Para o senador Paulo Paim, “se Lula for preso vira o novo Nelson Mandela”

Waldemir Barreto / Agência Senado

O senador Paulo Paim, presidente da CPI da Previdência

Para o senador Paulo Paim (PT-RS), 2017 foi o “pior ano de todos os tempos” na política. Na sua “retrospectiva”, o petista cita o decreto presidencial que ameaçou a Amazônia, o retrocesso no combate ao trabalho escravo, o teto de gastos públicos congelados por 20 anos, as reformas trabalhista e da Previdência.

As informações são da revista Veja, que lembra que Paim presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência, concluindo que não haveria deficit no setor se as empresas pagassem R$ 450 bilhões devidos.

O relatório final da CPI, de 253 páginas, precisou de 11 horas para ser lido no dia 23 de outubro. “A reforma, da maneira que está sendo feita, vai quebrar a Previdência. Eles não atacam a sonegação. Vão mais uma vez passar a conta para os mais pobres, aumentando o tempo da contribuição e idade”, disse à reportagem.

Quanto a possibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser condenado em segunda instância no julgamento do TRF4 marcado para 24 de janeiro, Paim diz que Lula “está no jogo” da eleição de “qualquer jeito”.

No caso de uma eventual prisão, Lula “vira um novo Nelson Mandela”, disse em referência ao ex-presidente da África do Sul e líder popular, preso por 27 anos e solto após uma campanha mundial por sua libertação.

Para Paim, o possível vice de uma chapa de Lula seria Roberto Requião (PMDB-PR), que poderia até mesmo substituir Lula, caso o ex-presidente seja impedido de concorrer, disse. “O debate ideológico está meio superado”, afirmou.

Ciberia // GNI / Veja

COMPARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Sr. Paim, Deus que lhe ouça. Para ter “algo” em comum com o Sr. Mandela, se nossa justiça fosse de fato justa, poderia começar com 27 anos de prisão em regime fechado. Mas, sabemos, aqui é Brasil. Tentar comparar este dois, é um insulto ao prezado Mandela.

  2. O senador Paulo Paim perdeu a noção do ridículo. Nelson Mandela é único. Comparar essa escória da sociedade, símbolo vivo da corrupção em nosso país, com Mandela, é simplesmente querer comparar Lula com papel carbono. Nem existe mais.

  3. Tudo isso que o senador Paulo Paim afirma como motivos para o “pior ano de todos os tempos”, são justamente as medidas que pararam a piora da crise brasileira e, quem sabe, podem dar início à recuperacão econômica do Brasil.
    Em se tratando de Paulo Paim, nada a estranhar, afinal esse político profissional passou a sua vida a fazer o discurso populista de sempre, contando com a ignorância ou simpatia de eleitores que o reelegiam pleito após pleito.
    Para quem presidiu uma CPI que, depois de 6 meses, concluiu que a Previdência do Brasil não só não é deficitária, como dá lucro, trata-se realmente de um político que só pensa “em se reeleger”. Não é preciso fazer qualquer cálculo, mas apenas observar que as pessoas estão vivendo mais para saber que a Previdência oficial precisa ser revista. Sem falar nos privilégios que os cidadãos de primeira classe, compostos por politicos e funcionários públicos, principalmente do MPF e Judiciário.
    Por último, acho que o site dá um destaque exagerado, para não dizer favorável a manifestacões de esquerditas.

  4. Parabéns Senador Paulo Paim por sempre estar ao lado dos trabalhadores. Você é tão bom que atrai este monte de raivosos. Se não gostam de você, o que estão fazendo aqui?????

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo sugere que 2,5 bilhões de tiranossauros rex viveram na Terra

Estimativa inédita da população total dos dinossauros foi publicada na revista "Science". Biólogo brasileiro integrou equipe da Universidade da Califórnia que fez o cálculo. Se um Tyrannosaurus rex já parece bastante assustador, imagine 2,5 bilhões deles. …

Submarino soviético atingido por minas alemãs encontrado no mar de Barents

Uma expedição da Frota do Norte russa e da Sociedade Geográfica Russa encontrou no mar de Barents o submarino Katyusha, afundado durante a Segunda Guerra Mundial, de acordo com informação do serviço de imprensa da …

Filme desaparecido do mestre do cinema Orson Welles pode estar no Brasil

Apaixonado por Orson Welles, um documentarista norte-americano se prepara para ir ao Brasil relançar a busca de um filme desaparecido do mestre de Hollywood, Orson Welles: a versão original de "The Magnificent Ambersons", que …

Cientistas criam embriões que são parte humanos, parte macacos

Pela primeira vez, cientistas criaram embriões que são uma mistura de células humanas e macacos. Os embriões, descritos quinta-feira na revista Cell, foram criados em parte para tentar encontrar novas formas de produzir órgãos para pessoas …

Criatura misteriosa em árvore que assustou moradores em cidade da Polônia era croissant

Quando autoridades polonesas receberam o chamado de que um animal incomum estava escondido em uma árvore da cidade de Cracóvia, não sabiam o que esperar. "As pessoas não estão abrindo as janelas porque estão com medo …

"Os Simpsons": Hank Azaria se desculpa por dar voz ao personagem indiano Apu

O ator e dublador Hank Azaria pediu desculpas por sua contribuição ao racismo estrutural contra a população indiana. Azaria, que é branco, foi a voz por trás do personagem Apu Nahasapeemapetilon no desenho animado Os Simpsons …

STF confirma anulação das condenações de Lula na Lava Jato

Plenário do Supremo referenda decisão de Fachin que considerou a 13ª Vara Federal de Curitiba incompetente para julgar ações contra o ex-presidente. Com isso, petista retoma o direito de disputar eleições em 2022. O plenário do …

Biden: EUA estão prontos para mais medidas se Rússia continuar a interferir na nossa democracia

Em discurso nesta quinta-feira (15), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que notificou o presidente russo, Vladimir Putin, de que seu governo poderia ter tomado mais medidas contra a Rússia, mas preferiu ser …

Eurodeputados defendem que Bolsonaro seja responsabilizado por necropolítica

O embaixador brasileiro na União Europeia, Marcos Galvão, pediu nesta quinta-feira "vacinas, vacinas e vacinas" para tirar o Brasil "da situação desastrosa" em que se encontra. Durante audiência com deputados do Parlamento Europeu, em …

Robô em forma de estrela vai estudar o fundo do mar

Cientistas do MIT criaram uma estrela-do-mar robótica, que consegue nadar pela vizinhança sem chamar muita atenção. Um dos principais problemas enfrentados pelos robôs marinhos é que eles não se parecem com peixes ou com alguma outra …