Novo tipo de diamantes é descoberto na Rússia

Geólogos descobriram um novo tipo de diamantes na lava solidificada do vulcão Tolbachik, localizado na Kamchatka (oriente da Rússia), divulgou o Ministério da Educação e Ciência russo. 

Os novos diamantes são bastante grandes – de 250 a 700 µm (micrômetros) e as suas caraterísticas geoquímicas e mineralógicas são muito diferentes das de outros tipos de diamantes – do ponto de combustão à composição de micromistura.

“Na lava que solidificou-se durante as erupções de vulcão Tolbachik entre 2012 e 2013 foram descobertos diamantes de um tipo novo, ainda não encontrado. Eles foram chamados de diamantes de Tolbachik. Segundo os geólogos russos, estes diamantes únicos não foram formados no fundido magmático, senão nos gases vulcânicos, como resultado da cristalização vinda do choque pelas descargas elétricas de raios”.

O vulcão Tolbachik entrou em atividade em 27 de dezembro de 2012 e se acalmou em 9 de outubro de 2013. A erupção foi de tipo havaiana, quer dizer, houve erupção em fissuras, quando a lava brota de uma fissura na zona rifte de um vulcão e escorre pela encosta, juntando-se a outras correntes de lava.

O vulcão é o segundo maior vulcão na Eurásia e têm uma propriedade incrível: ele se destaca de outros vulcões ativos de Kamchatka com erupções de magma basáltico. O ministério russo divulgou:

“Até o momento na lava vulcânica solidificada foram levados várias centenas de diamantes – não é pouco! Tal volume de diamantes só pode ser comparado com tais minas anormalmente ricos de diamantes como Dachin na Índia (77 diamantes em 1 kg de solo) e com mina única em Canadá (1500 diamantes em 28 kg de solo)”.

Os cientistas esperam que a descoberta possa ajudar em buscas de novos minas de diamantes.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

YouTube exibe mais de 100 filmes de ‘Cannes’ e outros festivais de cinema durante quarentena

Assim como outros eventos do cinema em 2020, o ‘Festival de Cannes’ foi cancelado em função da pandemia do novo coronavírus. Já os festivais de Veneza e Toronto, previstos para setembro, ainda são incertos. Mas, …

Moradores do Catar compram novos celulares para escapar de aplicativo espião anti-Covid

Os aplicativos para smartphones destinados a rastrear pessoas infectadas com o novo coronavírus se tornaram instrumentos de controle das atividades de milhares de cidadãos, principalmente em países não democráticos. É o caso do emirado do Catar, …

Apenas 22% das empresas têm recursos para manter atividades por mais um mês, diz CNI

Levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) diz que apenas 22% das empresas têm recursos para manter atividades por mais um mês diante da crise do coronavírus. O relatório aponta que 45% das empresas podem …

Satélites podem ter problemas com o enfraquecimento do campo magnético da Terra

O campo magnético da Terra protege nosso planeta da radiação solar perigosa, mas ele não é estático. Nos últimos 200 anos ele ficou 9% mais fraco, e esse enfraquecimento pode causar problemas de funcionamento em …

Netflix não está enviando seus filmes para os festivais como costumava fazer

A pandemia de COVID-19 causou complicações em todas as áreas e festivais de todos os tipos tem sofrido intensamente com a impossibilidade de reunir pessoas. O Oscar 2021, um dos maiores festivais de cinema e, certamente, …

Metade da matéria do universo havia sumido, mas foi encontrada

Uma equipe internacional de pesquisadores parece ter finalmente resolvido o “problema dos bárions desaparecidos”. Bárion é uma classificação genérica para um tipo partículas que engloba prótons e nêutrons. Estas partículas, por sua vez, são os blocos …

Máscara elétrica autolimpante que carrega celular deverá custar apenas 1 dólar

Devido à pandemia do coronavírus, diversos especialistas alertam para a, cada vez mais real, possibilidade de usarmos máscaras para sair de casa até, no mínimo, o final do ano. Por isto, diversas empresas estão estendendo …

Bolsonaro bate recorde de rejeição, mostra Datafolha

Na primeira pesquisa feita após divulgação de vídeo da reunião ministerial, 43% dos entrevistados consideram governo ruim ou péssimo. Entre os quatro últimos presidentes eleitos, Bolsonaro é o pior avaliado. O índice de rejeição ao presidente …

Renault detalha plano econômico e anuncia 4.600 cortes na França

A empresa automobilística revelou nesta sexta-feira seu plano de cortes no país que integra um plano de economias de cerca de € 2 bilhões (cerca de R$ 12 bilhões) em três anos. A Renault …

Asteroide que dizimou os dinossauros teria atingido a Terra em "ângulo letal"

A teoria mais aceita é a de que os dinossauros foram extintos após um asteroide atingir a Terra de maneira catastrófica há 66 milhões de anos, causando danos sem precedentes em todo o planeta. Agora, segundo …