Para cada hora de corrida, 7 horas a mais de vida

Um novo estudo científico associa a prática da corrida a uma maior longevidade. Uma hora de corrida equivale a um ganho de mais sete horas de vida, conclui a pesquisa realizada nos EUA.

“Correr, qualquer que seja o ritmo ou a quilometragem” faz descer “o risco de morte prematura em quase 40%“, concluem os pesquisadores envolvidos nesta pesquisa, conforme divulga o The New York Times.

A pesquisa apurou que a corrida é o tipo de exercício mais eficaz no aumento da expectativa média de vida dos humanos, pelo menos entre os que foram analisados pelos pesquisadores.

Caminhar, andar de bicicleta e outros exercícios também acarretam benefícios na expectativa média de vida, mas não ao mesmo nível que a corrida, aponta o artigo científico publicado na revista Progress in Cardiovascular Disease.

“Em geral, os corredores têm entre 25% a 40% de risco reduzido de mortalidade prematura e vivem, aproximadamente, mais três anos do que os não corredores“, afirmam os cientistas.

Quem corre cerca de duas horas por semana, “passaria menos de seis meses correndo, ao longo de quase 40 anos, mas poderia esperar um aumento na expectativa média de vida de 3.2 anos, para um ganho líquido de cerca de 2.8 anos”, sustenta um dos coautores da pesquisa, o professor de quinesiologia, Duck-chul Lee, ao jornal norte-americano.

“Uma hora de corrida aumenta, estatisticamente, a expectativa de vida em sete horas”, considera Lee, frisando que estas conclusões se mantêm verdadeiras “mesmo quando os pesquisadores controlaram o tabaco, o álcool e um histórico de problemas de saúde, tais como a hipertensão ou a obesidade”.

Isto deve-se porque, provavelmente, a corrida “combate muitos dos fatores de risco comuns nas mortes prematuras, incluindo a pressão arterial alta e a gordura corporal extra”, nota Lee.

Além disso, a corrida “também aumenta a aptidão aeróbica“, o que constitui “um dos indicadores mais conhecidos da saúde de um indivíduo a longo prazo”, refere o mesmo pesquisador.

A pesquisa é uma espécie de continuação de outra efetuada há três anos em que cientistas da área da fisiologia, incluindo Lee, concluíram que a prática de corrida diária por somente cinco minutos está associada a uma vida mais longa.

Após as muitas dúvidas suscitadas pelo estudo, uma equipe de pesquisadores voltou a analisar os mesmos dados da pesquisa de 2014, averiguando ainda outros resultados de pesquisas de larga escala mais recentes e as conclusões foram semelhantes.

Contudo, Lee avisa que “correr não torna as pessoas imortais”. “Os ganhos na expectativa de vida são limitados a cerca de três anos extra, independentemente de quanto as pessoas correrem”, frisa o cientista.

Ele cita como importante a informação de que não há uma associação direta entre a corrida e o aumento da longevidade das pessoas, mas que as pessoas que correm tendem a viver mais tempo talvez porque também mantêm outros hábitos saudáveis.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …