Piloto do MH370 poderia deliberadamente ter feito cair avião, diz nova teoria

(cv) BBC

O piloto do desaparecido Boeing 777 da Malaysia Airlines poderia sofrer de depressão após se separar da esposa e se preparou ativamente para acabar com sua vida fazendo cair o avião, revelou um novo relatório.

Existem várias teorias sobre o desaparecimento do voo MH370, um dos mais misteriosos da aviação. Uma nova teoria afirma que o piloto poderia deliberadamente ter destruído o avião após matar todos na cabine de pilotagem usando a despressurização. Segundo o ex-piloto e jornalista William Langewiesche, o piloto Zaharie Ahmad Shah, de 53 anos, se separou da sua esposa pouco antes do incidente devido a um relacionamento com uma aeromoça.

“O casamento de Zaharie era ruim. No passado ele dormiu com várias aeromoças. E daí? Todos fizemos isso. Você está voando pelo mundo todo com essas meninas lindas atrás. Mas sua esposa soube”, disse um dos colegas de Shah, citado pelo portal Daily Beast Seus amigos disseram em entrevistas que, depois da separação, o piloto se sentia “solitário e triste” e passou muito tempo andando pelos quartos vazios de sua casa.

“Uma despressurização intencional teria sido uma maneira óbvia – e provavelmente a única maneira – de subjugar uma cabine potencialmente rebelde em um avião”, revelou Langewiesche, que também é piloto.

Entretanto, há quem que critique as revelações de Langewiesche. O analista Clive Irving observa que a investigação internacional oficial encabeçada pela Malásia forneceu uma “avaliação detalhada e ponderada de Zaharie”.

De acordo com essa investigação, Zaharie parecia ser um “homem no auge de uma carreira bem sucedida“, com uma experiência impressionante de 18.000 horas de voo em aviões comerciais.

“Os investigadores basicamente retiraram Zaharie de qualquer suspeita de assassinato em massa ou suicídio”, escreve Irving, criticando Lengewiesche por culpar Zaharie pelo acidente “com base no que é pouco mais que rumores”.

A aeronave do voo MH370 desapareceu em 8 de março de 2014, na rota de Kuala Lumpur para Pequim com 239 pessoas a bordo. Após vários anos de tentativas infrutíferas de localizar os restos do avião, o governo da Malásia concluiu as buscas em maio de 2018, admitindo não saber o que aconteceu com o avião.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Jogos de cartas: o passatempo favorito de muitas pessoas

A sorte, o blefe, a convivência com os amigos e as vitórias inesperadas e saborosas, tornam os jogos de cartas populares em todo o mundo. Nos Estados Unidos, uma pesquisa recente mostra que “quatro em cada …

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …