Avião do voo MH370 poderia ter pousado e decolado após desaparecimento

(cv) BBC

O sumiço repentino do avião da Malaysian Airlines que fazia o voo MH370 – um dos maiores mistérios da aviação de todos os tempos – parece ainda estar muito longe de ser resolvido.

Uma das fontes mais seguras de informação até agora sobre a trajetória do voo e sua possível localização têm sido as comunicações via satélite da Boeing.

A companhia aérea malaia informou que havia perdido o contato com a aeronave 38 minutos após a decolagem e que o avião ficou eletronicamente “escuro”. Após uma hora, quando o voo 370 sobrevoava o oceano Índico, o seu sistema de satélite fez um pedido inesperado de “logon” a um satélite.

Apesar de o avião ter voado para fora do alcance do radar civil, os investigadores ainda conseguiram rastreá-lo analisando radares militares e comunicações via satélite, o que mostrou que o MH370, depois de fazer um desvio sobre o mar do Sul da China e mais tarde sobre o estreito de Malaca, voou em direção ao sudoeste do oceano Índico.

Há hipóteses e pesquisadores que sugerem que o avião provavelmente estava operando em piloto automático enquanto voava para o sul porque viajava em linha reta.

Para o escritor americano e jornalista científico Jeff Wise “a grande incógnita foi o que aconteceu entre as 18h28 e as 19h41, quando a comunicação por satélite foi ligada”, disse ao Daily Express. “Teria o avião feito uma única volta ou voado em círculos, ou talvez até aterrissado em algum lugar, e então decolado novamente?”, questionou o jornalista.

Wise considera que, se o avião tivesse pousado e decolado novamente, isso poderia ter acontecido na Malásia ou em outro lugar próximo, como na Tailândia, Indonésia, Camboja ou Vietnã.

Segundo ele, o “logon” da aeronave foi uma das “pistas mais significativas” na caçada ao MH370, além de invalidar a teoria de que o Boeing 777 teria sofrido alguma falha ou sido sequestrado por um dos pilotos. O jornalista então sugere que o avião tenha sido tomado por passageiros com conhecimentos em tecnologia.

Em maio de 2018, o governo da Malásia desistiu das tentativas de busca do voo fatal após anos de procura. Uma empresa privada de exploração de leitos marinhos dos EUA, a Ocean Infinity, também realizou uma busca sem êxito. O desaparecimento do voo MH370 aconteceu no dia 8 de março de 2014, quando voava de Kuala Lumpur para Pequim com 239 passageiros a bordo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estão interligadas? Rochas de asteroide interestelar são parecidas com as que caíram na Terra

Pedregulhos descobertos na superfície do asteroide Ryugu, explorado pela sonda japonesa Hayabusa-2, apresentam semelhanças às rochas de meteoritos que caíram na Terra. Imagens captadas na superfície do asteroide Ryugu exibem rochas isentas de poeira que não …

Startup cria case de celular que também é máquina de café

Você é apaixonado por café, mas vive na rua e nunca tem tempo para sentar em algum lugar e tomar um espressinho que seja? Então você precisa conhecer a Mokase, um case desenvolvido pelos designers …

Após episódio da Groenlândia, nacionalistas flamengos oferecem Valônia a Trump por R$4,57

Organização juvenil flamenga posta no Twitter oferta de € 1,00 a Trump pela região da Valônia. Episódio segue piada de Trump na rede e expõe desavenças entre diferentes regiões da Bélgica. A Valônia é uma das …

G7 acorda sobre ajuda à Amazônia "o mais rápido possível"

Macron afirma que apoio a países afetados pelos incêndios é consenso entre líderes das maiores potências econômicas. Em vídeo gravado em reunião entre europeus, Merkel diz que ligará para Bolsonaro para discutir questão. Durante sua 45ª …

Análise de mudança climática de Marte enche pesquisadores de esperança sobre vida passada

Hoje Marte é um deserto seco e gelado quase sem atmosfera que se considera não ter água líquida. Em geral, é um lugar inóspito. Mas podia ter sido diferente no passado? Nós já sabemos que houve …

Microplásticos na água representam 'risco pequeno à saúde', diz estudo

Microplásticos na água potável não parecem representar um risco para a saúde nos níveis comumente encontrados atualmente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em seu primeiro relatório sobre a questão, a OMS descobriu …

Ativistas veganos oferecem "churrasco de cão" na Torre Eiffel em ato de conscientização

Um "churrasco de cão" acompanhado de espetinhos de legumes surpreendeu nesta sexta-feira (23) os turistas que visitavam a Torre Eiffel em Paris, uma ação da organização PETA para defender o veganismo. "Cão ou porco: qual é …

Bolsonaro autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios amazônicos

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, realizou um pronunciamento, transmitido em rede nacional nesta sexta-feira, para comentar a situação dos incêndios na Amazônia. O presidente pediu "serenidade ao tratar dessa matéria" e disse que divulgação de …

Isso é o que aconteceria se os EUA e a Rússia começassem uma guerra nuclear

As tensões entre EUA e Rússia vêm escalando a um ponto perigoso já faz um tempo. As duas nações possuem armas nucleares, mas o que aconteceria se elas realmente utilizassem estas armas para se bombardearem? Uma …

Alex Navalny, principal opositor do Kremlim, é libertado após um mês na prisão

Alexei Navalny, principal opositor ao Kremlin, foi liberado nesta sexta-feira (23), depois de passar 30 dias na prisão por ter convocado os russos a participar no grande movimento de protesto que abala Moscou, anunciou seu …