Sonda da NASA captou o som do vento em Marte

NASA

A sonda InSight vai explorar o subsolo de Marte

A sonda InSight da NASA pousou em Marte em 26 de novembro, tendo a missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Por enquanto, nos presenteou com o som do vento no nosso planeta vizinho.

No dia 1º de dezembro, os sensores da sonda InSight da NASA registraram o murmúrio causado pelas vibrações do vento em Marte. A agência norte-americana estima que os ventos sopravam a 5 ou 7 metros por segundo, de noroeste para sudoeste.

Bruce Banert, principal pesquisador da InSight no Jet Propulsion Laboratory, em Pasadena, disse que “captar esse áudio foi um prazer não planejado“.

“Mas um dos aspectos da nossa missão é dedicado a medir o movimento em Marte e, naturalmente, isso inclui o movimento causado por ondas sonoras”, acrescentou no comunicado à imprensa da NASA.

Esse é o som original, captado pela sonda. Para o conseguir ouvir, a NASA recomenda que se use fones de ouvido.

No entanto, em uma segunda versão, duas oitavas mais acima, o som torna-se muito mais audível.

Segundo detalha o Diário de Notícias, os dois sensores da sonda detectaram as vibrações do vento: o primeiro, de pressão do ar no interior da sonda, e o segundo, um sismômetro que se encontra na parte superior.

Embora de formas diferentes, ambos captaram o som do vento. O primeiro captou diretamente, enquanto o segundo captou as vibrações causadas pelo vento se movendo pelos painéis solares, cada um com 2,2 metros de diâmetro.

De acordo com a NASA, o sismômetro será colocado diretamente na superfície do Planeta Vermelho dentro de algumas semanas, coberto por um escudo para proteger o vento, deixando assim de “ouvi-lo”.

O aparelho conseguirá detectar o movimento da sonda, através do solo, assim como outras vibrações que irão ajudar a entender melhor o que esconde a superfície de Marte.

A missão InSight pretende dar respostas sobre a evolução da formação dos planetas rochosos do Sistema Solar, incluindo a Terra, estudando o tamanho, a espessura e a densidade do núcleo, manto e crosta do Planeta Vermelho, assim como a temperatura interior.

A missão tem a duração prevista de dois anos. Pousou em Marte em novembro, ao fim de uma viagem de seis meses e meio. A InSight representa o retorno à superfície de Marte em um período de seis anos, desde que a Curiosity chegou à superfície do planeta, em 2012.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Relatório da ONU aponta que 2020 deve ser um dos 3 anos mais quentes já registrados

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicou um relatório que aponta que o ano de 2020 deve ser um dos três anos mais quentes desde o início dos registros de temperatura. O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, …

Documentos oficiais mostram que a China escondeu informações sobre a Covid-19

Relatórios oficiais chineses teriam sido transmitidos à rede de TV americana CNN por meio de um informador anônimo. A investigação se chama “Wuhan files” e tem como foco o começo da pandemia de Covid-19, em …

Jovem que filmou morte de George Floyd por policiais brancos ganha prêmio por bravura

A mulher que filmou o assasinato de George Floyd pelo policial Derek Chauvin vai ser condecorada com um prêmio por sua coragem. Darnella Frazier, de 17 anos, fez o registro enquanto ia com o primo …

Remédio experimental reverteu o declínio mental da idade avançada em dias

Apenas algumas doses de um medicamento experimental podem reverter o declínio relacionados à idade na memória e flexibilidade mental em ratos, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas da UC San Francisco. A droga, …

Bebê nasce de embrião congelado há 27 anos: quase a idade da mãe

A pequena Molly Everette Gibson, de um mês, estabeleceu um novo recorde no mundo. A garotinha, filha de Tina e Ben Gibson, nasceu de um embrião que foi congelado há 27 anos e gerado por …

Covid-19: exame pioneiro mostra danos em pulmões 3 meses depois de infecção por coronavírus

A covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, pode estar causando anormalidades pulmonares ainda detectáveis mais de três meses após os pacientes serem infectados, revela um novo estudo. Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, …

"Hyperloop de levitação": a próxima revolução nas viagens?

Imagine viajar para o trabalho a quase 1.000 km/h, pairando um pouco acima do solo, sem barulho de motor. Pode soar como um filme de ficção científica, mas este cenário se aproximou da realidade quando o …

OMS alerta para situação "muito preocupante" da Covid-19 no Brasil

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta segunda-feira que a situação da pandemia de Covid-19 no Brasil é "muito, muito preocupante". A declaração foi dada durante uma entrevista …

NASA detecta 150 objetos voadores não identificados orbitando a Terra

Para além de qualquer especulação vaga ou teoria da conspiração, os famosos Objetos Voadores Não-Identificados – mais conhecidos como OVNIs – são uma realidade, cada vez mais documentada e tornada publica por agências espaciais como …

Reino Unido aprova vacina da Pfizer para uso já na semana que vem

O governo do Reino Unido anunciou nesta quarta-feira (02/11) a aprovação da vacina para covid-19 produzida em parceria pela Pfizer e pela Biontech e adiantou que ela estará disponível já na próxima semana. O governo comunicou …