Dono do Ever Given chega a acordo com Autoridade do Canal de Suez

(h) Suez Canal Authority / EPA

A Autoridade do Canal de Suez, que manteve o navio e sua tripulação em um lago entre dois trechos da hidrovia desde que foi desalojado em 29 de março, exigia uma indenização ao dono da embarcação.

O proprietário do gigante cargueiro Ever Given, que encalhou no canal de Suez, chegou a um acordo oficial com a Autoridade do Canal de Suez (SCA, na sigla em inglês) em relação à compensação pelo bloqueio da hidrovia em março, disse a seguradora do navio UK Club.

“O UK Club tem o prazer de anunciar que, seguindo o acordo de princípio entre as partes, e após novas reuniões com o comitê de negociação da Autoridade do Canal de Suez e numerosas audiências em tribunal, foram feitos progressos bons e uma solução formal foi agora acordada. Preparativos para a liberação da embarcação serão feitos e um evento marcando o acordo será realizado na sede da Autoridade em Ismailia [Egito] em tempo oportuno”, afirmou a seguradora em comunicado divulgado neste domingo (4).

No final de junho, as partes envolvidas haviam chegado a um acordo de princípio, porém o negócio ainda precisava ser finalizado para que o navio pudesse ser liberado. O Ever Given permanece atualmente ancorado na área do Grande Lago Amargo, que é a seção mais ampla do canal, com sua tripulação de 23 homens a bordo.

Encalhamento durou seis dias

Em 23 de março, o cargueiro Ever Given ficou preso no canal de Suez, bloqueando o tráfego em ambas as direções da hidrovia. O navio possui 400 metros de comprimento e 59 metros de largura.

A embarcação com bandeira do Panamá encalhou depois de se desviar da rota devido a ventos fortes no canal de Suez. Ao menos, 150 navios carregados de petróleo, peças automobilísticas e bens de consumo se acumularam em ambos os lados da via marítima.

Após dias de esforços de dragagem e reboque, o navio foi totalmente reflutuado em 29 de março, desbloqueando o canal.

Um tribunal egípcio determinou que o navio Ever Given fosse confiscado até que a empresa proprietária do navio pagasse US$ 900 milhões (aproximadamente R$ 4,5 bilhões) à SCA por despesas de salvamento e manutenção, bem como taxas de tráfego perdidas pelo bloqueio.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …