Pesquisadores descobrem desregulador endócrino cancerígeno em filtros solares e cremes anti-idade

A composição de um filtro solar frequentemente utilizado em cremes anti-idade e protetores contra raios UV entrou no radar de pesquisadores franceses e americanos. Eles descobriram que uma substância presente nestes produtos – alguns de célebres marcas como La Roche-Posay, L’Oréal, Garnier e Neutrogena – pode se transformar em um desregulador endócrino potencialmente cancerígeno.

Parte do estudo foi realizado pelo Laboratório de Biodiversidade e Biotecnologias Microbianas do Observatório de Oceanologia de Banyuls sur Mer, no sudoeste da França, e publicado nesta semana na revista científica Chemical Research in Toxicology. Segundo a pesquisa, à medida em que o produto envelhece, o octocrileno – ingrediente presente em diversos cosméticos – se transforma em benzofenona, uma substância extremamente perigosa e já proibida em diversos países.

Em entrevista à RFI, a brasileira Alice Rodrigues, engenheira de estudo que participou do trabalho, explica que já se sabia que o octocrileno pode se transformar em benzofenona, mas nunca se havia pesquisado sobre a reação dessa substância em produtos de beleza. Isso foi o que motivou os pesquisadores, que selecionaram 17 produtos cosméticos com fator solar comercializados em supermercados e farmácias franceses, de forma aleatória. Apenas um deles não continha octocrileno.

Em seguida, as mercadorias foram submetidas a um processo de envelhecimento acelerado, para verificar como seria sua transformação ao longo de um ano. “Depois dessa etapa, medimos novamente a presença da benzofenona nos cremes e ela dobrou em todos os produtos que continham octocrileno”, diz. O fenômeno não foi verificado na mercadoria que não levava essa molécula em sua composição.

Alice Rodrigues explicou à RFI porque o octocrileno é uma molécula potencialmente perigosa. “Ele pode passar a barreira da pele, entrar na corrente sanguínea, ser transmitido de mãe para filho na amamentação. Mas o que é mais preocupante, que é o que descobrimos no estudo, é que ele pode se transformar em benzofenona, que é muito tóxico e potencialmente cancerígeno”, salienta.

A engenheira de estudo afirma também que a benzofenona apresenta diversos riscos à saúde dos indivíduos, atuando como um desregulador endócrino e podendo causar também dermatites e urticárias.

Desafio para o consumidor

Para Philippe Lebaron, co-autor do estudo e biólogo do Laboratório de Biodiversidade e Biotecnologias Microbianas do Observatório de Oceanologia de Banyuls sur Mer, o estudo é um argumento a mais para que o octocrileno seja proibido na composição de cosméticos. Mas, enquanto agências reguladoras de medicamentos não fizerem essa determinação, Alice Rodrigues sugere que as pessoas fiquem atentas à presença dessas substâncias nos produtos.

“É um pequeno esforço que podemos fazer enquanto consumidores, procurar saber o que tem nos produtos que usamos. É verdade que às vezes são formulações quilométricas, mas com o alerta do nosso estudo, talvez, a partir de agora, achar a palavra ‘octocrileno’ nas embalagens vai ficar um pouco mais fácil”, diz.

A engenheira de estudo também convida as agências reguladoras a determinarem que as empresas fabricantes de cosméticos assinalem, nas embalagens, a ausência ou a percentagem de octocrileno utilizada nos produtos.

Nefastos para o meio ambiente

Segundo o Centro Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, há provas suficientes que a benzofenona também é perigosa para os animais. Nos bichos, ela pode resultar em câncer de fígado e linfomas, além de problemas cutâneos.

Além disso, o octocrileno é apontado pelos pesquisadores como extremamente prejudicial à vida marinha, especialmente aos corais. “Alguns fabricantes já o retiraram de seus protetores solares por razões ecológicas”, indica Philippe Lebaron.

Não é à toa que territórios que possuem recifes de corais, como as Ilhas Virgens americanas ou as Ilhas Marshall, proibiram o uso de produtos que contenham essa substância. Por isso, os autores da pesquisa lembram que esse tipo de cosmético representa tanto uma ameaça para a saúde humana quanto para o meio ambiente.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bernie Madoff, maior golpista da história, morre em prisão norte-americana, diz relato

Bernard Madoff, o ex-financista que realizou a maior fraude de investimento na história dos Estados Unidos, morreu aos 82 anos de idade, de acordo com relatos da mídia. Em 2009, o notório financista recebeu uma sentença …

Salvator Mundi, obra mais cara de Da Vinci avaliada em R$2,6 bi, é vista em iate de príncipe

A obra de arte mais cara do mundo é ‘Salvator Mundi’, atribuída a Leonardo da Vinci. Com valor estimado em mais de 400 milhões de dólares ou superior aos 2,6 bilhões de reais, seu paradeiro …

Variante indiana da Covid-19 se propaga mais rápido e é menos detectada por testes PCR

A Índia enfrenta a pior onda de contaminações da Covid-19 desde o início da pandemia, com mais de 165 mil casos registrados nas últimas 24 horas: duas vezes mais do que no último pico, em …

Tipo sanguíneo não afeta risco de contrair COVID-19, diz novo estudo

Um estudo buscou entender se determinados tipos sanguíneos trazem mais riscos de contrair a COVID-19, e concluiu que não é o caso. Com a pandemia, muito se questiona em relação ao comportamento da COVID-19 em nosso …

Buracos negros são famintos, mas possuem boas maneiras à 'mesa', aponta estudo

Todos os buracos negros supermassivos nos centros das galáxias possuem períodos nos quais devoram a matéria situada de seus arredores. De acordo com um estudo publicado na revista científica Astronomy & Astrophysics, as galáxias ativas têm …

Pnad e Caged: No auge do desemprego, Brasil enfrenta falhas nas estatísticas do mercado de trabalho que confundem e desorientam

Num momento em que o país tem registrado números diários de mortes por covid-19 que ultrapassam 4 mil e diversos Estados e municípios reforçam medidas de distanciamento social, na tentativa de conter a propagação do …

Jovem negro de Minnesota morreu por “disparo acidental”, afirma polícia

Policial teria confundido arma de descarga elétrica com arma de fogo. Incidente em meio a julgamento da morte de George Floyd acirra tensões e agrava protestos. Mineápolis e outras cidades ampliam toque de recolher. A policial …

Bia, assistente de voz do Bradesco, vai responder mensagens de assédio

O Bradesco precisou tomar providências para proteger uma mulher de assédio. No caso, uma mulher que nem existe fisicamente. A mulher que dá voz ao sistema de inteligência artificial do aplicativo, a Bia (sigla para Bradesco …

Covid-19: Médicos pressionam governo francês para aumentar controles de pessoas vindas do Brasil

Especialistas acreditam que medidas do governo francês para frear entrada de variante P1 no país são insuficientes e pressionam para aumento de controles de passageiros provenientes do Brasil nos aeroportos ou pela suspensão dos …

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …