Marlin, o pai de Nemo, devia se chamar Marlene

Ao contrário do que se viu no popular filme da Disney, Procurando Nemo, quando Nemo regressa a casa deveria ter encontrado o pai, Marlin, muito mudado.

Segundo cientistas franceses, os peixes-palhaços machos mudam de sexo quando ficam “viúvos”. Por isso, segundo a ciência, Marlin nunca esperaria o pequeno Nemo, que andou perdido pelos oceanos, na anêmona que era a sua casa.

Pelo menos, não sendo mais macho.

O peixe-palhaço masculino muda de sexo quando a parceira morre, que assume o papel de protetora do lar, tendo um caráter mais agressivo e protegendo a anêmona onde habitam.

No mundo animal, os machos da espécie peixe-palhaço assumem o papel dos cuidados parentais, tomando conta dos ovos e dos peixes jovens. Por isso, quando a parceira fêmea morre, o macho se vê obrigado a assumir o papel protetor e, para isso, mudar de sexo, segundo o Daily Mail.

Especialistas de duas universidades de Paris pesquisaram as mudanças comportamentais, fisiológicas e hormonais nos peixes-palhaços ao longo de vários anos da ilha de Moorea, na Polinésia Francesa.

Os peixes-palhaços habitam em climas tropicais em anêmonas, onde permanecem a vida inteira. Os peixe machos tendem a cuidar dos ovos e ventilá-los enquanto as fêmeas atuam como guardas de segurança, emitindo chamadas de aviso e até mesmo lançando ataques.

Sabe-se há algum tempo que o peixe cor de laranja e listras brancas, imortalizado na animação digital, torna-se feminino se o seu companheiro é comido ou morre. Mas o novo estudo revela o quão viscoso eles podem se tornar.

No filme, a mãe de Nemo é devorada por uma barracuda, mas o pai, Marlin, sobrevive. Nemo, o único bebê sobrevivente, se perde no primeiro dia de aula e é perseguido pelos tubarões antes de finalmente encontrar o caminho de volta para casa.

Para garantir a sobrevivência do grupo, Marlin teria se transformado em… Marlene, disseram os pesquisadores. Em imagens extraordinárias, os cientistas capturaram o momento em que um peixe-palhaço feminino desaparece de casa para atacar um tubarão que se aproxima.

A Doutora Suzanne Mills, bióloga evolutiva da Ecole Pratique des Hautes Etudes at Criobe, disse: “A fêmea é agressiva para os predadores e é quem protege a anêmona. Se ela morre, o macho, pai de Nemo, muda de sexo e se torna uma fêmea reprodutora”.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

'Estamos em guerra': França confiscou 1 milhão de máscaras destinadas à Espanha e Itália

Os dois países se envolveram em uma disputa diplomática depois que parte das máscaras com destino a outros países vindas da China foram retidas em cidades francesas. As autoridades francesas apreenderam milhões de máscaras que uma …

Sobrevivente da 2ª Guerra e Gripe Espanhola se cura do coronavírus ao 104 anos

Depois da Segunda Guerra Mundial e da pandemia de gripe espanhola, a nova inimiga do soldado aposentado William ‘Bill’ Lapschies, nascido em Salem em 1916, foi a Covid-19 – e ele venceu a batalha! Aos 104 …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

UE teme que política autoritária adotada na Hungria por causa do coronavírus tenha efeito dominó no bloco

Em nome da luta contra o novo coronavírus, a Hungria estabeleceu estado de emergência e concedeu poderes ilimitados ao governo de Viktor Orbán. A Europa condena o uso político da pandemia da Covid-19 e …

Grécia põe campo de refugiados em quarentena após infeção

Autoridades confirmam ao menos 20 infecções, todas sem sintomas. Exames foram feitos após uma mulher que deu à luz ter testado positivo para o novo coronavírus no hospital. A Grécia colocou em quarentena o campo de …

Bactérias em rochas a 6 km de profundidade no Pacífico reacendem esperanças de vida em Marte

Bactérias unicelulares recém-descobertas nas profundezas marinhas deram aos investigadores pistas sobre como podem encontrar vida em Marte. A novidade científica foi anunciada hoje (2) no portal SciTechDaily em um artigo da Universidade de Tóquio, Japão. Estas …

JK Rowling lança portal do Harry Potter e salva quarentena mundial

A saga de ‘Harry Potter’ acabou faz muito tempo e conquistou milhões de fãs ao redor de todo o mundo. E nesse momento de quarentena, quem poderia esquecer do bruxinho mais famoso da cultura pop? Quem …

Potência agrícola da Europa, Itália enfrenta falta de mão de obra para manter cadeia produtiva de alimentos

“Existe o risco de escassez de alimentos no mercado mundial, devido a perturbações derivadas da COVID-19 no comércio internacional e nas cadeias de suprimentos” . Este foi o alarme lançado na quarta-feira (1) em …

"Gangue" de cabras selvagens toma conta das ruas de uma cidade britânica em quarentena

Um rebanho de cabras selvagens simplesmente tomou as ruas desertas de Llandudno, no País de Gales, enquanto seus residentes ficam dentro de casa para limitar a propagação do coronavírus. O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, …

Floresta tropical de mais de 90 milhões de anos é descoberta na Antártica

Os restos do que outrora teria sido uma floresta tropical na Antártica foram descobertos em uma amostra de gelo obtida no continente congelado. A floresta, que existiu há 90 milhões anos, quando os dinossauros ainda habitavam …