Oxigênio descoberto em Marte intriga cientistas da NASA

JPL-Caltech / MSSS / NASA

Padrão de comportamento do oxigênio recém-descoberto pelo rover Curiosity, da NASA, é tão diferente que os cientistas não conseguem desvendá-lo através dos processos químicos conhecidos pela ciência.

A agência espacial norte-americana divulgou os resultados da análise realizada pelo Curiosity, registrando que a composição do ar marciano possui 95% em volume de dióxido de carbono, 2,6% de nitrogênio molecular, 1,9% de argônio, 0,16% de oxigênio molecular e 0,06% de monóxido de carbono.

Sabe-se também que as moléculas de ar em Marte se misturam e circulam conforme a pressão do ar ao longo do ano. A pressão no Planeta Vermelho varia de acordo com as estações, sendo que no inverno o CO2 congela nos polos, diminuindo a pressão no planeta, enquanto que na primavera e verão o CO2 evapora, elevando a pressão do ar.

Além disso, os cientistas descobriram que a concentração de nitrogênio e argônio é alterada de acordo com a quantidade de CO2 existente no ar.

Misteriosamente, a quantidade de oxigênio no ar aumentou em até 30% na primavera e verão, retornando aos níveis previstos no outono. Esse comportamento é tão estranho que os cientistas ainda não foram capazes de explicá-lo.

“Estamos com dificuldade para encontrar uma explicação”, afirmou Melissa Trainer, cientista da NASA, ressaltando que o problema seria uma fonte química que ainda não pode ser explicada.

“Acreditamos que deva haver algo no solo superficial que muda sazonalmente, pois não há átomos de oxigênio disponíveis na atmosfera suficientes para causar esse comportamento”, afirmou Timothy McConnochie, cientista e coautor do estudo.

Vale ressaltar que algo semelhante ocorre com o metano, que é elevado em cerca de 60% durante o verão, semelhante ao que ocorre com o oxigênio. Agora, os cientistas pretendem descobrir se os dois fenômenos estariam sendo influenciados por uma mesma química misteriosa no planeta.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas finalmente criam neurônios artificiais

Uma equipe internacional liderada por pesquisadores da Universidade de Bath (Inglaterra) realizou um feito inédito: conseguiu reproduzir a atividade biológica de neurônios usando chips de silicone. E o que é ainda melhor: esses “neurônios artificias” requerem …

Huawei pode lançar novos smartphones no Brasil, afirma executivo

A Huawei oficializou, nesta quinta-feira, 5, uma plataforma de auxílio aos desenvolvedores para publicarem e divulgarem seus aplicativos para os dispositivos da companhia. Chamada Huawei Ability Gallery, trata-se de uma expansão do ecossistema da App Gallery, …

Metrô de Paris ficará em greve até segunda-feira contra reforma da Previdência

A greve dos metroviários de Paris contra o projeto de reforma da Previdência francesa foi prorrogada até segunda-feira (9). Nas assembleias-gerais realizadas pela categoria na manhã de quinta-feira (5), primeiro dia da paralisação, quase todos os …

"Operação Maleta Verde", o escândalo que atinge governo e oposição na Venezuela

Com semblante mais sério que de costume, Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino da Venezuela pelos Estados Unidos, pelo parlamento da União Europeia e por vários países da América Latina, dirigiu-se a jornalistas reunidos em …

Sarampo causou mais de 140 mil mortes em 2018

De acordo com OMS, maioria das vítimas tinha menos de cinco anos de idade e não havia sido vacinada. No ano passado, foram registrados quase 10 milhões de casos da doença no mundo. O sarampo causou …

O que contribuiu em peso para o 'colapso maia'?

Pesquisas recentes reforçam a teoria de que o colapso de muitas das grandes cidades maias mesoamericanas estava relacionado a períodos prolongados de seca, alguns de até 200 anos. Nayelli Jiménez Cano, pesquisadora do Laboratório de Zooarqueologia …

Com 39% da população abaixo da linha da pobreza, Ruanda patrocina PSG e causa polêmica

O time de futebolParis Saint-Germain (PSG) divulgou nesta quarta-feira (4), uma parceria de três anos com o governo de Ruanda, sem especificar o valor. Em maio de 2018, o país africano já havia assinado um acordo …

Os pássaros estão encolhendo, e você nunca vai adivinhar por quê

De acordo com um novo estudo americano, devido a mudança climática, os pássaros estão encolhendo em tamanho, embora a envergadura de suas asas esteja ficando maior. “Descobrimos que quase todas as espécies estavam ficando menores. As …

Navio de combate alemão da 1ª Guerra Mundial é encontrado nas Malvinas

Um cruzador alemão, afundado pelos britânicos durante a Primeira Guerra Mundial em 8 de dezembro de 1914, foi achado perto da costa das ilhas Malvinas. Trata-se do SMS Scharnhorst, principal navio da esquadra do almirante Maximilian …

Impeachment de Trump avança nos EUA: entenda o caso em poucas palavras

Você já deve ter ouvido falar que a reação a um polêmico telefonema com um líder estrangeiro ameaça o futuro da Presidência de Donald Trump. O presidente americano enfrenta um inquérito de impeachment sob a acusação …