Novo tratamento aumentou vigor e inverteu queda de cabelo em ratos velhos

Pesquisadores holandeses desenvolveram uma nova terapia peptídica que reverteu alguns dos sintomas de envelhecimento em ratos, incluindo perda de cabelo e resistência reduzida.

O tratamento visa especificamente células senescentes, células danificadas que se acumulam à medida que envelhecemos, levando à inflamação e problemas de saúde.

Se resultados semelhantes puderem ser replicados em seres humanos, estes peptídeos poderão formar a base de novos tratamentos para condições relacionadas à idade. A pesquisa foi publicada na revista científica Cell.

A descoberta

Células senescentes perdem a capacidade de se dividir, mas se recusam a morrer completamente. Como resultado, quando se acumulam, aumentam o risco de doenças.

Pesquisadores do Erasmus University Medical Center, na Holanda, descobriram que um peptídeo era capaz de eliminar células senescentes em ratos, induzindo o processo natural de morte celular, deixando somente células saudáveis no organismo.

Em um nível biológico, o peptídeo trabalha bloqueando os sinais entre duas proteínas chamadas FOXO4 e p53, que quando interagem são cruciais no processo de senescência celular. Quando esse canal de comunicação é desligado, as células se autodestroem.

Os resultados

Após o peptídeo ser administrado, os efeitos nos ratos foram dramáticos: pelagem que havia caído cresceu novamente, a função renal melhorou, e os animais foram capazes de correr duas vezes mais do que os ratos do grupo de controle que não receberam o tratamento.

O estudo foi originalmente focado na função renal, mas a equipe notou essas outras melhorias também, como crescimento do pelo e resistência aumentada.

Após um ano de testes, não foram observados efeitos colaterais evidentes.

(dr) Peter L.J. de Keizer

Benefícios do peptídeo sobre a queda de pelo. O animal à esquerda recebeu o peptídeo, o da direita não.

Benefícios do peptídeo sobre a queda de pelo. O animal à esquerda recebeu o peptídeo, o da direita não.

Próximas etapas

O que torna este estudo particularmente interessante é a maneira como o peptídeo parece reverter sintomas de envelhecimento que já ocorreram, como a regeneração da pelagem.

A grande questão agora é saber se melhorias semelhantes podem ser vistas em seres humanos. Embora não haja nenhuma garantia, os cientistas estão planejando ensaios clínicos com pessoas.

A equipe quer experimentar o peptídeo em pacientes com tumores cerebrais, especificamente glioblastoma multiforme, porque as células cancerosas têm biomarcadores semelhantes às células senescentes, e a técnica de bloqueio de proteínas pode ser eficaz nesse caso.

Preocupações

Há anos, os cientistas procuram maneiras de anular os efeitos das células senescentes à medida que envelhecemos, mas nenhum tratamento foi desenvolvido para humanos até agora.

Uma preocupação é que ainda há questões não solucionadas sobre o que aconteceria se as células senescentes fossem mortas sem nada para substituí-las.

Remover com segurança tais células é uma das três abordagens que os pesquisadores estão estudando nessa área, junto com prevenir danos nas células em primeiro lugar e estimular células-tronco para melhorar a regeneração dos tecidos uma vez que as senescentes são removidas.

Se os cientistas descobrirem uma maneira de curar os males da idade, é provável que a solução seja uma combinação dessas estratégias.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …