Neurocientista cria imagem para provar que o cérebro é facilmente enganado

Para provar que o cérebro é facilmente enganado, uma professora de neurociência italiana se uniu a um cartunista para criar uma imagem estática que parece se mover.

Depois dos morangos que afinal não são vermelhos, do aúdio ou do .gif mudo com som, uma neurocientista criou uma nova ilusão que está ganhando força na Internet.

Mesmo não se tratando de uma imagem no formato .gif, a imagem parece se mover e, de acordo com o Diário de Notícias, isso acontece quando a nossa percepção entra em colapso – resultando em uma ilusão de ótica.

A ilusão acontece no córtex visual do cérebro, que é ativado por dois estímulos diferentes – um dedicado ao movimento e outro às cores e formas. Este último, segundo explica a neurocientista e professora Alice Proverbio, da Universidade de Milão, está “saturado” de tal forma que cria a ilusão de ótica.

A neurocientista explica ainda que se trata de “uma interação muito complexa, que leva a tais ilusões”.

As ilusões de ótica que aparecem na internet não são novidade. Muitas delas se tornam verdadeiros quebra-cabeças virais e até são capazes de se tornar casos de estudo – como é o caso da famosa imagem da mulher velha ou nova que pode revelar a nossa imagem.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O movimento existe na imagem projetada na retina, devido a formação de muitas lentes, na córnea e no cristalino, em virtude da massa de resíduos metabólicos intraocular aglutinada pela sua desidratação, devido ao defeito no mecanismo de convecção forçada, causado pelo imperfeito movimento de mudança de curvatura da córnea. Esta é a causa do movimento de torção dos olhos. Os efeitos causados pelas lentes intraoculares foi observado pela primeira vez em 1619 por Christoph Scheiner, um astrônomo e jesuíta alemão.
    Veja, entre outros:
    Nutrients and metabolic secretions transfer in cornea, Journal Defect and Diffusion Forum VI, abril 2011, http://www.scientific.net/DDF.312-315.737.
    Simulation of the Errors of Refraction in the Human Eye, Capítulo 15 do livro Analysis and Design of Biological Materials and Structures, série Advanced Structured Materials, V. 14, pp. 187-200, Springer Berlin Heidelberg, janeiro 2012, http://www.springerlink.com/content/r501382703027812/
    Analysis of failure mechanism of forced convection in the cornea of the human eye, Capítulo 16 do livro Characterization and Development of Biosystems and Biomaterials, V. 29. pp. 217-226, Springer, janeiro 2013, http://www.springer.com/978-3-642-31469-8.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

China diz que encontrou traços de coronavírus em frango brasileiro

Carga de asas de frango que chegou a Shenzhen, no sul do país asiático, foi confiscada. Funcionários da alfândega que entraram em contato com alimentos foram testados, mas exames deram negativo. Traços do novo coronavírus foram …

Vacinação em SP começa em janeiro, segundo diretor do Butantan

Com a pandemia, inúmeras empresas estão dedicadas ao desenvolvimento de uma vacina que possa ajudar na luta contra a COVID-19. Nesta quarta-feira (12), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, afirmou que o estado …

Descoberto "Stonehenge de madeira" de 4.500 anos em Portugal

A estrutura de madeira achada é a "única na pré-história da Península Ibérica", explicou o arqueólogo que lidera as escavações. Durante uma escavação no sítio arqueológico de Perdigões, arqueólogos descobriram uma estrutura para fins cerimoniais de …

Coronavírus reaparece na "protegida" Nova Zelândia e gera alerta

A detecção de quatro casos de transmissão local do novo coronavírus, depois de mais de 100 dias sem o vírus, levou as autoridades da Nova Zelândia a restaurar a quarentena em Auckland, cidade mais populosa …

Viagem aos anos 90: Airbnb abrirá reservas para pernoites na última Blockbuster

Quem viveu o boom das locadoras nos anos 90 sabe que ir até uma Blockbuster ou redes semelhantes de VHS e DVDs era um verdadeiro programa de final de semana: a experiência de assistir a …

Joe Biden escolhe Kamala Harris como candidata a vice

Senadora eleita pela Califórnia pode se tornar a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos, caso chapa democrata derrote Donald Trump em eleição de novembro. O candidato à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira …

Bilionários do Vale do Silício apostam em bunkers para vencer fim do mundo

Esqueça a vida no espaço: bilionários do Vale do Silício estão se preparando para o apocalipse comprando bunkers. A parte mais abastada da população mundial tem se mostrado interessada em adquirir “buracos na terra” equipados para …

Presidente russo Vladimir Putin anuncia registro de 1ª vacina contra COVID-19

Nesta terça-feira (11), o presidente Vladimir Putin anunciou o registro da primeira vacina russa contra a COVID-19. "Tanto quanto sei, nesta manhã foi registrada, pela primeira vez no mundo, uma vacina contra a COVID-19", disse o …

O planeta anão Ceres é um Oceano, afirmam cientistas

O planeta anão Ceres — há muito considerado uma estéril rocha espacial — é um mundo oceânico com reservatórios de água marinha sob sua superfície, descobriu uma grande missão de exploração que divulgou seus resultados …

Líder da oposição de Belarus deixa o país

Ministro da Lituânia afirma que Svetlana Tikhanovskaya "está em segurança” no país vizinho. Regime de Alexander Lukansheko, no poder desde 1994, vem reprimindo protestos que acusam governo de fraudar eleições. O ministro das Relações Exteriores da …