Órbitas caóticas podem levar a Terra a colidir com Marte

A Terra pode colidir com Marte dentro de bilhões de anos, escreve o geofísico norte-americano Stephen Meyers na revista Scientific American.

O cientista da Universidade do Wisconsin–Madison, EUA, realizou uma investigação e concluiu que o Sistema Solar é caótico.

“A grande descoberta desta investigação foi ter encontrado a primeira evidência geológica inequívoca que confirma a ideia de que o Sistema Solar é caótico“, diz Meyers, em entrevista ao podcast da revista Scientific American.

Falando sobre a qualidade caótica do sistema, Meyers usa o sentido matemático da palavra, segundo o qual o futuro de um sistema complexo é fortemente dependente das condições iniciais. Assim, uma mudança ocasional nas órbitas dos planetas pode ser causada por uma interação mal determinada entre corpos no Sistema Solar.

“Isso é também conhecido como efeito borboleta. É exatamente o mesmo fenômeno. A ideia de que uma borboleta voando sobre o Oceano Índico poderia influenciar padrões climáticos na América do Norte uma semana depois,” explica Meyers.

O cientista encontrou provas da teoria em uma rocha no Colorado. A rocha é sedimentar, o que indica alterações climáticas causadas pelas variações da quantidade de luz solar que atinge o planeta. Segundo ele, isso é resultante das mudanças da órbita terrestre.

De acordo com a revista, durante os últimos 50 milhões de anos a órbita mudou de forma em cada 2,4 milhões de anos, o que levou ao mesmo tempo a alterações climáticas.

Entretanto, a equipe de Meyers examinou as rochas do Colorado e concluiu que cerca de 85 milhões de anos atrás, esse período foi de 1,2 milhões de anos. Segundo os cientistas, tal está ligado à interação entre a Terra e Marte, o que é caraterístico de um sistema caótico.

Segundo Meyers, uma das consequências possíveis é a colisão de Marte com a Terra – embora a probabilidade de isso acontecer não seja grande.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas desenvolvem holograma com som e toque iguais aos de Star Wars

Quando pensamos em desenvolver tecnologias baseadas nos filmes de Star Wars, a primeira, segunda e terceira coisa que passa pela cabeça dos fãs é a criação de sabres de luz da vida real. Mas, para os …

Secom diz que não há 'indicativo de câncer de pele' em Bolsonaro

Após o presidente Jair Bolsonaro declarar que tinha feito exame para investigar "possível câncer de pele", a Secretaria de Comunicação da Presidência disse por nota que não havia qualquer indicativo da doença. O chefe de Estado …

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, …

Boris Johnson vence por ampla margem no Reino Unido

O Partido Conservador do atual primeiro-ministro, Boris Johnson, conquistou a maioria absoluta dos assentos no Parlamento do Reino Unido nas eleições realizuadas nesta quinta-feira (12/12) no país. Esse resultado eleitoral garante ao premiê o número …

Simples e atemporal, azul clássico é a cor de 2020, segundo a Pantone

A cor do ano de 2020 será o Classic Blue, um azul clássico que oferece estabilidade e conexão. Quem diz isso é a Pantone, a principal empresa de cores do mundo, que oferece o sistema …

Segredos do idioma dos orangotangos são revelados

Um novo estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra) desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Exaustos com o Brexit, britânicos vão às urnas pela quarta vez em quatro anos

O Reino Unido está indo às urnas nesta quinta-feira (12) para o que está sendo chamada de a eleição mais importante desta era. Os britânicos estão diante de duas escolhas: apoiar o primeiro-ministro conservador Boris Johnson e …

VÍDEO da NASA revela degelo dramático das geleiras do Alasca

Vídeo recém-publicado mostra derretimento de geleiras e calotas de gelo do Alasca visto do espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos, e dão aos cientistas novas ideias relacionadas aos efeitos das mudanças climáticas …

Greta Thunberg é eleita Pessoa do Ano pela "Time"

Revista dedica capa à jovem adolescente sueca por liderar a maior manifestação pelo clima na história da humanidade e diz que mudanças significativas raramente ocorrem sem a força mobilizadora de indivíduos influentes. A ativista sueca Greta …

Companhia aérea adota copos comestíveis para substituir descartáveis

A redução do uso de plástico como medida de combate à poluição é necessidade urgente e, ainda que cada um de nós seja parte desse destrutivo consumo, é sabido que a diferença se dá de …