Para o senador Paulo Paim, “se Lula for preso vira o novo Nelson Mandela”

Waldemir Barreto / Agência Senado

O senador Paulo Paim, presidente da CPI da Previdência

Para o senador Paulo Paim (PT-RS), 2017 foi o “pior ano de todos os tempos” na política. Na sua “retrospectiva”, o petista cita o decreto presidencial que ameaçou a Amazônia, o retrocesso no combate ao trabalho escravo, o teto de gastos públicos congelados por 20 anos, as reformas trabalhista e da Previdência.

As informações são da revista Veja, que lembra que Paim presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência, concluindo que não haveria deficit no setor se as empresas pagassem R$ 450 bilhões devidos.

O relatório final da CPI, de 253 páginas, precisou de 11 horas para ser lido no dia 23 de outubro. “A reforma, da maneira que está sendo feita, vai quebrar a Previdência. Eles não atacam a sonegação. Vão mais uma vez passar a conta para os mais pobres, aumentando o tempo da contribuição e idade”, disse à reportagem.

Quanto a possibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser condenado em segunda instância no julgamento do TRF4 marcado para 24 de janeiro, Paim diz que Lula “está no jogo” da eleição de “qualquer jeito”.

No caso de uma eventual prisão, Lula “vira um novo Nelson Mandela”, disse em referência ao ex-presidente da África do Sul e líder popular, preso por 27 anos e solto após uma campanha mundial por sua libertação.

Para Paim, o possível vice de uma chapa de Lula seria Roberto Requião (PMDB-PR), que poderia até mesmo substituir Lula, caso o ex-presidente seja impedido de concorrer, disse. “O debate ideológico está meio superado”, afirmou.

Ciberia // GNI / Veja

COMPARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Sr. Paim, Deus que lhe ouça. Para ter “algo” em comum com o Sr. Mandela, se nossa justiça fosse de fato justa, poderia começar com 27 anos de prisão em regime fechado. Mas, sabemos, aqui é Brasil. Tentar comparar este dois, é um insulto ao prezado Mandela.

  2. O senador Paulo Paim perdeu a noção do ridículo. Nelson Mandela é único. Comparar essa escória da sociedade, símbolo vivo da corrupção em nosso país, com Mandela, é simplesmente querer comparar Lula com papel carbono. Nem existe mais.

  3. Tudo isso que o senador Paulo Paim afirma como motivos para o “pior ano de todos os tempos”, são justamente as medidas que pararam a piora da crise brasileira e, quem sabe, podem dar início à recuperacão econômica do Brasil.
    Em se tratando de Paulo Paim, nada a estranhar, afinal esse político profissional passou a sua vida a fazer o discurso populista de sempre, contando com a ignorância ou simpatia de eleitores que o reelegiam pleito após pleito.
    Para quem presidiu uma CPI que, depois de 6 meses, concluiu que a Previdência do Brasil não só não é deficitária, como dá lucro, trata-se realmente de um político que só pensa “em se reeleger”. Não é preciso fazer qualquer cálculo, mas apenas observar que as pessoas estão vivendo mais para saber que a Previdência oficial precisa ser revista. Sem falar nos privilégios que os cidadãos de primeira classe, compostos por politicos e funcionários públicos, principalmente do MPF e Judiciário.
    Por último, acho que o site dá um destaque exagerado, para não dizer favorável a manifestacões de esquerditas.

  4. Parabéns Senador Paulo Paim por sempre estar ao lado dos trabalhadores. Você é tão bom que atrai este monte de raivosos. Se não gostam de você, o que estão fazendo aqui?????

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Trump contradiz especialista e afirma que logo haverá vacina

Presidente diz que vacina contra covid-19 estará disponível daqui a algumas semanas, apenas horas depois de diretor de agência de saúde afirmar que ampla vacinação provavelmente ocorreria apenas em 2021. O presidente dos Estados Unidos, Donald …

Médicos estão prontos para implantar o primeiro olho biônico do mundo

Um time de cientistas da Monash University (Austrália) criou um “olho biônico” que, de acordo com eles, tem o potencial de devolver a visão a cegos através de um implante no cérebro. Os pesquisadores estão a …

Um planeta do tamanho de Júpiter conseguiu sobreviver perto de uma anã branca

Normalmente, para que uma anã branca seja formada, uma estrela passa pelo fim de sua evolução através de um processo que destrói qualquer coisa que estiver por perto. Entretanto, os astrônomos se depararam com um …

Internado há uma semana com Covid-19, cacique Raoni deve deixar o hospital

Internado há uma semana, o cacique Raoni Metuktire deverá deixar o hospital onde estava internado nas próximas horas, ainda nesta sexta-feira (4). Ele se recuperou de uma inflamação cardíaca, efeito colateral da Covid-19, e …

Barbados pretende destituir Elizabeth 2ª como chefe de Estado

Barbados pretende destituir a rainha Elizabeth 2ª do cargo de chefe de Estado e se tornar uma República, anunciou na terça-feira (15/09) o governo da pequena nação caribenha, reavivando um plano discutido várias vezes no …

Fator inesperado pode estar na base da existência de antiga civilização

Especialistas consideram que o fluxo de frações de poeira grossa favoreceu a fertilidade dos solos, e, dessa forma, a sobrevivência dos primeiros humanos. Um novo estudo defende que a existência de uma antiga civilização humana poderia …

Alemanha vai receber 1.550 refugiados que tiveram pedidos de asilo aceitos na Grécia

A Alemanha vai receber cerca de 1.550 migrantes que estão espalhados em várias ilhas gregas. A chanceler Angela Merkel costurou um acordo com seu ministro do Interior, Horst Seehofer, que era reticente à proposta, …

Em estudo, pesquisadores mostram por que é tão difícil encontrar vida em Marte

Julho de 2020 foi um mês agitado: três missões foram lançadas com destino ao Planeta Vermelho e, entre elas, está a missão Mars 2020, da NASA, levando consigo o rover Perseverance e helicóptero Ingenuity rumo …

O privilégio branco da professora universitária ‘negra’ que enganou todo mundo

Acadêmica voltada para estudos sobre diásporas africanas, a norte-americana Jessica Krug sustentou a carreira sob a alegação de ser negra. Contudo, a professora assistente da George Washington University resolveu se autodeclarar branca e desmentir suas …

Yoshihide Suga é eleito primeiro-ministro do Japão

O Parlamento do Japão elegeu nesta quarta-feira (16/09) Yoshihide Suga para o cargo de primeiro-ministro, em substituição a Shinzo Abe, que renunciou por questões de saúde após quase oito anos como líder do governo. Suga, de …