Para o senador Paulo Paim, “se Lula for preso vira o novo Nelson Mandela”

Waldemir Barreto / Agência Senado

O senador Paulo Paim, presidente da CPI da Previdência

Para o senador Paulo Paim (PT-RS), 2017 foi o “pior ano de todos os tempos” na política. Na sua “retrospectiva”, o petista cita o decreto presidencial que ameaçou a Amazônia, o retrocesso no combate ao trabalho escravo, o teto de gastos públicos congelados por 20 anos, as reformas trabalhista e da Previdência.

As informações são da revista Veja, que lembra que Paim presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência, concluindo que não haveria deficit no setor se as empresas pagassem R$ 450 bilhões devidos.

O relatório final da CPI, de 253 páginas, precisou de 11 horas para ser lido no dia 23 de outubro. “A reforma, da maneira que está sendo feita, vai quebrar a Previdência. Eles não atacam a sonegação. Vão mais uma vez passar a conta para os mais pobres, aumentando o tempo da contribuição e idade”, disse à reportagem.

Quanto a possibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser condenado em segunda instância no julgamento do TRF4 marcado para 24 de janeiro, Paim diz que Lula “está no jogo” da eleição de “qualquer jeito”.

No caso de uma eventual prisão, Lula “vira um novo Nelson Mandela”, disse em referência ao ex-presidente da África do Sul e líder popular, preso por 27 anos e solto após uma campanha mundial por sua libertação.

Para Paim, o possível vice de uma chapa de Lula seria Roberto Requião (PMDB-PR), que poderia até mesmo substituir Lula, caso o ex-presidente seja impedido de concorrer, disse. “O debate ideológico está meio superado”, afirmou.

Ciberia // GNI / Veja

COMPARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Sr. Paim, Deus que lhe ouça. Para ter “algo” em comum com o Sr. Mandela, se nossa justiça fosse de fato justa, poderia começar com 27 anos de prisão em regime fechado. Mas, sabemos, aqui é Brasil. Tentar comparar este dois, é um insulto ao prezado Mandela.

  2. O senador Paulo Paim perdeu a noção do ridículo. Nelson Mandela é único. Comparar essa escória da sociedade, símbolo vivo da corrupção em nosso país, com Mandela, é simplesmente querer comparar Lula com papel carbono. Nem existe mais.

  3. Tudo isso que o senador Paulo Paim afirma como motivos para o “pior ano de todos os tempos”, são justamente as medidas que pararam a piora da crise brasileira e, quem sabe, podem dar início à recuperacão econômica do Brasil.
    Em se tratando de Paulo Paim, nada a estranhar, afinal esse político profissional passou a sua vida a fazer o discurso populista de sempre, contando com a ignorância ou simpatia de eleitores que o reelegiam pleito após pleito.
    Para quem presidiu uma CPI que, depois de 6 meses, concluiu que a Previdência do Brasil não só não é deficitária, como dá lucro, trata-se realmente de um político que só pensa “em se reeleger”. Não é preciso fazer qualquer cálculo, mas apenas observar que as pessoas estão vivendo mais para saber que a Previdência oficial precisa ser revista. Sem falar nos privilégios que os cidadãos de primeira classe, compostos por politicos e funcionários públicos, principalmente do MPF e Judiciário.
    Por último, acho que o site dá um destaque exagerado, para não dizer favorável a manifestacões de esquerditas.

  4. Parabéns Senador Paulo Paim por sempre estar ao lado dos trabalhadores. Você é tão bom que atrai este monte de raivosos. Se não gostam de você, o que estão fazendo aqui?????

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …