Nicaraguenses culpam boneca vodu por “síndrome demoníaca” contagiosa

Cerca de trinta habitantes, na sua maioria jovens, da localidade de Santo Tomás, no sul da Nicarágua, sofrem de uma doença rara conhecida com a “Loucura da Selva” – que contraíram aparentemente depois de uma boneca vodu ter sido encontrada na região.

Segundo o jornal local Última Hora, os atingidos poderiam estar sofrendo de uma enfermidade conhecida como “grisi siknis”, ou “loucura da selva“, uma síndrome contagiosa que afeta principalmente comunidades indígenas da América do Sul e se manifesta com sintomas como náuseas, ansiedade e acessos de “frenesi acelerado”.

Os afetados relatam ter tido visões de demônios e espíritos e dizem ser capazes de indicar quem vai ser a vítima seguinte de grisi siknis.

Os habitantes da localidade atribuem a culpa do surto da doença a uma pequena boneca vodu que foi encontrada na aldeia.

Encontramos uma boneca com uma saia preta e marcada com uma cruz na cara“, diz a curandeira local, Marisella. “Isso sugere que ela está marcada por magia negra e más influências, foi possuída por um espírito ruim”, diz a curandeira.

Marisella explica que por trás destes feitiços está habitualmente alguém que pretende fazer mal a outra pessoa. Os aldeões acabaram por queimar a boneca suspeita – sem sucesso em expulsar a doença da Loucura da Selva.

Este não foi no entanto o único, nem o maior, surto desta enfermidade nos últimos anos.

Em 2016, sete estudantes foram afetados pela grisi siknis na comunidade colonial de Léon, a 97 quilômetros a noroeste de Manágua, capital da nação caribenha. Mas o maior surto aconteceu em 2003, ano em que 140 habitantes da localidade de Raití, no norte do país, foram atingidos pela misteriosa doença.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Catarro? Som da tosse? Conheça métodos alternativos para detectar a covid-19

Desde o início da pandemia, a realização de testes para detectar a covid-19 fez-se extremamente necessária. No entanto, com o passar dos meses, instituições e empresas privadas ao redor do mundo deram início ao desenvolvimento …

Ativistas preparam protesto global contra a Amazon

Um grupo internacional de ativistas climáticos, aliados a trabalhadores de armazéns da Amazon, lançou uma campanha online global, cujo objetivo é pressionar a gigante do e-commerce a oferecer melhores condições de trabalho para seus funcionários …

Pesquisadores descobrem em cometa elemento essencial para vida na Terra

A descoberta indica que os elementos imprescindíveis para o surgimento da vida podem ter chegado à Terra por meio de cometas. Pesquisadores identificaram fósforo e flúor em partículas de poeira sólida coletadas no interior do cometa …

Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material

Com o avanço do delivery de alimentos e do comércio eletrônico, além do maior uso de material hospitalar descartável como máscaras e luvas, o consumo de plásticos explodiu durante a pandemia do coronavírus. O aumento do …

Cientistas explicam por que não se consegue parar a pandemia

Cientistas turcos descobriram que a quantidade de vírus SARS-CoV-2 no organismo de pacientes assintomáticos é mais alta do que nos que apresentam sintomas, o que diferencia radicalmente o novo coronavírus de outros patógenos e explica …

Al-Ahly venceu Liga dos Campeões da CAF

A equipa egípcia do Al-Ahly arrecadou o troféu da Liga dos Campeões da Confederação Africana de futebol pela nona vez ao derrotar o outro clube egípcio, o Zamalek, por 1-2. A final 100% egípcia decorreu no …

Monolito misterioso achado no deserto dos EUA desaparece

O misterioso monolito de metal que causou grande especulação após sua descoberta em um deserto no estado americano de Utah, nos EUA, aparentemente desapareceu, segundo funcionários locais. O escritório de administração fundiária do estado de Utah …

Parlamento iraniano assina texto que impede inspeção de centrais nucleares

A proposta é uma represália ao assassinato do cientista Mohsen Fakhrizadeh, chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação do Ministério da Defesa, nesta sexta-feira (27). O governo iraniano responsabilizou Israel pelo crime, dizendo que …

Campanha pede debate da Globo online após Boulos testar positivo para covid-19

De última hora, o candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), testou positivo para covid-19. Nessa sexta-feira (27), haveria o último debate antes das eleições entre ele e o candidato à reeleição Bruno Covas …

MDZhB: a misteriosa rádio soviética que segue emitindo sinais e ruídos há quase 50 anos

Uma misteriosa estação de rádio segue ininterruptamente transmitindo somente ruídos estáticos interrompidos por sons robóticos há mais de quatro décadas. Conhecida como UVB-76 ou MDZhB, os sinais da rádio são transmitidos de dois diferentes pontos da …