Esta semana, foi criada uma petição para mudar a palavra “no” (não) para “yesn’t” (qualquer coisa como des-sim), que já foi assinada por quase 28 mil pessoas. O objetivo são 35 mil assinaturas.
De acordo com o Mashable, a petição tem ganhado assinantes a um ritmo alucinante: desde terça-feira (15), data em que foi criada, mais de 28 mil pessoas assinaram o documento que pede a mudança da palavra inglesa “no” (não) para “yesn’t” (algo que poderia ser traduzido como des-sim).
A petição está, efetivamente, resultando, uma vez que o Google nota um pico nas tendências de pesquisa pela palavra.
Segundo a página Know Your Meme, a palavra inglesa yesn’t apareceu pela primeira vez em abril de 2008 no Dicionário Urbano. A definição daquele ano se referia a “talvez sim, talvez não”. A palavra seria usada da seguinte forma: “Quer fazer alguma coisa esta noite? Yesn’t”.
Na rede social Reddit, começaram a aparecer explicações da ideia por trás da palavra. “Por exemplo, should not é o oposto de should e é contraído como shouldn’t. A piada é que, em vez de usar a palavra já existente no, deveríamos aplicar a mesma lógica ao yes, tornando-a um yesn’t, que é a contração de yes not.
Nas redes sociais, como o Twitter, alguns internautas brincaram com a ideia: “Sempre tive dificuldades em dizer não, por isso, a partir de agora, vou usar o termo yesn’t”.
Se concorda com a alteração, pode se juntar aos mais de 28 mil assinantes, que almejam chegar aos 35 mil, e assinar a petição aqui.
Ciberia // ZAP