Os ratos eram inocentes; foram os humanos que espalharam a peste negra

Afinal, os ratos não foram os culpados pela propagação da peste bubônica, que matou milhares de pessoas na Europa no século XIV.

Até agora, acreditava-se que os roedores e suas pulgas tinham sido os culpados pela propagação da doença. No entanto, uma equipe de pesquisadores das universidades de Oslo, na Noruega, e de Ferrara, na Itália, concluiu que a Peste Negra pode ter sido propagada por “pulgas e piolhos humanos”.

Estima-se que a peste negra, o primeiro dos diversos surtos de peste bubônica, tenha matado 25 milhões de pessoas, mais de um terço da população europeia, entre 1347 e 1351.

O estudo, publicado nos Proceedings of the National Academy of Science, se baseou nos registros sobre os padrões de disseminação da peste, permitindo aos cientistas construir modelos da dinâmica da doença em nove cidades da Europa, explicou Nils Stenseth, da Universidade de Oslo, à BBC.

Katharine Dean, da mesma universidade, disse que “a praga transformou a história humana”, daí ser tão importante entender como se alastrou e por que isso aconteceu tão rapidamente.

Através das simulações de surtos da doença, a equipe criou três modelos nos quais a praga era disseminada por ratos, transmissão aérea e pulgas e piolhos que vivem em seres humanos (ou em suas roupas).

O “modelo do parasita humano”, como chamaram os cientistas, provou ser a explicação mais adequada em sete das nove cidades. “A conclusão foi muito clara. O modelo dos piolhos se encaixa melhor”, diz Stenseth, explicando que “seria improvável que a doença tivesse se espalhado tão rapidamente com a transmissão por ratos”.

Além disso, uma das evidências que sustenta o estudo é que, se fosse espalhada por ratos, teria se assistido a uma enorme mortalidade de roedores, algo que não se verifica.

Esta praga ainda é endêmica em alguns países da Ásia, África e Américas, pelo que o novo estudo tem um especial interesse dado que é importante entender o que se passou com a epidemia no passado, para poder reduzir a mortalidade no futuro.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 2010 e 2015 houve 3.248 casos da doença registrados em todo o mundo, incluindo 584 mortes.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientista da NASA revela possível localização de vida extraterreste em Marte

Alfonso Davila, cientista da NASA, acredita que haja vida em Marte e afirma que a NASA elaborou um plano para realizar uma investigação do subsolo do planeta. O cientista também revela que há diversos desafios na …

Em contexto de tensão na Síria, diplomacia boicota jogo entre França e Turquia

A polícia reforçou suas equipes nos arredores do estádio. Já os responsáveis pela segurança dentro do Stade France passarão dos 1.200 habituais para 1.400 homens. Há temores de que torcedores turcos e militantes pró-curdos se enfrentem …

Enterros verdes: Paris inova e inaugura seu primeiro cemitério sustentável

O cemitério de Ivry-sur-Seine, no subúrbio de Paris, reservou uma área de 1.560 metros quadrados para enterros sustentáveis. A nova ala deverá ajudar a diminuir o impacto gerado pelos enterros tradicionais. A contaminação do solo e …

Microsoft quer levar internet a mais de 40 milhões de pessoas em 2022

A inicativa Airband, desenvolvida pela Microsoft, está sendo expandida com a meta de conectar mais de 40 milhões de pessoas à internet até julho de 2022. Lançado em 2017, o programa visa o aprimoramento da internet …

Abandonados, curdos encontram em inimigo dos EUA um aliado

Regime sírio, um aliado russo, desloca tropas para a fronteira em apoio a milícias curdas, que estão sendo atacadas pela Turquia desde que perderam apoio de Trump. Nova aliança representa reviravolta no conflito. As Forças Armadas …

Experimento quântico indica que viagem no tempo é possível

Utilizando um computador quântico cientistas conseguiram fazer com que a máquina voltasse em uma fração de segundo ao passado mostrando que a viagem no tempo é possível. Viajar ao passado é um dos maiores sonhos da …

Dobram os focos de queimadas em terras indígenas da Amazônia

Números são os maiores desde 2011. Parque do Xingu registrou o total mais alto de sua história. Segundo Ipam, aumento se deve à ação de invasores em combinação com período de secas intensas. Dados do Instituto …

Obesidade cresce de forma acelerada no Brasil e se aproxima da taxa dos países ricos, indica OCDE

A quantidade de pessoas obesas no Brasil cresceu de forma mais acelerada que a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Agora, o Brasil se aproxima da taxa do problema …

É detectado quando asteroide recém-descoberto poderia impactar Terra

A Agência Espacial Europeia (ESA) acrescentou um novo asteroide à sua lista de perigos porque esse corpo celeste pode colidir com a Terra dentro de 65 anos. O asteroide se chama 2019 SU3, tem um diâmetro …

Queniano completa maratona em menos de duas horas

O queniano Eliud Kipchoge fez história no atletismo neste sábado (12/10) ao se tornar a primeira pessoa a correr uma maratona em menos de duas horas. O atleta de 34 anos terminou a prova clássica …