Necrópole de 8 mil anos e restos de “princesa” foram encontrados na Sibéria

fantom-rus22 / Yandex

Formações rochosas nas imponentes Montanhas Altai, na Sibéria, Rússia

Um grupo de arqueólogos russos descobriu a necrópole mais antiga de Altai. Os restos mortais encontrados datam do período neolítico e foram enterrados em uma das regiões mais atraentes da Sibéria, em um alto promontório do rio Chumysh.

Os arqueólogos da Universidade Estatal de Altai se interessaram inicialmente por esse promontório não por razões científicas, mas econômicas: por aqui passará um gasoduto da Rússia à China, por isso, de acordo com as leis russas, o terreno deve ser explorado em busca de antiguidades.

E, na verdade, este ano foram descobertos ossos com oito mil anos de idade. Eles pertenciam a pessoas que foram enterradas de costas, cercadas por oferendas funerárias: ferramentas de pedra, objetos de osso e muitas joias feitas de pedras e ossos, em sua maioria dentes perfurados de animais.

Entre os artefatos, provavelmente sacrificados, foi encontrado uma peça de escultura de pedra em forma de peixe.

“Há muitas esculturas desse tipo perto de Baikal, mas até agora eles não foram encontradas em nossa região. Eram usados, supostamente, como acessórios para a pesca, como uma isca e também na esfera ritual”, disse o professor da Universidade Estatal de Altai, Sergei Grushin, citado pelo portal Altapress.

Mais uma descoberta interessante foi o túmulo de um homem que tem perto da sua mão um bastão de osso, feito de uma costela de alce. O objeto está decorado com a cabeça esculpida de um alce. De acordo com Grushin, durante o período neolítico, o alce era objeto de caça.

(dr) Siberian Times

Um bastão de osso, feito de uma costela de alce, está decorado com a cabeça esculpida de um alce

Perto dele foi encontrado o túmulo de uma mulher, batizada pela imprensa local como a “princesa de Chumysh“. Até hoje ela conservou sua fita de couro decorada com pingentes e placas de bronze para adornar a cabeça, bem como o cabelo entrançado e elementos de roupa de couro e feltro.

(dr) Altapress

A “princesa de Chumysh” conservou sua banda de couro decorada com pendentes e placas de bronze para adornar a cabeça

O promontório nas margens do Chumish foi usado por diferentes gerações, que costumavam escolher esse lugar pitoresco para seus enterros. Nessa zona arqueológica foram também descobertos restos de habitantes do neolítico, bem como da Idade do Bronze e do Ferro.

​O sepultamento mais recente data do século VI d.C. e está associado a uma comunidade nômade. Uma dúzia de túmulos de crianças e mulheres está agrupada em torno de um guerreiro com um cavalo, arco com flechas e uma faca de ferro.

Os extraordinários achados arqueológicos terão agora que ser levados em consideração na construção do gasoduto com 6.700 quilômetros que vai ligar o oeste da Sibéria ao distrito de Xinjiang-Uygur, na China. 2.700 desses quilômetros atravessam território russo.

Vão ter que contornar os artefatos sempre que possível“, explicou ao Siberian Times o professor Yuri Kiryushin, presidente da Universidade Estatal de Altai.  “Se isso não for possível, então é necessário mais financiamento para fazer mais escavações e tirar estes artefatos históricos do caminho do gasoduto”, explica o professor.

E isso, em uma das regiões mais ricas em achados arqueológicos de toda a Rússia, poderia levar a mais descobertas extraordinárias.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …