Putin inaugura ponte ferroviária entre Rússia e Crimeia

Alexander Nemenov / POOL / EPA

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, na inauguração da nova ponte com ligação à Crimeia

O presidente russo, Vladimir Putin, inaugurou nesta segunda-feira (23/12) a ligação ferroviária que une a Rússia à Península da Crimeia, região ucraniana anexada pela Rússia, com uma viagem de trem.

“A viagem é mais suave do que num automóvel”, disse Putin ao maquinista no momento em que as composições cruzavam a ponte sobre o Estreito de Kerch.

Em 2018, Putin já tinha inaugurado o trecho rodoviário da obra que une a Rússia à Crimeia. Com 19 quilômetros, é a ponte mais longa da Europa e começou a ser construída em 2016.

“Este é um acontecimento muito importante para a Crimeia, Sebastopol, para todo o sul da Rússia e para todo o país”, afirmou o presidente russo, estimando que 14 milhões de pessoas vão cruzar a estrutura em 2020.

Putin parabenizou os trabalhadores que participaram da obra, afirmando que “ela provou nossa habilidade para realizar projetos de infraestrutura de grande porte”.

A construção é criticada pela Ucrânia, que considera a península parte do território nacional anexado pela Rússia em 2014, apesar da realização de um referendo que não foi reconhecido nem por Kiev nem pela comunidade internacional.

A ponte consiste em duas estruturas paralelas, para automóveis e para trens. O projeto custou 3,6 bilhões de dólares. Seu planejamento começou em 2014, logo após a anexação da Crimeia.

O segmento para rodoviário da ponte foi formalmente aberto por Putin em maio de 2018 e disponibilizado para o tráfego de cargas em outono do mesmo ano. A ponte ferroviária será aberta para trens de carga em junho de 2020.

O conflito no leste da Ucrânia, entre os separatistas e as forças de Kiev, mantém-se há quase seis anos, tendo provocado a morte de 13 mil pessoas.

O alto representante da União Europeia (UE) para a Política Externa e de Segurança, Josep Borrell, disse que a ligação ferroviária Rússia-Crimeia constitui “uma nova violação da soberania e integridade territorial” ucraniana por parte de Moscou.

“Esta ligação ferroviária é mais um passo em direção à integração forçada com a Rússia da península ilegalmente anexada e ao isolamento da Crimeia da Ucrânia, da qual continua a fazer parte”, disse um porta-voz de Josep Borrell, em comunicado. Ele também destacou que a ponte que sustenta a ligação ferroviária “limita a passagem de navios” pelo estreito de Kerch até aos portos ucranianos no mar de Azov.

“A União Europeia espera que a Rússia garanta uma passagem livre e desimpedida pelo estreito de Kerch, de acordo com o direito internacional”, acrescentou o chefe da diplomacia europeia.

Ele reiterou o “apoio” total da UE à independência, soberania e integridade territorial da Ucrânia, dentro das suas fronteiras legalmente reconhecidas, e recordou que a UE “não reconhece, nem reconhecerá, a anexação ilegal da Crimeia pela Rússia”.

Putin ordenou a construção da ponte, que era originalmente um projeto russo-ucraniano, a fim de quebrar o isolamento da península ucraniana anexada por Moscou em março de 2014.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …