Neurocientista cria imagem para provar que o cérebro é facilmente enganado

Para provar que o cérebro é facilmente enganado, uma professora de neurociência italiana se uniu a um cartunista para criar uma imagem estática que parece se mover.

Depois dos morangos que afinal não são vermelhos, do aúdio ou do .gif mudo com som, uma neurocientista criou uma nova ilusão que está ganhando força na Internet.

Mesmo não se tratando de uma imagem no formato .gif, a imagem parece se mover e, de acordo com o Diário de Notícias, isso acontece quando a nossa percepção entra em colapso – resultando em uma ilusão de ótica.

A ilusão acontece no córtex visual do cérebro, que é ativado por dois estímulos diferentes – um dedicado ao movimento e outro às cores e formas. Este último, segundo explica a neurocientista e professora Alice Proverbio, da Universidade de Milão, está “saturado” de tal forma que cria a ilusão de ótica.

A neurocientista explica ainda que se trata de “uma interação muito complexa, que leva a tais ilusões”.

As ilusões de ótica que aparecem na internet não são novidade. Muitas delas se tornam verdadeiros quebra-cabeças virais e até são capazes de se tornar casos de estudo – como é o caso da famosa imagem da mulher velha ou nova que pode revelar a nossa imagem.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O movimento existe na imagem projetada na retina, devido a formação de muitas lentes, na córnea e no cristalino, em virtude da massa de resíduos metabólicos intraocular aglutinada pela sua desidratação, devido ao defeito no mecanismo de convecção forçada, causado pelo imperfeito movimento de mudança de curvatura da córnea. Esta é a causa do movimento de torção dos olhos. Os efeitos causados pelas lentes intraoculares foi observado pela primeira vez em 1619 por Christoph Scheiner, um astrônomo e jesuíta alemão.
    Veja, entre outros:
    Nutrients and metabolic secretions transfer in cornea, Journal Defect and Diffusion Forum VI, abril 2011, http://www.scientific.net/DDF.312-315.737.
    Simulation of the Errors of Refraction in the Human Eye, Capítulo 15 do livro Analysis and Design of Biological Materials and Structures, série Advanced Structured Materials, V. 14, pp. 187-200, Springer Berlin Heidelberg, janeiro 2012, http://www.springerlink.com/content/r501382703027812/
    Analysis of failure mechanism of forced convection in the cornea of the human eye, Capítulo 16 do livro Characterization and Development of Biosystems and Biomaterials, V. 29. pp. 217-226, Springer, janeiro 2013, http://www.springer.com/978-3-642-31469-8.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …