Neurocientista cria imagem para provar que o cérebro é facilmente enganado

Para provar que o cérebro é facilmente enganado, uma professora de neurociência italiana se uniu a um cartunista para criar uma imagem estática que parece se mover.

Depois dos morangos que afinal não são vermelhos, do aúdio ou do .gif mudo com som, uma neurocientista criou uma nova ilusão que está ganhando força na Internet.

Mesmo não se tratando de uma imagem no formato .gif, a imagem parece se mover e, de acordo com o Diário de Notícias, isso acontece quando a nossa percepção entra em colapso – resultando em uma ilusão de ótica.

A ilusão acontece no córtex visual do cérebro, que é ativado por dois estímulos diferentes – um dedicado ao movimento e outro às cores e formas. Este último, segundo explica a neurocientista e professora Alice Proverbio, da Universidade de Milão, está “saturado” de tal forma que cria a ilusão de ótica.

A neurocientista explica ainda que se trata de “uma interação muito complexa, que leva a tais ilusões”.

As ilusões de ótica que aparecem na internet não são novidade. Muitas delas se tornam verdadeiros quebra-cabeças virais e até são capazes de se tornar casos de estudo – como é o caso da famosa imagem da mulher velha ou nova que pode revelar a nossa imagem.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O movimento existe na imagem projetada na retina, devido a formação de muitas lentes, na córnea e no cristalino, em virtude da massa de resíduos metabólicos intraocular aglutinada pela sua desidratação, devido ao defeito no mecanismo de convecção forçada, causado pelo imperfeito movimento de mudança de curvatura da córnea. Esta é a causa do movimento de torção dos olhos. Os efeitos causados pelas lentes intraoculares foi observado pela primeira vez em 1619 por Christoph Scheiner, um astrônomo e jesuíta alemão.
    Veja, entre outros:
    Nutrients and metabolic secretions transfer in cornea, Journal Defect and Diffusion Forum VI, abril 2011, http://www.scientific.net/DDF.312-315.737.
    Simulation of the Errors of Refraction in the Human Eye, Capítulo 15 do livro Analysis and Design of Biological Materials and Structures, série Advanced Structured Materials, V. 14, pp. 187-200, Springer Berlin Heidelberg, janeiro 2012, http://www.springerlink.com/content/r501382703027812/
    Analysis of failure mechanism of forced convection in the cornea of the human eye, Capítulo 16 do livro Characterization and Development of Biosystems and Biomaterials, V. 29. pp. 217-226, Springer, janeiro 2013, http://www.springer.com/978-3-642-31469-8.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …

Em último vídeo do mandato, Merkel pede que população se vacine

A chanceler alemã Angela Merkel, que deixará o poder na próxima quarta-feira (8), voltou a defender neste sábado (4) a vacinação contra a Covid-19, no último de uma série de mais de 600 vídeos …

Descobrem na China ferramenta de marfim de 99 mil anos, possivelmente a mais antiga do país

Pesquisadores desenterraram uma pá de marfim datada de há cerca de 99.000 anos em um sítio arqueológico do Paleolítico na província chinesa de Shandong. Acredita-se que o objeto seja uma das primeiras ferramentas de osso utilizadas …