Desempenho positivo na Copa do Mundo diminui polarização política e até violência

Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Basta acompanhar uma Copa do Mundo para rapidamente perceber que a coisa vai muito além de uma simples competição de futebol: para além das tramoias e das negociatas que infelizmente contaminam esse evento, trata-se de um imenso encontro mundial em celebração, de diferentes nacionalidades, identidades, etnias, religiões e regiões.

A partir de tal sentido, uma pesquisa, publicada pelo National Bureau of Economic Research, sugere que o bom desempenho de uma seleção nacional num torneio de tal escala possuiria um sentido político profundo: pode ser capaz de unir nações divididas.

O estudo, realizado por um time internacional de economistas, baseou-se em países da África subsaariana para explorar o efeito da vitória de uma seleção de futebol sobre o sentido étnico e nacional de identidade.

Lembrando do processo de união nacional promovido por Nelson Mandela ao redor do time sul-africano de rúgbi em 1995 (mesmo se tratando de um esporte e equipe ligada à África do Sul branca), o estudo concluiu que, após uma vitória, o senso de identidade nacional e coletivo mais amplo cresce diante da identidade étnica e tradicionalmente mais segregada.

Mais do que isso, membros de certo grupo étnico passam a confiar mais em outros grupos que igualmente formam a nação. Em resumo, os cidadãos de um país se integram e se identificam mais com grupos distintos, que formam tal população, após um bom desempenho em uma competição internacional de futebol.

O estudo se baseou em uma pesquisa realizada a partir de 70 partidas entre 2002 e 2013, e sugere, portanto, que o mesmo efeito pode acontecer sobre polarizações políticas e ideológicas que possam dividir uma nação.

Até mesmo níveis de conflitos e violência se reduziram drasticamente entre as nações que, por exemplo, chegaram às finais da Copa Africana de Nações. Tal diferença persistiu, segundo o estudo, por até seis meses após as partidas, em comparação com países que não foram longe no torneio.

Trata-se, portanto, de um desafio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para países em conflito – além de um exemplo do impacto e da importância do esporte em qualquer lugar do mundo.

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …