no horário de Brasília). Um vídeo postado pelo jornal Daily News Egypt mostra o navio já parcialmente alinhado com a rota do canal, sem mais bloquear completamente a passagem.

Segundo as autoridades egípcias responsáveis pelo Canal do Suez, as equipes envolvidas na operação conseguiram corrigir a orientação do navio em 80%, tendo afastado a embarcação 102 metros da margem.

A embarcação, que tem o comprimento do edifício Empire State, de Nova York, havia ficado presa atravessada no canal na última terça-feira.

Mais de 350 barcos ficaram ancorados nas duas extremidades do canal, a espera de poder transitar, enquanto prosseguiam os trabalhos para desencalhar o navio. Doze rebocadores participaram da operação para soltar o gigante porta-contêineres, que tem capacidade de carga de 224 mil toneladas. No domingo, as autoridades locais afirmaram que já haviam sido dragados 27 mil metros cúbicos de areia da parte da costa onde a proa do navio estava presa.

Ventos fortes, combinados com uma tempestade de areia, foram inicialmente apontados como as causas do incidente, mas o chefe da Autoridade do Canal de Suez apontou posteriormente que fatores climáticos não foram os principais motivos para o encalhe. “Pode ter havido erros humanos ou técnicos”, afirmou Osama Rabie.

A armadora Maersk, a principal operadora no canal, afirmou que, mesmo depois de liberado, demorará entre três e seis dias para que o tráfego no canal seja normalizado.

O Canal de Suez fornece uma das principais fontes de renda do Egito, ao lado do turismo e remessas de expatriados. Em 2015, o Egito inaugurou uma extensão de 35 quilômetros paralela ao canal histórico, inaugurado em 1869.

A expansão ampliou o tráfego de um para dois sentidos e foi feita para reduzir o tempo de espera dos navios para atravessar a hidrovia. A passagem conecta os mares Mediterrâneo e Vermelho, fornecendo a rota de transporte mais curta entre a Ásia e a Europa.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …