Piloto do MH370 poderia deliberadamente ter feito cair avião, diz nova teoria

(cv) BBC

O piloto do desaparecido Boeing 777 da Malaysia Airlines poderia sofrer de depressão após se separar da esposa e se preparou ativamente para acabar com sua vida fazendo cair o avião, revelou um novo relatório.

Existem várias teorias sobre o desaparecimento do voo MH370, um dos mais misteriosos da aviação. Uma nova teoria afirma que o piloto poderia deliberadamente ter destruído o avião após matar todos na cabine de pilotagem usando a despressurização. Segundo o ex-piloto e jornalista William Langewiesche, o piloto Zaharie Ahmad Shah, de 53 anos, se separou da sua esposa pouco antes do incidente devido a um relacionamento com uma aeromoça.

“O casamento de Zaharie era ruim. No passado ele dormiu com várias aeromoças. E daí? Todos fizemos isso. Você está voando pelo mundo todo com essas meninas lindas atrás. Mas sua esposa soube”, disse um dos colegas de Shah, citado pelo portal Daily Beast Seus amigos disseram em entrevistas que, depois da separação, o piloto se sentia “solitário e triste” e passou muito tempo andando pelos quartos vazios de sua casa.

“Uma despressurização intencional teria sido uma maneira óbvia – e provavelmente a única maneira – de subjugar uma cabine potencialmente rebelde em um avião”, revelou Langewiesche, que também é piloto.

Entretanto, há quem que critique as revelações de Langewiesche. O analista Clive Irving observa que a investigação internacional oficial encabeçada pela Malásia forneceu uma “avaliação detalhada e ponderada de Zaharie”.

De acordo com essa investigação, Zaharie parecia ser um “homem no auge de uma carreira bem sucedida“, com uma experiência impressionante de 18.000 horas de voo em aviões comerciais.

“Os investigadores basicamente retiraram Zaharie de qualquer suspeita de assassinato em massa ou suicídio”, escreve Irving, criticando Lengewiesche por culpar Zaharie pelo acidente “com base no que é pouco mais que rumores”.

A aeronave do voo MH370 desapareceu em 8 de março de 2014, na rota de Kuala Lumpur para Pequim com 239 pessoas a bordo. Após vários anos de tentativas infrutíferas de localizar os restos do avião, o governo da Malásia concluiu as buscas em maio de 2018, admitindo não saber o que aconteceu com o avião.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Documentos oficiais mostram que a China escondeu informações sobre a Covid-19

Relatórios oficiais chineses teriam sido transmitidos à rede de TV americana CNN por meio de um informador anônimo. A investigação se chama “Wuhan files” e tem como foco o começo da pandemia de Covid-19, em …

Jovem que filmou morte de George Floyd por policiais brancos ganha prêmio por bravura

A mulher que filmou o assasinato de George Floyd pelo policial Derek Chauvin vai ser condecorada com um prêmio por sua coragem. Darnella Frazier, de 17 anos, fez o registro enquanto ia com o primo …

Remédio experimental reverteu o declínio mental da idade avançada em dias

Apenas algumas doses de um medicamento experimental podem reverter o declínio relacionados à idade na memória e flexibilidade mental em ratos, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas da UC San Francisco. A droga, …

Bebê nasce de embrião congelado há 27 anos: quase a idade da mãe

A pequena Molly Everette Gibson, de um mês, estabeleceu um novo recorde no mundo. A garotinha, filha de Tina e Ben Gibson, nasceu de um embrião que foi congelado há 27 anos e gerado por …

Covid-19: exame pioneiro mostra danos em pulmões 3 meses depois de infecção por coronavírus

A covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, pode estar causando anormalidades pulmonares ainda detectáveis mais de três meses após os pacientes serem infectados, revela um novo estudo. Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, …

"Hyperloop de levitação": a próxima revolução nas viagens?

Imagine viajar para o trabalho a quase 1.000 km/h, pairando um pouco acima do solo, sem barulho de motor. Pode soar como um filme de ficção científica, mas este cenário se aproximou da realidade quando o …

OMS alerta para situação "muito preocupante" da Covid-19 no Brasil

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta segunda-feira que a situação da pandemia de Covid-19 no Brasil é "muito, muito preocupante". A declaração foi dada durante uma entrevista …

NASA detecta 150 objetos voadores não identificados orbitando a Terra

Para além de qualquer especulação vaga ou teoria da conspiração, os famosos Objetos Voadores Não-Identificados – mais conhecidos como OVNIs – são uma realidade, cada vez mais documentada e tornada publica por agências espaciais como …

Reino Unido aprova vacina da Pfizer para uso já na semana que vem

O governo do Reino Unido anunciou nesta quarta-feira (02/11) a aprovação da vacina para covid-19 produzida em parceria pela Pfizer e pela Biontech e adiantou que ela estará disponível já na próxima semana. O governo comunicou …

Com 14 prêmios no Oscar do turismo, Portugal tenta se reinventar na pandemia de COVID-19

Portugal conquistou 14 prêmios no World Travel Awards 2020, considerado o Oscar do turismo mundial, na noite de sexta-feira (27). Lisboa, Madeira e Algarve foram os destaques como melhores destinos do mundo na premiação, feita …