Países pobres perdem corrida por vacina contra covid-19

USACE Europe District / Flickr

Nove em cada dez moradores de países pobres podem não ter acesso a uma vacina contra a covid-19 no próximo ano porque as nações mais ricas acumularam mais doses do que realmente necessitam, alertaram nesta quarta-feira (09/12) diversas ONGs de direitos humanos, como a Oxfam e a Anistia Internacional. O grupo pediu ainda que governos e farmacêuticas produzam imunizantes em quantidade suficiente para todos.

Em nota divulgada em Londres, as organizações alertam que, a menos que sejam tomadas medidas para corrigir o problema, em “quase 70 países pobres”, apenas um em cada dez cidadãos poderá ser vacinado contra o novo coronavírus em 2021.

Em comparação, as nações mais ricas compraram doses suficientes para imunizar suas populações várias vezes por pessoa.

A nota indica que os países ricos – que representam apenas 14% da população mundial – compraram até 53% do estoque total das vacinas mais promissoras. Entre eles estão Estados Unidos, Japão, Suíça, Israel, e os Estados-membros da União Europeia.

O Canadá encabeça a lista de nações que possuem vacinas suficientes para proteger cada cidadão “cinco vezes”. “Comprando a grande maioria das vacinas do mundo, os países riscos violam suas obrigações com os direitos humanos”, comentou o diretor de Economia e Justiça Social da Anistia Internacional, Steve Cockburn.

A aliança denominada Vacinas para a População, formada por organizações como Oxfam, Anistia Internacional, Frontline Aids, Global Justice Now, analisou os acordos feitos entre os países e as oito principais candidatas à vacina.

As ONGs verificaram que 67 países de renda baixa e média correm o risco de ficar para trás em relação aos países ricos. Cinco desses países – Quênia, Mianmar, Nigéria, Paquistão e Ucrânia – registraram quase 1,5 milhão de casos de Covid-19 entre eles.

A gestora de políticas de saúde da Oxfam, Anna Marriott, disse que “ninguém deve ficar de fora de uma vacina que salva vidas devido ao país em que vive ou da quantidade de dinheiro que tem”. “Mas, a menos que algo mude dramaticamente, bilhões de pessoas em todo o mundo não receberão um imunizante seguro e eficaz contra a covid-19 nos próximos anos”, ressaltou.

Compartilhamento de tecnologia

A aliança defende que as farmacêuticas que desenvolvem vacinas contra a covid-19 compartilhem, por meio da Organização Mundial da Saúde (OMS), sua tecnologia e propriedade intelectual para que mais doses possam ser fabricadas.

“Essa não deve ser uma batalha entre países para garantir doses suficientes. Durante esses tempos sem precedentes de uma pandemia global, vidas e meios de subsistência devem vir antes do lucro de farmacêuticas”, afirmou Mohga Kamal-Yanni, consultora da aliança.

A vacina da Pfizer e BioNtech já começou a ser administrada no Reino Unido e os reguladores de outros países, como os Estados Unidos, devem dar sua aprovação nos próximos dias. Enquanto isso, os imunizantes que estão sendo desenvolvidas pela Moderna e pela Universidade de Oxford e AstraZeneca aguardam autorização.

Já a Sputnik, da Rússia, anunciou resultados positivos do teste e quatro outras candidatas estão na fase três dos testes. Até agora, todas as doses produzidas pela Moderna e 96% das da Pfizer e BioNtech foram compradas por países ricos.

Já a parceira entre a Oxford e AstraZeneca se comprometeu a fornecer 64% de suas doses a cidadãos de países em desenvolvimento. No entanto, eles só poderão atingir 18% da população mundial até 2021, segundo a nota.

// DW

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …