Países pobres perdem corrida por vacina contra covid-19

USACE Europe District / Flickr

Nove em cada dez moradores de países pobres podem não ter acesso a uma vacina contra a covid-19 no próximo ano porque as nações mais ricas acumularam mais doses do que realmente necessitam, alertaram nesta quarta-feira (09/12) diversas ONGs de direitos humanos, como a Oxfam e a Anistia Internacional. O grupo pediu ainda que governos e farmacêuticas produzam imunizantes em quantidade suficiente para todos.

Em nota divulgada em Londres, as organizações alertam que, a menos que sejam tomadas medidas para corrigir o problema, em “quase 70 países pobres”, apenas um em cada dez cidadãos poderá ser vacinado contra o novo coronavírus em 2021.

Em comparação, as nações mais ricas compraram doses suficientes para imunizar suas populações várias vezes por pessoa.

A nota indica que os países ricos – que representam apenas 14% da população mundial – compraram até 53% do estoque total das vacinas mais promissoras. Entre eles estão Estados Unidos, Japão, Suíça, Israel, e os Estados-membros da União Europeia.

O Canadá encabeça a lista de nações que possuem vacinas suficientes para proteger cada cidadão “cinco vezes”. “Comprando a grande maioria das vacinas do mundo, os países riscos violam suas obrigações com os direitos humanos”, comentou o diretor de Economia e Justiça Social da Anistia Internacional, Steve Cockburn.

A aliança denominada Vacinas para a População, formada por organizações como Oxfam, Anistia Internacional, Frontline Aids, Global Justice Now, analisou os acordos feitos entre os países e as oito principais candidatas à vacina.

As ONGs verificaram que 67 países de renda baixa e média correm o risco de ficar para trás em relação aos países ricos. Cinco desses países – Quênia, Mianmar, Nigéria, Paquistão e Ucrânia – registraram quase 1,5 milhão de casos de Covid-19 entre eles.

A gestora de políticas de saúde da Oxfam, Anna Marriott, disse que “ninguém deve ficar de fora de uma vacina que salva vidas devido ao país em que vive ou da quantidade de dinheiro que tem”. “Mas, a menos que algo mude dramaticamente, bilhões de pessoas em todo o mundo não receberão um imunizante seguro e eficaz contra a covid-19 nos próximos anos”, ressaltou.

Compartilhamento de tecnologia

A aliança defende que as farmacêuticas que desenvolvem vacinas contra a covid-19 compartilhem, por meio da Organização Mundial da Saúde (OMS), sua tecnologia e propriedade intelectual para que mais doses possam ser fabricadas.

“Essa não deve ser uma batalha entre países para garantir doses suficientes. Durante esses tempos sem precedentes de uma pandemia global, vidas e meios de subsistência devem vir antes do lucro de farmacêuticas”, afirmou Mohga Kamal-Yanni, consultora da aliança.

A vacina da Pfizer e BioNtech já começou a ser administrada no Reino Unido e os reguladores de outros países, como os Estados Unidos, devem dar sua aprovação nos próximos dias. Enquanto isso, os imunizantes que estão sendo desenvolvidas pela Moderna e pela Universidade de Oxford e AstraZeneca aguardam autorização.

Já a Sputnik, da Rússia, anunciou resultados positivos do teste e quatro outras candidatas estão na fase três dos testes. Até agora, todas as doses produzidas pela Moderna e 96% das da Pfizer e BioNtech foram compradas por países ricos.

Já a parceira entre a Oxford e AstraZeneca se comprometeu a fornecer 64% de suas doses a cidadãos de países em desenvolvimento. No entanto, eles só poderão atingir 18% da população mundial até 2021, segundo a nota.

// DW

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Embraer negocia sua divisão de carros voadores com a norte-americana Zanite

A Embraear confirmou nesta quinta-feira (10) que iniciou negociações com a empresa norte-americana Zanite Acquisition para realizar a fusão de sua divisão Eve Air Mobility. A unidade é responsável pelo desenvolvimento de veículos elétricos de pouso …

NASA flagra 'choque cósmico' impressionante a 140 milhões de anos-luz da Terra

A NASA compartilhou a imagem de um sistema galáctico, denominado Arp 299, que consiste em duas galáxias que estão em meio a uma fusão. A imagem mostra dois objetos próximos de forma oval, emitindo feixes de …

Infecção por dengue cai 77% em teste com bactéria em mosquito Aedes Aegypti

Um método que usa bactérias em mosquitos conseguiu reduzir em 77% os casos de dengue, segundo um estudo publicado na prestigiosa revista científica The New England Journal of Medicine. O estudo, realizado na cidade de Yogyakarta …

Por que especialistas são contra dispensar máscaras no Brasil

Após Bolsonaro propor fim da obrigatoriedade da proteção facial para vacinados ou pessoas que já superaram uma infecção pelo coronavírus, especialistas classificam ideia de "absurda" e "temerária". A necessidade do uso de máscaras para conter a …

Por que Brasil ainda não pode relaxar uso de máscaras como os EUA fizeram

Amplamente recomendada por cientistas e alvo de desdém do presidente ao longo da pandemia, a máscara facial contra a covid-19 poderá ter seu uso flexibilizado no Brasil, segundo anunciou Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (10/6). No …

STF autoriza Copa América no Brasil

Ministros do Supremo Tribunal Federal formam maioria para rejeitar ações que visavam impedir competição de seleções. Patrocinadores retiram suas marcas do evento após controvérsias e preocupações com avanço da pandemia. O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, …

China aprova vacina contra covid-19 para crianças com mais de três anos

Autorização de uso emergencial foi confirmada pela farmacêutica chinesa Sinovac, fabricante da Coronavac. No entanto, ainda não foi informado quando essa faixa etária começará a ser vacinada. A China aprovou o uso emergencial de uma vacina …

Por que falar palavrão nos dá uma sensação tão boa?

Todos nós já passamos por isso quando damos uma topada, somos fechados no trânsito ou derramamos café. De repente, soltamos um xingamento inflamado. Instintivamente, buscamos um palavrão e, como num passe de mágica, obtemos um certo …

A consciência humana cria a realidade?

Existe uma realidade física que é independente de nós? A realidade objetiva existe? Ou a estrutura de tudo, incluindo o tempo e o espaço, é criada pelas percepções do observador? A afirmação inovadora vem de um …

Primeiro caso humano de hantavírus é detectado em Michigan

Trata-se de uma mulher adulta, que foi hospitalizada por uma doença pulmonar grave causada pelo vírus. O Departamento de Saúde do estado norte-americano de Michigan (MDHHS, na sigla em inglês) detectou o primeiro caso humano de …