O auxílio-moradia dos funcionários do judiciário é polêmico e vem sendo bastante discutido, mas Celso Karsburg, um juiz de Santa Cruz do Sul (RS), já tomou sua decisão.
Em 2014, ele recusou o auxílio-moradia dizendo que a verba era imoral, indecente e antiética e, recentemente, ele foi fotografado cuidando da praça pública Ernesto Frederico Söhnle, em Santa Cruz do Sul.
Pelo menos uma vez por semana ele sobe em um cortador de grama e apara a grama da praça. Na semana passada um vizinho fez uma foto dele cuidando da praça e postou nas redes sociais, o que fez com que a imagem rapidamente viralizasse.
O juiz disse que a praça estava mal cuidada e isso o incomodava muito, até que ele com a ajuda de alguns moradores do bairro decidiram “adotar” o espaço e dar vida nova, há 3 anos. “Há três anos, a praça estava abandonada e isso me incomodava, é ao lado da minha casa. Hoje em dia, tem mais gente que ajuda”, disse ao GaúchaZH.
Ele usa um trator que fica em um campo de futebol lá perto e costuma separar duas horas de todas as sextas-feiras para cuidar do local. Além disso, com o auxílio da prefeitura, eles construíram uma calçada a plantaram flores, dando nova vida ao local.
Ciberia // GaúchaZH / Razões para Acreditar