Basta acompanhar uma Copa do Mundo para rapidamente perceber que a coisa vai muito além de uma simples competição de futebol: para além das tramoias e das negociatas que infelizmente contaminam esse evento, trata-se de um imenso encontro mundial em celebração, de diferentes nacionalidades, identidades, etnias, religiões e regiões.
A partir de tal sentido, uma pesquisa, publicada pelo National Bureau of Economic Research, sugere que o bom desempenho de uma seleção nacional num torneio de tal escala possuiria um sentido político profundo: pode ser capaz de unir nações divididas.
O estudo, realizado por um time internacional de economistas, baseou-se em países da África subsaariana para explorar o efeito da vitória de uma seleção de futebol sobre o sentido étnico e nacional de identidade.
Lembrando do processo de união nacional promovido por Nelson Mandela ao redor do time sul-africano de rúgbi em 1995 (mesmo se tratando de um esporte e equipe ligada à África do Sul branca), o estudo concluiu que, após uma vitória, o senso de identidade nacional e coletivo mais amplo cresce diante da identidade étnica e tradicionalmente mais segregada.
Mais do que isso, membros de certo grupo étnico passam a confiar mais em outros grupos que igualmente formam a nação. Em resumo, os cidadãos de um país se integram e se identificam mais com grupos distintos, que formam tal população, após um bom desempenho em uma competição internacional de futebol.
O estudo se baseou em uma pesquisa realizada a partir de 70 partidas entre 2002 e 2013, e sugere, portanto, que o mesmo efeito pode acontecer sobre polarizações políticas e ideológicas que possam dividir uma nação.
Até mesmo níveis de conflitos e violência se reduziram drasticamente entre as nações que, por exemplo, chegaram às finais da Copa Africana de Nações. Tal diferença persistiu, segundo o estudo, por até seis meses após as partidas, em comparação com países que não foram longe no torneio.
Trata-se, portanto, de um desafio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para países em conflito – além de um exemplo do impacto e da importância do esporte em qualquer lugar do mundo.
Ciberia // Hypeness