A “partícula de Deus” já pode ter começado a destruição do Universo

JPL-Caltech / NASA

Um novo e controverso estudo sugere que, em qualquer lugar distante do espaço, um Bóson de Higgs pode colapsar (ou já ter colapsado), produzindo uma bolha de energia no vácuo em expansão – que acabará engolindo todos nós.

O Bóson de Higgs, a famosa “Partícula de Deus“, foi descoberta em 2012, quase 50 anos depois de Peter Higgs ter previsto sua existência, após décadas de pesquisa de físicos que a procuraram incansavelmente.

Segundo um novo estudo de uma equipe de cientistas da Universidade de Harvard, nos EUA, a partícula subatômica pode um dia destruir o Universo. Mais do que isso, o irreversível processo poderia até já estar em curso.

De acordo com o estudo, publicado no mês passado no Physical Review, é possível que a partícula já tenha entrado em colapso sobre si mesma em algum lugar no espaço – o que irá, em “breve”, produzir uma bolha de energia capaz de devorar o Universo.

Essa não é a primeira pesquisa na área da física de partículas com previsões apocalípticas, e diversos estudos avançaram até agora com cálculos sobre a forma como o Universo vai acabar – ou a data em que isso vai acontecer. Em todos eles, felizmente para nós e para os bisnetos dos nossos bisnetos, o Universo acaba daqui a um bom tempo. As estimativas atuais preveem o fim do Universo em 1×10100 anos.

Segundo explica Anders Andreassen, pesquisador da Universidade de Harvard e autor principal da pesquisa, “a destruição do Universo por um Bóson de Higgs é um fenômeno altamente improvável”. Mas, diz o físico, em um Universo infinitamente grande, mesmo as coisas altamente improváveis se tornam inevitavelmente prováveis.

“Um dos objetivos do estudo é corrigir todas as aproximações anteriores e obter a data mais exata possível para a eventual destruição do Universo”, que, segundo Andreassen, está mais distante do que se pensava: tudo terminará com uma violenta explosão, daqui a cerca de 1×10139 anos. Um número com 139 zeros.

“A precisão extrema da pesquisa é impressionante”, comenta Ruth Gregory, pesquisadora da Universidade de Durham, no Reino Unido, que questiona a validade das conclusões do novo estudo.

“Foram muito precisos, o que não foram capazes é de considerar a gravidade, nem explicar a matéria escura ou a energia escura”, diz à New Scientist a pesquisadora britânica. E, como convém, está lançada a controvérsia na comunidade científica.

O fim chegará sem que a gente perceba

A bolha de energia produzida pelo eventual colapso de um Bóson de Higgs, que até já pode ter acontecido, irá assim um dia atingir a Terra e a engolir por completo (juntamente com uma boa parte desse lado do Universo conhecido).

Mas para os humanos (ou algo parecido) que então tenham a infelicidade de viver no nosso planeta, se ainda existir, há uma espécie de boa notícia: nem vão perceber o que aconteceu.

Segundo os autores do estudo, a informação foi há muito tempo proibida pela Teoria da Relatividade de Einstein de viajar mais depressa que a luz. “É empolgante imaginar essa bolha de energia negativa, vindo em nossa direção, à velocidade da luz. Mas nunca a veremos chegar”, diz Andreassen.

Assim, será impossível saber com antecedência se o Fim do Mundo pelo Bóson de Higgs está próximo ou se já aconteceu. Por isso, não vale a pena se preocupar.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Segundo física quântica esse processo já começou e também não começou.
    Vai acontecer e também não vai acontecer.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas criam embriões que são parte humanos, parte macacos

Pela primeira vez, cientistas criaram embriões que são uma mistura de células humanas e macacos. Os embriões, descritos quinta-feira na revista Cell, foram criados em parte para tentar encontrar novas formas de produzir órgãos para pessoas …

Criatura misteriosa em árvore que assustou moradores em cidade da Polônia era croissant

Quando autoridades polonesas receberam o chamado de que um animal incomum estava escondido em uma árvore da cidade de Cracóvia, não sabiam o que esperar. "As pessoas não estão abrindo as janelas porque estão com medo …

"Os Simpsons": Hank Azaria se desculpa por dar voz ao personagem indiano Apu

O ator e dublador Hank Azaria pediu desculpas por sua contribuição ao racismo estrutural contra a população indiana. Azaria, que é branco, foi a voz por trás do personagem Apu Nahasapeemapetilon no desenho animado Os Simpsons …

STF confirma anulação das condenações de Lula na Lava Jato

Plenário do Supremo referenda decisão de Fachin que considerou a 13ª Vara Federal de Curitiba incompetente para julgar ações contra o ex-presidente. Com isso, petista retoma o direito de disputar eleições em 2022. O plenário do …

Biden: EUA estão prontos para mais medidas se Rússia continuar a interferir na nossa democracia

Em discurso nesta quinta-feira (15), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que notificou o presidente russo, Vladimir Putin, de que seu governo poderia ter tomado mais medidas contra a Rússia, mas preferiu ser …

Eurodeputados defendem que Bolsonaro seja responsabilizado por necropolítica

O embaixador brasileiro na União Europeia, Marcos Galvão, pediu nesta quinta-feira "vacinas, vacinas e vacinas" para tirar o Brasil "da situação desastrosa" em que se encontra. Durante audiência com deputados do Parlamento Europeu, em …

Robô em forma de estrela vai estudar o fundo do mar

Cientistas do MIT criaram uma estrela-do-mar robótica, que consegue nadar pela vizinhança sem chamar muita atenção. Um dos principais problemas enfrentados pelos robôs marinhos é que eles não se parecem com peixes ou com alguma outra …

Famosa rajada rápida de rádio revela magnetosfera 'dançante' em estrela de nêutrons, diz estudo

Dois novos estudos holandeses revelam informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. Embora os artigos forneçam detalhes antes desconhecidos, eles também levantam questões inéditas. Duas equipes internacionais de astrônomos publicaram dois artigos científicos com …

Bolsonaro é 'grande responsável' por 'desastre' de covid, diz vice-presidente de delegação do Parlamento Europeu para o Brasil

Na visão da alemã Anna Cavazzini, eurodeputada pelo Partido Verde e vice-presidente da delegação do Parlamento Europeu para assuntos relacionados ao Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem "grande parcela de responsabilidade" pela crise …

Lockdown efetivo e vacinação em massa viabilizam reabertura de pubs no Reino Unido

O Reino Unido está colhendo os frutos de um lockdown efetivo e da vacinação em massa promovida pelo gestão de Boris Johnson para frear o avanço da pandemia de covid-19. O país celebra agora o relaxamento …