Petição que substituir estátua de Cristóvão Colombo por uma do músico Prince

O histórico processo de revisão das estátuas, nomes de rua e outras homenagens a personagens ligados ao racismo ou outros massacres étnicos prevê a retirada de tais homenagens, mas não somente: figuras efetivamente merecedoras dos tributos vem sendo apontadas como substitutos para homenageados ignóbeis.

É o que está acontecendo no estado de Minnesota, nos EUA, onde uma petição pede que a estátua do navegador espanhol Cristóvão Colombo, em Saint Paul, capital do estado, derrubada recentemente, seja substituída por uma estátua do compositor, cantor e guitarrista Prince.

Falecido em 2016 como um dos maiores e mais influentes nomes da história do rock e da música pop, Prince nasceu em Minneapolis, no estado de Minnesota, em 1958 e, segundo a petição, ele “representa os valores” do estado, enquanto Colombo não representaria.

Pela petição a substituição se daria em duas etapas: primeiramente a estátua do navegador seria substituída por outra ligada à população indígena, a ser escolhida pela própria comunidade nativa. Em outro ponto, uma estátua do músico seria erguida, também como parte dessa revisão.

“Por toda a nação, autoridades estão escolhendo remover estátuas de supremacistas brancos, escravocratas e outros que ameaçaram a vivência dos povos negros”, diz o texto. “Aqui em Minnesota, as comunidades estão exigindo a derrubada do monumento a Cristovão Colombo, um homem que assassinou, estuprou e escravizou a população nativa e negros nas Américas”, segue.

Ao longo dos anos, o apontamento das atrocidades cometidas pelo navegador espanhol – em verdade, segundo historiadores, um déspota que estuprava e torturava pessoas escravizadas – fez a importância do personagem começar a ser revisada.

Em junho de 2020, ativistas do movimento nativo estadunidense derrubaram a estátua de Colombo em Saint Paul, como parte da onda de protestos que tomou o país a partir do assassinato de George Floyd pela polícia dos EUA.

Em 2016, Prince faleceu de forma acidental, por uma overdose de um opioide, como um dos mais influentes e bem sucedidos artistas em todos os tempos – com mais de 130 milhões de discos vendidos, e um lugar garantido entre os maiores compositores, guitarristas e produtores da história do rock.

A cidade de Minneapolis, onde Prince nasceu, é também o local onde George Floyd foi recentemente assassinado.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Físico propõe mega-satélite povoado por humanos orbitando Ceres

O físico Pekka Janhunen, do Instituto Meteorológico Finlandês, desenvolveu uma nova ideia para colonizar um lugar diferente da Terra, e não é a lua ou Marte. Em vez disso, Janhunen está sugerindo em um artigo publicado …

Biden promete "esforço de guerra" contra covid-19

O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou nesta quinta-feira (21/01) o plano de resposta de seu governo à pandemia de covid-19, que inclui dez decretos. A estratégia amplia iniciativas que já haviam sido antecipadas …

'Não teremos escolha': Google adverte que pode bloquear seu mecanismo de busca na Austrália

Governo australiano trabalha em uma nova lei que deve governar as relações entre os meios de comunicação e as gigantes que dominam a Internet, entre as quais se destacam Google e Facebook. O Google anunciou nesta …

UE restringe viagens não essenciais, mas mantêm fronteiras internas abertas

Diante da inquietante propagação das variantes do coronavírus e a explosão de novos casos de contaminação no continente, líderes europeus, reunidos por videoconferência nesta quinta-feira, decidiram restringir as viagens não essenciais para os países …

‘Bridgerton’ abre debate sobre avó negra de rainha Elizabeth que Windsor prefere esconder

Disponível desde dezembro de 2020, a série Bridgerton, da Netflix, apresentou uma intérprete negra para viver a rainha Charlotte (1744 – 1818), a avó da rainha Elizabeth (1900 – 2002). Apesar da falta de consenso geral …

"Raios" azuis misteriosos podem ser mais comuns do que os cientistas pensavam

Entre os vários fenômenos climáticos que existem, os raios continuam enigmáticos para nós: embora tempestades não sejam tão raras, ainda não entendemos completamente as descargas elétricas geradas no céu — muito menos aquelas apelidadas de …

Dono de cachorro machucado gasta R$ 2.200 para descobrir que o bicho estava imitando o dono por solidariedade

De vez em quando, nossos amados animais de estimação provam ser ainda mais doces e solidários do que muitas pessoas. Conheça Bill — um lurcher de Londres que está imitando a mancada de seu dono …

Minas Gerais é uma das 10 regiões mais acolhedoras do mundo: ranking

Minas Gerais está entre as 10 regiões mais acolhedoras do mundo. É que diz a eleição do Traveller Review Awards 2021, que incluiu pela primeira vez uma localidade brasileira no ranking internacional divulgado todo ano. Minas …

Manaus suspende campanha de vacinação contra covid-19

Segundo prefeitura, medida visa redefinir a prioridade dentro de grupo que deve receber primeiras doses. Paralisação temporária ocorre em meio a suspeitas de desvios do imunizante para parentes de empresários. A vacinação contra a covid-19 foi …

"Estupendamente grandes": cientistas descobrem buracos negros maiores que os supermassivos

Estudo sugere a possível existência de "buracos negros estupendamente grandes", ainda maiores do que os buracos negros supermassivos já observados no centro das galáxias. Os astrônomos já estudam há algum tempo os buracos negros supermassivos (SMBHs, …