Pela primeira vez, brasileira recebe prêmio da Coroa Britânica

(dv)

Agnieszka Latawiec, do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio

Pela primeira vez, uma professora brasileira ganhou um prêmio científico oferecido pela Coroa Britânica. Agnieszka Latawiec, do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), foi agraciada com o Royal Society Newton Advanced Fellowship Award.

Agnieszka Latawiec é bacharel em Engenharia Ambiental e mestre em Proteção Ambiental, atua como diretora executiva do Instituto Internacional Para Sustentabilidade (ISS) e é professora associada da Faculdade de Produção e Engenharia de Energia da Universidade de Agricultura de Cracóvia, na Polônia.

“É uma grande surpresa e honra receber esse prêmio. Ganhamos pela primeira vez um prêmio tão concorrido e pensamos que essa provavelmente seria a primeira tentativa de várias”, afirmou a pesquisadora.

Ela receberá um financiamento de cerca de 67 mil libras (por volta de R$ 354 mil) do Fundo Newton, para desenvolver seu estudo.

O valor permite ainda que a doutoranda Aline Rodrigues, também do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio, desenvolva sua pesquisa em parceria com institutos de pesquisa ambiental como a School of Enviromental Sciences, University of East Anglia, universidades de Cambridge e Aberdeen.

Pesquisa

A professora foi reconhecida pelo estudo Sustentando a terra de baixo para cima: desenvolvendo modelo conceitual de valoração dos serviços ecossistêmicos para solos tropicais. Nele, a brasileira propõe formas de os agricultores e políticos avaliarem e destinarem recursos para o solo.

“Organizaremos oficinas tanto científicas voltadas para pesquisadores, como técnicas para produtores, para mostrar a importância da ciência de solo para a funcionalidade dos ecossistemas, cadeia de alimentação e manejo da terra sustentável”, explica Latawiec à Galileu.

“O projeto pretende também demonstrar o valor monetário do solo e destacar quanto dinheiro todos nós perdemos cada vez que o solo se torna degradado por causa do tratamento inadequado.”

Ciberia // Só Notícia Boa

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Em caso raro, mulher doa órgãos e transmite câncer a quatro pessoas

Quatro pessoas que receberam órgãos da mesma doadora desenvolveram posteriormente câncer de mama, revelou um novo estudo. O caso, que remota a 2007, representa uma situação extremamente rara. Rins, pulmões, fígado e coração foram retirados de …

Criatura “alienígena” é encontrada em praia na Nova Zelândia

Uma família neozelandesa passeava ao longo de uma praia no norte de Auckland quando encontraram uma bizarra criatura vermelha em forma de bolha. A criatura, que foi identificada como uma espécie específica de medusa, tem um …

Veneza quer proibir turistas de sentarem ou deitarem no chão

Veneza, famosa pelos seus canais, testemunhou um dilúvio de turistas nos últimos anos, que ultrapassa em muito a população residente e sobrecarrega a cidade. As autoridades da cidade italiana têm tomado várias medidas para travar …

Teia de aranha gigantesca cobre praia na Grécia

Um enorme teia de aranha com cerca de 300 metros cobriu uma área à beira-mar na cidade de Aitoliko, na região oeste da Grécia. A época de acasalamento das aranhas transformou a praia no pior …

Depois dos morangos, agulhas chegam às maçãs e bananas na Austrália

As autoridades australianas investigam mais de 100 casos por todo o país. Agora, além dos morangos, as agulhas também já chegaram a frutas como maçãs, bananas e mangas. A Austrália investiga uma série de casos misteriosos …

Proibição de doações empresariais não blinda política de interesses privados, afirma cientista político

Apesar da proibição do financiamento empresarial de campanhas, que vigora no país desde 2015 por força de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a classe empresarial continua engajada em diferentes candidaturas. Se, por um lado, …

Brasileiros são finalistas em Campeonato Mundial de Cubo Mágico

Criado nos anos 80, o cubo mágico é um dos brinquedos mais simples e fascinantes que existem. Quem nunca passou horas, dias, semanas ou até meses tentando acertar as cores de todas as faces ou …

Filhote de lobo da Idade do Gelo é encontrado preservado em mina de ouro

Enquanto procuravam por ouro nos solos gelados do território de Yukon, no Canadá, um grupo de mineiros descobriu um tesouro ainda mais raro: os corpos extremamente preservados de um filhote de lobo e de um …

Foto de menino se despedindo do pai já vale milhões (e muito mais em solidariedade)

A foto publicada no Twitter foi compartilhada milhares de vezes, gerando uma onda de solidariedade que já angariou mais de 7 milhões de rúpias. A maior parte do dinheiro servirá para ajudar a pagar as …

Programadores detectam falha de software que poderia ter destruído a Bitcoin

Programadores da Bitcoin descobriram uma vulnerabilidade de software que poderia permitir a inserção de um bloqueio na rede. O bloqueio seria capaz de derrubar todo o sistema mundial da moeda virtual. Frequentemente considerado como a grande …