Uber agora pode exigir selfie com máscara dos passageiros no Brasil

Em tempos de pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), uma das coisas mais perturbadoras que podemos fazer é nos manter trancafiados dentro de um veículo, com outras pessoas desconhecidas, e sem o uso da máscara.

No transporte público, é difícil controlar a correta adoção da proteção facial pela população; os apps de ride sharing, porém, estão tentando implementar o máximo de medidas possível para sanar a situação.

A Uber acaba de anunciar, por exemplo, que finalmente está trazendo para o Brasil o seu recurso de verificação por selfie para garantir que os passageiros estejam usando a máscara. Não será necessário tirar um autorretrato toda vez que for entrar em um carro — o aplicativo só vai pedir sua foto caso o motorista parceiro notifique o sistema de que você não está usando o item de segurança.

Vale lembrar também que o aplicativo já fazia essa verificação rotineiramente com os motoristas, e, de acordo com a própria companhia, desde que tal recurso foi implementado (no mês de maio), foram feitas mais de 28 mil verificações em toda a América Latina e em apenas 0,6% das viagens foram reportadas a falta de uso da máscara por uma das partes envolvidas.

“Neste momento, a responsabilidade de manter a comunidade segura e saudável deve ser compartilhada por todos”, afirma a diretora-geral da Uber no Brasil, Claudia Woods. “Os especialistas médicos concordam que o uso de máscaras pode diminuir a propagação de COVID-19, e é por isso que passamos a exigir seu uso em todas as viagens no app e que desenvolvemos esta tecnologia de verificação tanto para motoristas quanto para usuários”.

O serviço de carona também implementou outras políticas para proteger os cidadãos durante a pandemia. Viagens canceladas pela falta de máscara de uma das partes não gera impactos (multa ou redução no score) para quem solicitou o cancelamento; ademais, a companhia continuará reembolsando os motoristas até o fim do ano pela compra de álcool em gel e outros suprimentos de esterilização e/ou de proteção pessoal.

Também foram instalados os chamados Centros de Higienização, existentes em dez capitais (Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) e nos quais é possível esterilizar seu veículo rapidamente e retirar um kit formado por uma unidade de Lysoform Líquido e três unidades de Lysoform Álcool Gel.

Globalmente falando, a Uber definiu um fundo de R$ 50 milhões para ações relacionadas com a pandemia.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Esqueletos descobertos podem revelar a história do mais rico pirata da historia, morto há 300 anos

No início do século XVIII, quem mandava nos mares sem lei do Caribe, da América Central e da América do Norte era o grande pirata inglês Samuel Bellamy, imortalizado pelo apelido de “Black Sam”. Um dos …

Biden isola príncipe saudita, provável alvo de relatório da CIA sobre morte de jornalista

O presidente americano, Joe Biden, falou pela primeira vez por telefone nesta quinta-feira (25) com o rei Salman, da Arábia Saudita, na iminência da publicação de um aguardado relatório de inteligência sobre o assassinato …

O estudo que vacinará uma cidade inteira com a Coronavac

Serrana (SP), com 45 mil habitantes, se torna um dos laboratórios mundiais para analisar o coronavírus. Instituto Butantan quer avaliar impacto da imunização em massa na transmissão da covid-19. Wuhan é a cidade onde a pandemia …

Investigação revela terras protegidas da Amazônia à venda no Facebook

Pessoas que invadem e desmatam ilegalmente trechos da Floresta Amazônica estão anunciando as áreas no Facebook em busca de compradores. Uma investigação da BBC encontrou na plataforma dezenas de anúncios em que vendedores negociam pedaços da …

Primeiro ataque militar da era Biden mata pelo menos 17 no leste da Síria

Os Estados Unidos atacaram, nesta quinta-feira (25), infraestruturas utilizadas pelas milícias pro-iranianas no nordeste da Síria, deixando 17 mortos. Esta é a primeira operação militar organizada pelo governo de Joe Biden. A ação é …

Tiranossauros jovens impediram o desenvolvimento de espécies menores, diz estudo

A pesquisa demonstrou que grandes dinossauros, como o T-rex, que cresceram de um pequeno tamanho até se tornarem criaturas enormes, modificaram seus ecossistemas ao competirem com espécies rivais menores. Um estudo publicado nesta sexta-feira (26), no …

UE quer passaporte para vacinados até meio do ano

A União Europeia quer estabelecer um sistema de passaportes para vacinados contra covid-19 ainda antes de suas férias de verão, no meio do ano. O setor turístico é fundamental para várias economias do bloco, sobretudo …

Facebook encerra contas do exército birmanês devido ao recurso à violência

A rede Facebook anunciou hoje em comunicado ter encerrado as contas vinculadas à junta militar birmanesa devido ao uso da "violência mortífera" contra os manifestantes que têm protestado contra o golpe militar perpetrado no …

Malcolm X: carta indica plano do FBI e polícia de NY para assassinar líder negro

Morto em 1965, aos 39 anos, em Nova York, o ativista negro norte-americano Malcolm X não teve, até hoje, o assassinato totalmente esclarecido. Contudo, o surgimento recente de uma carta aponta para uma possível conspiração entre …

NVIDIA e Stefanini anunciam que desenvolverão Inteligência Artificial no Brasil

A Nvidia Enterprise e a Woopi, empresa do Grupo Stefanini focada em Inteligência Artificial (IA) anunciaram nesta quarta-feira (24) uma parceria para desenvolver soluções de IA e processamento de linguagem natural. E o primeiro projeto …