Neil deGrasse Tyson, astrofísico que apresenta as séries Cosmos: Uma Odisseia no Espaço-Tempo (que dá continuidade à série Cosmos original de Carl Sagan) e StarTalk, acaba de se tornar o primeiro cientista norte americano a receber a Medalha Stephen Hawking.
A premiação foi criada em 2015 para celebrar a relevância de personalidades que ajudam a popularizar a ciência por meio da arte e do entretenimento. E o mais bacana é que o próprio Hawking decide quem serão os nomes agraciados com sua medalha, e, portanto, o “peso” de ser consagrado é ainda maior.
Ao receber o prêmio, deGrasse Tyson declarou: “estou muito emocionado, não somente por ser homenageado, mas por ser homenageado por Stephen Hawking, que sabemos ser o cientista brilhante que é, tão devotado a levar a ciência para o público”.
A premiação é dividida em três categorias: escritores; músicos e artistas; e pessoas da indústria do entretenimento.
Quem ganhou a medalha deste ano como músico e artista foi Jean-Michel Jarre, compositor francês que se inspira no espaço, na tecnologia e na ficção científica. Já quem levou a medalha na categoria de entretenimento foram produtores da CBS que conduzem a série The Big Bang Theory.
Tyson deverá encontrar o cientista britânico pessoalmente dentro de duas semanas para receber a medalha em mãos. O norte-americano acredita ser essencial fomentar o debate científico, e não apenas fornecer respostas. Segundo ele, “empoderar ideias é melhor do que apenas dar algo para as pessoas pensarem. Educação não é apenas entregar conhecimento”.
O astrofísico acaba de lançar o livro Astrofísica Para Quem Tem Pressa, ainda inédito no Brasil.
// CanalTech