Sonda da NASA captou o som do vento em Marte

NASA

A sonda InSight vai explorar o subsolo de Marte

A sonda InSight da NASA pousou em Marte em 26 de novembro, tendo a missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Por enquanto, nos presenteou com o som do vento no nosso planeta vizinho.

No dia 1º de dezembro, os sensores da sonda InSight da NASA registraram o murmúrio causado pelas vibrações do vento em Marte. A agência norte-americana estima que os ventos sopravam a 5 ou 7 metros por segundo, de noroeste para sudoeste.

Bruce Banert, principal pesquisador da InSight no Jet Propulsion Laboratory, em Pasadena, disse que “captar esse áudio foi um prazer não planejado“.

“Mas um dos aspectos da nossa missão é dedicado a medir o movimento em Marte e, naturalmente, isso inclui o movimento causado por ondas sonoras”, acrescentou no comunicado à imprensa da NASA.

Esse é o som original, captado pela sonda. Para o conseguir ouvir, a NASA recomenda que se use fones de ouvido.

No entanto, em uma segunda versão, duas oitavas mais acima, o som torna-se muito mais audível.

Segundo detalha o Diário de Notícias, os dois sensores da sonda detectaram as vibrações do vento: o primeiro, de pressão do ar no interior da sonda, e o segundo, um sismômetro que se encontra na parte superior.

Embora de formas diferentes, ambos captaram o som do vento. O primeiro captou diretamente, enquanto o segundo captou as vibrações causadas pelo vento se movendo pelos painéis solares, cada um com 2,2 metros de diâmetro.

De acordo com a NASA, o sismômetro será colocado diretamente na superfície do Planeta Vermelho dentro de algumas semanas, coberto por um escudo para proteger o vento, deixando assim de “ouvi-lo”.

O aparelho conseguirá detectar o movimento da sonda, através do solo, assim como outras vibrações que irão ajudar a entender melhor o que esconde a superfície de Marte.

A missão InSight pretende dar respostas sobre a evolução da formação dos planetas rochosos do Sistema Solar, incluindo a Terra, estudando o tamanho, a espessura e a densidade do núcleo, manto e crosta do Planeta Vermelho, assim como a temperatura interior.

A missão tem a duração prevista de dois anos. Pousou em Marte em novembro, ao fim de uma viagem de seis meses e meio. A InSight representa o retorno à superfície de Marte em um período de seis anos, desde que a Curiosity chegou à superfície do planeta, em 2012.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Viagem tripulada a Marte seria melhor com passagem por Vênus, afirmam astrônomos

De acordo com cientistas norte-americanos, cálculos das órbitas entre a Terra e Marte os levaram a concluir que tais viagens seriam mais rápidas, eficientes, e permitiriam estudar os dois planetas. Uma viagem da Terra a Marte …

EUA: Suprema corte autoriza a divulgação de documentos financeiros de Trump

A Suprema Corte dos Estados Unidos impôs uma grande derrota a Donald Trump, ao decidir que um procurador de Nova York tem direito de acesso a vários documentos financeiros do presidente, incluindo declarações de …

O fenômeno "água morta", observado a mais de cem anos, é finalmente explicado

Finamente uma equipe com especialistas de múltiplas áreas CNRS e da Universidade de Poitiers, ambas na França, decifrou a misteriosa ocorrência pela primeira vez. O estranho é fenômeno que desacelera navios ou faz que eles parem …

Pode mesmo haver vida nas nuvens de Vênus, dizem cientistas

Quem gosta de astronomia não deve saber que Vênus não é o mais habitável dos planetas. Com temperaturas em torno de 470ºC e com uma atmosfera formada por dióxido de carbono e nitrogênio noventa vezes …

Cientistas rebatem decisão da China de coletar DNA de homens e meninos

Um relatório que revelou que a China está coletando DNA de milhões de pessoas para ajudar a solucionar crimes. Essa informação tem levantado preocupações entre os pesquisadores sobre privacidade e consentimento, sob o argumento de que …

China revela análise de substância estranha encontrada na Lua em 2019

Em julho de 2019, a equipe da missão chinesa Chang'e 4 encontrou uma substância estranha na Lua. A descoberta foi anunciada em agosto do mesmo ano, chamando a atenção da comunidade científica, mas nada foi …

Cientistas alertam OMS para transmissão aérea do coronavírus além de dois metros

A transmissão aérea do novo coronavírus interpela os especialistas desde o início da pandemia. Nessa segunda-feira, um grupo de 239 cientistas alertou as autoridades de saúde do mundo inteiro, e em particular a OMS, …

Governo tem que tirar garimpeiros de terras yanomami em 15 dias para começar a enfrentar covid-19 em áreas indígenas

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que o Governo Federal deveria retirar os garimpeiros das terras yanomami de Roraima como medida para conter o avanço do novo coronavírus nos territórios indígenas. A decisão liminar …

Encontrada a origem da vida no universo

Uma estrela morre por segundo no universo. Mas esses objetos estelares não somem totalmente, algo sempre fica para trás. Certas estrelas entram em supernova, que geram um buraco negro ou uma estrela de nêutrons, enquanto a …

Bolsonaro afirma que está com covid-19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (07/07) que seu exame para detectar a covid-19 teve resultado positivo. Bolsonaro, de 65 anos, se submeteu ao exame na segunda-feira, após dizer que estava sentindo sintomas leves da …