Nos EUA e no Canadá, pedidos por dados de usuários da Uber disparam

Cada vez mais governos e pessoas têm descoberto a importância dos dados coletados por empresas da área de tecnologia.

Afinal, os smartphones não saem do bolso das pessoas e, via de regra, acompanham seus usuários a todos os lugares. Mas as ordens judiciais para a acesso a esses dados levanta inúmeras discussões que passam por questões éticas, de privacidade e de segurança.

Nesse cenário, a Uber alega que o número de demandas policiais por dados de usuários, em 2018 aumentou 27% em relação ao ano anterior, de acordo com o relatório anual de transparência publicado pela empresa. No documento, a Uber avalia que o aumento das demandas se deve, em parte, à expansão de seus negócios, mas também a um “crescente interesse” dos governos em acessar dados de seus clientes.

Consta no relatório que a empresa recebeu 3.825 demandas, que implicavam nos dados de 21.913 usuários, somente do governo dos EUA. Dessas solicitações, foram entregues os dados em 72% dos casos, durante 2018.

Em comparação, o número é superior às 2.940 demandas de 17.181 contas feita no ano anterior, com uma taxa muito similar de entrega. Quanto ao governo canadense, em um número bem menor, as autoridades apresentaram 161 demandas por dados de 593 contas de usuários, em 2018.

Implicações das demandas

A Uber defende que o aumento da demanda por dados de clientes representa um desafio para a empresa, avaliada em US$ 82 bilhões, que concluiu seu IPO (abertura das ações na Bolsa de Valores) em maio neste ano.

“Nossa responsabilidade de preservar a privacidade do consumidor, ao mesmo tempo em que cumprimos as obrigações regulatórias e de segurança pública, se tornará cada vez mais complexa e desafiadora, à medida que atendemos a um número crescente de solicitações governamentais de dados a cada ano”, explica Uttara Sivaram, gerente global de políticas públicas de privacidade e segurança da Uber.

Ainda no relatório, a empresa de transportes também informou que divulgou informações sobre viagens de 34 milhões de usuários para reguladores dos EUA e 1,8 milhão de usuários para reguladores do Canadá.

Segundo a própria Uber, ela é obrigada a fornecer as informações solicitadas como parte dos “requisitos legais e regulatórios sob os quais estamos sujeitos”, que podem incluir locais de retirada e entrega, tarifas e outros dados que possam “identificar passageiros de forma individual.”

Mais empresas na mira do Governo

Nos últimos anos, a Uber não é a única empresa que atende a um número recorde de solicitações governamentais. A Apple, a Amazon, o Facebook e o Twitter já relataram um aumento nas demandasdo poder público ao longo do ano passado, à medida que sua base de clientes continua a crescer e os governos ficam cada vez mais interessados no potencial desses dados coletados.

Apesar do aumento nas solicitações pela lei, a Uber declara que “ainda não recebeu uma solicitação da segurança nacional” até o momento presente. Mas grande parte das demandas da Agência de Segurança Nacional (NSA), são acompanhadas por regras de sigilo que impedem as empresas de divulgar qualquer dado sobre a demanda.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …