Padre português é suspeito de colocar à venda 4 milhões de euros em roupas doadas

A Guarda Nacional Republicana (GNR) de Portugal apreendeu milhares de peças de roupa e de calçado em um armazém pertencente a uma instituição de solidariedade, no âmbito de uma investigação a um padre que é suspeito de fraude com roupas doadas para famílias carentes da Guiné-Bissau.

O caso é relatado pelo jornal português Correio da Manhã que refere que o padre Joaquim Batalha, de 79 anos, que exerce suas funções religiosas na região central de Portugal, é suspeito de ter colocado à venda milhares de peças de roupa e de calçado que tinham sido doadas por uma empresa, com o objetivo de serem entregues a famílias carentes da Guiné-Bissau.

Uma mulher que seria voluntária da Fundação João XXIII/Casa Oeste, localizada na Lourinhã, no distrito de Lisboa, presidida pelo padre e responsável pelo envio das roupas para a Guiné-Bissau, também foi acusada do crime, segundo o CM.

Os dois suspeitos são acusados de fraude qualificada e fiscal. De acordo com o CM, estão em causa vestuário e calçado avaliados em 4 milhões de euros (quase R$ 12 milhões).

O Conselho de Administração da Fundação João XXIII/Casa Oeste defende o padre Batalha e nega qualquer envolvimento da entidade na suposta fraude, imputando culpas à mulher acusada e garantindo que “não faz parte dos/as voluntários/as da Fundação”.

Em comunicado divulgado no blog da Fundação, o Conselho de Administração assegura que “a associação Viver 100 Fronteiras, na qual foram descobertas as roupas, não tem nada a ver com a Fundação João XXIII e muito menos com o padre Batalha“.

Em defesa do padre, o delegado da Fundação na Guiné-Bissau, Raul Daniel, citado pelo mesmo blog, nota que o religioso “não merece este tratamento”. “Um homem que deu toda a sua vida à causa Humana e Religiosa não merece o que estamos assistindo”, constata.

Casa do Oeste / Facebook

Padre Joaquim Batalha

Viver 100 Fronteiras

A presidente da ONG Viver Sem Fronteiras, Natália Oliveira, assegura à Lusa que “nem a associação nem seus representantes estão neste momento acusados ou indiciados para qualquer processo judicial”, manifestando-se “estupefata com tanta mentira e difamação pública”.

Natália Cristina Rocha refere que os artigos apreendidos pela GNR estavam “legitimamente em armazém com várias outras roupas, material médico, produtos e mercadorias destinados a seguir para a África nos próximos contêineres, por terem sido doados pelas mais variadas empresas e particulares para esse efeito”.

“Nunca esta associação vendeu roupas em feiras, seja de que marca for”, acrescentou a líder da ONG, frisando que “se tal aconteceu, nada tem a ver com a Viver 100 Fronteiras, que nunca teve qualquer tipo de rendimento”.

Natália Cristina Rocha também trata de salientar que o padre Batalha e a Fundação João XXIII não estão relacionadas com a Viver 100 Fronteiras.

A agência de notícias portuguesa Lusa apurou, entretanto, que, em março de 2016, a ONG ponderava abandonar a Guiné-Bissau, país para onde enviou entre 2008 e maio deste ano 46 contentores, de 46 toneladas, com ajuda para os setores da saúde, educação e alimentação, avaliada em 52 milhões de euros.

Na ocasião, o Governo da Guiné-Bissau informou à Lusa que desconhecia a existência da Viver 100 Fronteiras por não se encontrar nos seus registros e ainda por ela “nunca ter se relacionado” com aquela estrutura governamental.

Criada em 2008 para levar ajuda à Guiné, a Viver 100 Fronteiras tem realizado missões de ajuda no Senegal, São Tomé e Cabo Verde e, em maio deste ano, anunciou à agência Lusa que tinha previsto prestar apoio ao Haiti, Costa do Marfim e Moçambique.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …