Marlin, o pai de Nemo, devia se chamar Marlene

Ao contrário do que se viu no popular filme da Disney, Procurando Nemo, quando Nemo regressa a casa deveria ter encontrado o pai, Marlin, muito mudado.

Segundo cientistas franceses, os peixes-palhaços machos mudam de sexo quando ficam “viúvos”. Por isso, segundo a ciência, Marlin nunca esperaria o pequeno Nemo, que andou perdido pelos oceanos, na anêmona que era a sua casa.

Pelo menos, não sendo mais macho.

O peixe-palhaço masculino muda de sexo quando a parceira morre, que assume o papel de protetora do lar, tendo um caráter mais agressivo e protegendo a anêmona onde habitam.

No mundo animal, os machos da espécie peixe-palhaço assumem o papel dos cuidados parentais, tomando conta dos ovos e dos peixes jovens. Por isso, quando a parceira fêmea morre, o macho se vê obrigado a assumir o papel protetor e, para isso, mudar de sexo, segundo o Daily Mail.

Especialistas de duas universidades de Paris pesquisaram as mudanças comportamentais, fisiológicas e hormonais nos peixes-palhaços ao longo de vários anos da ilha de Moorea, na Polinésia Francesa.

Os peixes-palhaços habitam em climas tropicais em anêmonas, onde permanecem a vida inteira. Os peixe machos tendem a cuidar dos ovos e ventilá-los enquanto as fêmeas atuam como guardas de segurança, emitindo chamadas de aviso e até mesmo lançando ataques.

Sabe-se há algum tempo que o peixe cor de laranja e listras brancas, imortalizado na animação digital, torna-se feminino se o seu companheiro é comido ou morre. Mas o novo estudo revela o quão viscoso eles podem se tornar.

No filme, a mãe de Nemo é devorada por uma barracuda, mas o pai, Marlin, sobrevive. Nemo, o único bebê sobrevivente, se perde no primeiro dia de aula e é perseguido pelos tubarões antes de finalmente encontrar o caminho de volta para casa.

Para garantir a sobrevivência do grupo, Marlin teria se transformado em… Marlene, disseram os pesquisadores. Em imagens extraordinárias, os cientistas capturaram o momento em que um peixe-palhaço feminino desaparece de casa para atacar um tubarão que se aproxima.

A Doutora Suzanne Mills, bióloga evolutiva da Ecole Pratique des Hautes Etudes at Criobe, disse: “A fêmea é agressiva para os predadores e é quem protege a anêmona. Se ela morre, o macho, pai de Nemo, muda de sexo e se torna uma fêmea reprodutora”.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ultrassom destrói células cancerosas

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia e do Instituto de Pesquisa Beckman da Cidade da Esperança desenvolveram uma técnica de ultrassom direcionado de baixa intensidade que mata células cancerígenas sem afetar as células saudáveis …

Robôs são maior ameaça à humanidade que mudança climática, segundo especialista

Especialista em inteligência artificial acredita que robôs podem ser hackeados por terroristas, além de outros problemas, tornando-os potencialmente perigosos para o homem. Se por um lado a tecnologia pode ajudar o homem em suas tarefas do …

Sem capacidade para reciclar, Malásia devolve lixo para países desenvolvidos

A Malásia devolveu 150 contêineres de lixo ilegal para seus países de origem. Entre eles estão os Estados Unidos, a França, o Reino Unido e o Canadá, anunciaram as autoridades nesta segunda-feira (20). Segundo …

Defesa de Trump diz que processo de impeachment é ilegal

Em primeira manifestação formal desde o início do julgamento do presidente, defesa acusa oposição democrata de tentar interferir nas eleições de 2020. Os advogados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disseram neste sábado que o …

Cidade de interior de SP inicia tarifa zero no transporte público

Enquanto diversas capitais ao redor do país aumentam o valor das passagens no transporte público, algumas outras cidades pensam diferente. Se o transporte coletivo gratuito parece um sonho inalcançável e utópico, algumas administrações públicas buscam maneiras …

Quantos anos de vida saudável os ricos ganham em relação aos pobres?

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres. A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais …

O país sul-americano que deve crescer 14 vezes mais que a China neste ano

A Guiana ganhou na loteria e está prestes a resgatar o prêmio. Seus vizinhos, especialmente a Venezuela, aguardam intrigados para saber em que ela vai gastar. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia …

Portugal supera marca histórica de 500 mil imigrantes residindo no país; brasileiros são a maioria

Portugal atingiu um número recorde de imigrantes vivendo no país. O anúncio foi feito pelo governo nesta quarta-feira (15), durante debate no Parlamento sobre o Orçamento de Estado para 2020. "Os dados preliminares levam a dizer …

Papa Francisco nomeia primeira mulher para cargo de alto escalão no Vaticano

Pela primeira vez, uma mulher ocupará um cargo de alto nível no Vaticano. O Papa Francisco nomeou Francesca Di Giovanni para a função de vice-ministra da Secretaria de Estado da Santa Sé, órgão equivalente ao …

Khamenei chama Trump de "palhaço" e exalta ataque a bases dos EUA

Em primeiro sermão desde 2012, líder supremo do Irã afirma que Trump finge apoio ao povo iraniano e pede união após dizer que queda de avião foi "acidente trágico". EUA admitem que militares ficaram feridos. O …