Picada de carrapato pode provocar alergia a carne

Com o começo do verão no hemisfério norte, médicos estadunidenses estão vendo cada vez mais casos de uma rara alergia a carne relacionada à picada do carrapato estrela solitária. Esses pacientes têm coceira, inchaço na pele e diarreia.

O carrapato estrela solitária tem este nome por causa de uma marca característica em suas costas que lembra o formato do estado do Texas, também chamado de Lone Star, ou estrela solitária.

Ele vive na região do sudoeste dos EUA e no leste do México, mas já foi encontrado no norte da América do Sul. Conforme as temperaturas do mundo aumentam, ele está se espalhando mais na América do Norte.

Quando este carrapato pica uma vaca ou outro mamífero e depois pica uma pessoa, ele é capaz de passar um açúcar chamado galactose-alpha-1, 3-galactose para a corrente sanguínea humana. Este açúcar, também conhecido como Alpha-Gal, pode causar uma reprogramação do sistema imunológico da pessoa, que causa uma alergia a carne.

Depois do contato com o Alpha-Gal, o corpo pode criar anticorpos contra este açúcar, que está presente nas carnes e em algumas medicações que contêm gelatina como estabilizador.

Esta alergia foi batizada de Alpha-Gal Síndrome, e nem sempre é descoberta pelo paciente imediatamente.

“Há um atraso na reação. O Alpha-Gal tem que viajar pelo sistema digestivo da pessoa. Horas depois, o paciente acorda com falta de ar, vômito, diarreia e coceira”, explica Cosby Stone, um professor de alergia e imunologia da Universidade de Vanderbilt (EUA).

Em alguns casos, os pacientes acabam na UTI. “Alguns pacientes precisam da UTI porque a pressão sanguínea é tão baixa que eles estão em risco iminente de morte”, diz o médico. Ele conta que os pacientes muitas vezes demoram a ligar as reações à ingestão de carne.

Por enquanto o tratamento para esta síndrome é o mesmo que as alergias convencionais, sem cura ou vacina preventiva.

Casos têm aumentado

A doença originalmente só acontecia no sudoeste dos EUA, mas agora está se tornando mais comum em outras áreas do país, conforme as temperaturas do planeta ficam mais altas. A casos da doença já foram registradas no estado de Nova York e Minnesota.

“Cinco anos atrás, provavelmente tínhamos 50 pacientes com a síndrome Apha-Gal. Agora temos cerca de 200”, aponta o médico. A síndrome começou a ser estudada há apenas dez anos, por isso os pesquisadores ainda não têm muita base para comparação.

“O conhecimento sobre a Alpha-Gal tem aumentado. Também é possível que como as alergias em geral estão aumentando, as reações ao açúcar também estejam aumentando”, justifica o médico.

Para evitar picadas de carrapatos, as pessoas devem evitar áreas com grama alta, usar repelente de insetos e calças longas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Flávio Bolsonaro trabalha com nome favorito para indicação ao STF, diz jornal

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, é o nome preferido de Flávio Bolsonaro para ser o próximo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a jornalista Bela Megale, do jornal …

Greta Thunberg doa 100 mil euros a consórcio de vacinas

A ativista do clima sueca Greta Thunberg anunciou nesta segunda-feira (19/04) que a fundação que leva seu nome doará 100 mil euros ao consórcio Covax Facility, um programa apoiado pelas Nações Unidas que visa um …

Nasa faz história com primeiro voo de helicóptero direto de Marte

A Agência Espacial dos EUA (NASA) conseguiu executar o primeiro vôo do helicóptero Ingenuity, um pequeno robôzinho voador que vai pairar pela atmosfera de Marte. A máquina conseguiu levantar aos ares do planeta vermelho nessa segunda-feira …

NASA lança telescópio para captar partículas da borda do Sistema Solar

Todo o Sistema Solar está à deriva em um aglomerado de nuvens, uma área limpa por antigas explosões de supernovas. Os astrônomos chamam essa região de Bolha Local. Uma nova missão da agência espacial norte-americana NASA …

Depressão pode ser diagnosticada com um simples exame de sangue

Um exame recém-desenvolvido que monitora biomarcadores sanguíneos ligados a distúrbios de humor poderia levar a novos métodos de diagnosticar e tratar a depressão e o transtorno bipolar, com um simples exame de sangue. Embora a depressão …

EUA aplicaram vacina contra covid-19 em mais da metade dos adultos

Governo americano afirma que quase 130 milhões de pessoas com mais de 18 anos receberam pelo menos uma dose do imunizante contra o coronavírus no país. Mais da metade de toda a população adulta dos Estados …

Covid: Variante acelera intubação de jovens e SP orienta procurar ajuda no 1º dia de sintomas

O avanço da variante P.1, descoberta em Manaus em janeiro, levou a cidade de São Paulo a mudar sua orientação para todos aqueles que forem infectados por coronavírus. Agora, eles devem procurar uma unidade de …

Nepal vê população de rinocerontes aumentar com queda de turismo por pandemia

O Nepal está vendo um crescimento em sua população de rinocerontes. O país abriga boa parte dos dos rinos com um chifre só e eles estão ameaçados de extinção. O país observou que, durante a pandemia …

"Estão matando Navalny na prisão", alertam amigos e médicos do opositor russo

Próximos do opositor russo Alexei Navalny estão extremamente preocupados com a degradação de seu estado de saúde. Doente e em greve de fome em uma colônia penitenciária perto de Moscou, amigos e médicos do …

Inteligência artificial usa esboços de Galileu e mostra como era o Sol em 1612

Com a tecnologia atual, os astrônomos conseguem ver o Sol em detalhes que Galileu Galilei sequer imaginaria existir. Hoje, podemos ver imagens que revelam as estruturas gigantes semelhantes a células do tamanho do estado do …