Putin inaugura ponte ferroviária entre Rússia e Crimeia

Alexander Nemenov / POOL / EPA

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, na inauguração da nova ponte com ligação à Crimeia

O presidente russo, Vladimir Putin, inaugurou nesta segunda-feira (23/12) a ligação ferroviária que une a Rússia à Península da Crimeia, região ucraniana anexada pela Rússia, com uma viagem de trem.

“A viagem é mais suave do que num automóvel”, disse Putin ao maquinista no momento em que as composições cruzavam a ponte sobre o Estreito de Kerch.

Em 2018, Putin já tinha inaugurado o trecho rodoviário da obra que une a Rússia à Crimeia. Com 19 quilômetros, é a ponte mais longa da Europa e começou a ser construída em 2016.

“Este é um acontecimento muito importante para a Crimeia, Sebastopol, para todo o sul da Rússia e para todo o país”, afirmou o presidente russo, estimando que 14 milhões de pessoas vão cruzar a estrutura em 2020.

Putin parabenizou os trabalhadores que participaram da obra, afirmando que “ela provou nossa habilidade para realizar projetos de infraestrutura de grande porte”.

A construção é criticada pela Ucrânia, que considera a península parte do território nacional anexado pela Rússia em 2014, apesar da realização de um referendo que não foi reconhecido nem por Kiev nem pela comunidade internacional.

A ponte consiste em duas estruturas paralelas, para automóveis e para trens. O projeto custou 3,6 bilhões de dólares. Seu planejamento começou em 2014, logo após a anexação da Crimeia.

O segmento para rodoviário da ponte foi formalmente aberto por Putin em maio de 2018 e disponibilizado para o tráfego de cargas em outono do mesmo ano. A ponte ferroviária será aberta para trens de carga em junho de 2020.

O conflito no leste da Ucrânia, entre os separatistas e as forças de Kiev, mantém-se há quase seis anos, tendo provocado a morte de 13 mil pessoas.

O alto representante da União Europeia (UE) para a Política Externa e de Segurança, Josep Borrell, disse que a ligação ferroviária Rússia-Crimeia constitui “uma nova violação da soberania e integridade territorial” ucraniana por parte de Moscou.

“Esta ligação ferroviária é mais um passo em direção à integração forçada com a Rússia da península ilegalmente anexada e ao isolamento da Crimeia da Ucrânia, da qual continua a fazer parte”, disse um porta-voz de Josep Borrell, em comunicado. Ele também destacou que a ponte que sustenta a ligação ferroviária “limita a passagem de navios” pelo estreito de Kerch até aos portos ucranianos no mar de Azov.

“A União Europeia espera que a Rússia garanta uma passagem livre e desimpedida pelo estreito de Kerch, de acordo com o direito internacional”, acrescentou o chefe da diplomacia europeia.

Ele reiterou o “apoio” total da UE à independência, soberania e integridade territorial da Ucrânia, dentro das suas fronteiras legalmente reconhecidas, e recordou que a UE “não reconhece, nem reconhecerá, a anexação ilegal da Crimeia pela Rússia”.

Putin ordenou a construção da ponte, que era originalmente um projeto russo-ucraniano, a fim de quebrar o isolamento da península ucraniana anexada por Moscou em março de 2014.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cannabis tem potencial terapêutico como antibiótico, segundo cientistas

Uma equipe de cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, estabeleceu que o canabigerol (CBG) tem potencial no tratamento de bactérias patogênicas. Cientistas da Universidade McMaster no Canadá identificaram um composto antibacteriano gerado pela maconha que poderia …

Escócia será o primeiro país a distribuir absorventes menstruais gratuitamente

O Parlamento autônomo da Escócia deu um passo em direção à gratuidade dos absorventes higiênicos para mulheres - decisão inédita no mundo. A proposta de lei foi votada por 112 deputados e visa lutar contra …

Não precisa sofrer. Carnaval começa cedo em 2021

Com a chegada da quarta-feira de Cinzas, está declarado o fim do Carnaval 2020… Ok, vai… Dá para fazer mais um bota fora na sexta e sábado dessa semana, pois, como sempre, brasileiro dá o …

Coronavírus: antiga vacina pode ter resposta para prevenção contra Covid-19

Novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 continuam a se espalhar pelo mundo, mesmo que em velocidade menor de propagação, e sem nenhuma vacina ou medicamento para a prevenção — pelo menos até agora. Já são mais de …

Líderes políticos condenam apoio de Bolsonaro a ato anti-Congresso

Presidente teria compartilhado com aliados convocação para manifestações a seu favor e contra o Legislativo. Lula, FHC, OAB e outras lideranças alertam contra ameaça às instituições democráticas e à Constituição. Líderes políticos de várias correntes e …

A menina de 6 anos que foi presa por se comportar mal na escola nos EUA

Imagens gravadas pela câmera corporal de um policial mostram o momento em que uma criança de seis anos foi presa em uma escola de Orlando, na Florida, em setembro de 2019. As mãos da menina foram …

Achado 'elo perdido' bacteriano fundamental a pensamento e memória do ser humano

Os canais de cálcio que se abrem e fecham em resposta a sinais elétricos no cérebro são essenciais para o pensamento, memória e contrações musculares. A descoberta de um canal de cálcio que é possivelmente um …

Novo estudo aponta Uber e Lyft como responsáveis por aumento de 70% da poluição

Um novo estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists nesta terça-feira (25) afirma que as viagens feitas em carros de apps como o Uber e o Lyft foram responsáveis por um aumento de 69% nos …

Brasil tem primeiro teste positivo para coronavírus

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (25/02), trata-se de um homem de 61 …

Tese diz que ‘Parasita’ se inspirou em filme de Sérgio Mallandro e assusta por coerência

E se toda a inspiração do mago do cinema Bong Joon Ho viesse das grandes pérolas do nosso cinema dos anos 90? O diretor e roteirista de parasita já se declarou um fã da sétima …