Uber agora pode exigir selfie com máscara dos passageiros no Brasil

Em tempos de pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), uma das coisas mais perturbadoras que podemos fazer é nos manter trancafiados dentro de um veículo, com outras pessoas desconhecidas, e sem o uso da máscara.

No transporte público, é difícil controlar a correta adoção da proteção facial pela população; os apps de ride sharing, porém, estão tentando implementar o máximo de medidas possível para sanar a situação.

A Uber acaba de anunciar, por exemplo, que finalmente está trazendo para o Brasil o seu recurso de verificação por selfie para garantir que os passageiros estejam usando a máscara. Não será necessário tirar um autorretrato toda vez que for entrar em um carro — o aplicativo só vai pedir sua foto caso o motorista parceiro notifique o sistema de que você não está usando o item de segurança.

Vale lembrar também que o aplicativo já fazia essa verificação rotineiramente com os motoristas, e, de acordo com a própria companhia, desde que tal recurso foi implementado (no mês de maio), foram feitas mais de 28 mil verificações em toda a América Latina e em apenas 0,6% das viagens foram reportadas a falta de uso da máscara por uma das partes envolvidas.

“Neste momento, a responsabilidade de manter a comunidade segura e saudável deve ser compartilhada por todos”, afirma a diretora-geral da Uber no Brasil, Claudia Woods. “Os especialistas médicos concordam que o uso de máscaras pode diminuir a propagação de COVID-19, e é por isso que passamos a exigir seu uso em todas as viagens no app e que desenvolvemos esta tecnologia de verificação tanto para motoristas quanto para usuários”.

O serviço de carona também implementou outras políticas para proteger os cidadãos durante a pandemia. Viagens canceladas pela falta de máscara de uma das partes não gera impactos (multa ou redução no score) para quem solicitou o cancelamento; ademais, a companhia continuará reembolsando os motoristas até o fim do ano pela compra de álcool em gel e outros suprimentos de esterilização e/ou de proteção pessoal.

Também foram instalados os chamados Centros de Higienização, existentes em dez capitais (Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) e nos quais é possível esterilizar seu veículo rapidamente e retirar um kit formado por uma unidade de Lysoform Líquido e três unidades de Lysoform Álcool Gel.

Globalmente falando, a Uber definiu um fundo de R$ 50 milhões para ações relacionadas com a pandemia.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Relatório da ONU aponta que 2020 deve ser um dos 3 anos mais quentes já registrados

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicou um relatório que aponta que o ano de 2020 deve ser um dos três anos mais quentes desde o início dos registros de temperatura. O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, …

Documentos oficiais mostram que a China escondeu informações sobre a Covid-19

Relatórios oficiais chineses teriam sido transmitidos à rede de TV americana CNN por meio de um informador anônimo. A investigação se chama “Wuhan files” e tem como foco o começo da pandemia de Covid-19, em …

Jovem que filmou morte de George Floyd por policiais brancos ganha prêmio por bravura

A mulher que filmou o assasinato de George Floyd pelo policial Derek Chauvin vai ser condecorada com um prêmio por sua coragem. Darnella Frazier, de 17 anos, fez o registro enquanto ia com o primo …

Remédio experimental reverteu o declínio mental da idade avançada em dias

Apenas algumas doses de um medicamento experimental podem reverter o declínio relacionados à idade na memória e flexibilidade mental em ratos, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas da UC San Francisco. A droga, …

Bebê nasce de embrião congelado há 27 anos: quase a idade da mãe

A pequena Molly Everette Gibson, de um mês, estabeleceu um novo recorde no mundo. A garotinha, filha de Tina e Ben Gibson, nasceu de um embrião que foi congelado há 27 anos e gerado por …

Covid-19: exame pioneiro mostra danos em pulmões 3 meses depois de infecção por coronavírus

A covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, pode estar causando anormalidades pulmonares ainda detectáveis mais de três meses após os pacientes serem infectados, revela um novo estudo. Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, …

"Hyperloop de levitação": a próxima revolução nas viagens?

Imagine viajar para o trabalho a quase 1.000 km/h, pairando um pouco acima do solo, sem barulho de motor. Pode soar como um filme de ficção científica, mas este cenário se aproximou da realidade quando o …

OMS alerta para situação "muito preocupante" da Covid-19 no Brasil

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta segunda-feira que a situação da pandemia de Covid-19 no Brasil é "muito, muito preocupante". A declaração foi dada durante uma entrevista …

NASA detecta 150 objetos voadores não identificados orbitando a Terra

Para além de qualquer especulação vaga ou teoria da conspiração, os famosos Objetos Voadores Não-Identificados – mais conhecidos como OVNIs – são uma realidade, cada vez mais documentada e tornada publica por agências espaciais como …

Reino Unido aprova vacina da Pfizer para uso já na semana que vem

O governo do Reino Unido anunciou nesta quarta-feira (02/11) a aprovação da vacina para covid-19 produzida em parceria pela Pfizer e pela Biontech e adiantou que ela estará disponível já na próxima semana. O governo comunicou …