Sonda da NASA captou o som do vento em Marte

NASA

A sonda InSight vai explorar o subsolo de Marte

A sonda InSight da NASA pousou em Marte em 26 de novembro, tendo a missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Por enquanto, nos presenteou com o som do vento no nosso planeta vizinho.

No dia 1º de dezembro, os sensores da sonda InSight da NASA registraram o murmúrio causado pelas vibrações do vento em Marte. A agência norte-americana estima que os ventos sopravam a 5 ou 7 metros por segundo, de noroeste para sudoeste.

Bruce Banert, principal pesquisador da InSight no Jet Propulsion Laboratory, em Pasadena, disse que “captar esse áudio foi um prazer não planejado“.

“Mas um dos aspectos da nossa missão é dedicado a medir o movimento em Marte e, naturalmente, isso inclui o movimento causado por ondas sonoras”, acrescentou no comunicado à imprensa da NASA.

Esse é o som original, captado pela sonda. Para o conseguir ouvir, a NASA recomenda que se use fones de ouvido.

No entanto, em uma segunda versão, duas oitavas mais acima, o som torna-se muito mais audível.

Segundo detalha o Diário de Notícias, os dois sensores da sonda detectaram as vibrações do vento: o primeiro, de pressão do ar no interior da sonda, e o segundo, um sismômetro que se encontra na parte superior.

Embora de formas diferentes, ambos captaram o som do vento. O primeiro captou diretamente, enquanto o segundo captou as vibrações causadas pelo vento se movendo pelos painéis solares, cada um com 2,2 metros de diâmetro.

De acordo com a NASA, o sismômetro será colocado diretamente na superfície do Planeta Vermelho dentro de algumas semanas, coberto por um escudo para proteger o vento, deixando assim de “ouvi-lo”.

O aparelho conseguirá detectar o movimento da sonda, através do solo, assim como outras vibrações que irão ajudar a entender melhor o que esconde a superfície de Marte.

A missão InSight pretende dar respostas sobre a evolução da formação dos planetas rochosos do Sistema Solar, incluindo a Terra, estudando o tamanho, a espessura e a densidade do núcleo, manto e crosta do Planeta Vermelho, assim como a temperatura interior.

A missão tem a duração prevista de dois anos. Pousou em Marte em novembro, ao fim de uma viagem de seis meses e meio. A InSight representa o retorno à superfície de Marte em um período de seis anos, desde que a Curiosity chegou à superfície do planeta, em 2012.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bolsonaro é autor de mais da metade dos ataques a jornalistas em 2019

Em todo o ano foram registrados 208 casos de ataques a veículos de comunicação e jornalistas, um aumento de 54%. Presidente foi responsável por 121 deles, afirma a entidade. O presidente Jair Bolsonaro, sozinho, é responsável …

Qual a idade em que somos mais infelizes, segundo a ciência

A chamada crise dos 40 deixou de ser um mito, pelo menos de acordo com uma ampla pesquisa realizada em 134 países pelo economista David Blanchflower, professor da universidade Dartmouth College, nos EUA, e ex-membro …

Trump fecha acordo e sinaliza fim da "guerra fiscal" com a China

Na última quarta-feira, os Estados Unidos e a China firmaram um acordo que pode ser o primeiro passo para o fim da chamada “guerra comercial” entre as potências. O pacto, que foi anunciado em dezembro do …

YouTube vincula anúncios em vídeos controversos sobre mudanças climáticas

Uma notícia deixou algumas empresas anunciantes do YouTube surpresas. Segundo estudo feito pela Avaaz, a plataforma de vídeos da Google tem vinculado anúncios de grandes companhias em vídeos que têm como propósito desinformar as pessoas …

Premiê renuncia após Putin propor reformas constitucionais

Líder russo propõe pacote de mudanças com as quais, segundo críticos, poderia permanecer no poder após fim do mandato. Premiê Medvedev renuncia com todo o gabinete para "abrir espaço" às reformas. O presidente da Rússia, Vladimir …

Musculação: detonando o grande mito da nutrição para ganhar massa muscular

Dietas com alto teor de carboidratos costumam ser recomendadas como parte de protocolos de exercícios para melhorar a recuperação e aumentar o desempenho. No entanto, pesquisas recentes tem mostrado que os carboidratos talvez não ajudem …

Austrália: aviões jogam alimentos para animais sobreviventes dos incêndios

Os incêndios que ardem por toda a Austrália desde setembro do ano passado vem atingindo e ameaçando a vida dos animais locais não só diretamente – mais de 500 milhões de animais já morreram por …

"Democracia em Vertigem", de Petra Costa, é indicado ao Oscar

A Academia de Artes e Ciências cinematográficas anunciou nesta segunda-feira (13) os indicados ao Oscar. “Democracia em Vertigem”, da brasileira Petra Costa, foi indicado ao prêmio de melhor documentário. "Dois Papas", o filme de Fernando Meirelles …

Arquivos sobre OVNIs poderiam 'danificar seriamente' segurança dos EUA, segundo Marinha americana

Marinha dos EUA considera que abertura de arquivos sobre OVNIs poderia causar sérios danos à Segurança Nacional, enquanto reconhece existência de OVNIs. Enquanto conspiracionistas acreditam que as Forças Armadas americanas utilizam tecnologia alienígena para o desenvolvimento …

Crise do 737 Max faz Boeing registrar perda de produção recorde

Pela primeira vez em décadas, a Boeing terminou o ano com pedidos negativos de produção de aviões comerciais. No final de 2019, a gigante aeroespacial registrou cancelamentos de 87 unidades, o que significa mais baixas …