Pintura oculta sob obra-prima de da Vinci é revelada

Existem duas versões semelhantes de um quadro famoso de Leonardo da Vinci, conhecido como “Virgem das Rochas”. Agora, membros do museu National Gallery de Londres, no Reino Unido, estão dizendo que podem ser na verdade três.

Isso porque técnicas de imageamento descobriram uma versão diferente oculta sob um dos quadros, que atualmente fica no National Gallery.

Da Vinci fez duas pinturas semelhantes mostrando a virgem Maria, o menino Jesus e São João Batista ainda bebê. A primeira foi vendida a um cliente particular e hoje é exibida no Museu do Louvre, em Paris. A segunda se encontra agora no National Gallery e foi feita para a Igreja Católica.

“Esta segunda versão não é mera reprodução da primeira”, disse a galeria em um comunicado. “Junto com ajustes significativos nas figuras, ele também usa essa versão para explorar novos tipos de efeitos de iluminação baseados em sua própria pesquisa em óptica e fisiológica da visão humana”.

No entanto, pesquisadores do museu britânico perceberam que esta segunda versão possui uma terceira, oculta, em cima da qual Leonardo pintou seu quadro final.

Usando três técnicas de imageamento diferentes, os pesquisadores detectaram traçados de um desenho diferente que colocava Maria no lado esquerdo da imagem, de frente para o menino Jesus e com um anjo à direita. A composição final de da Vinci foi significativamente alterada em comparação à essa oculta.

Os pesquisadores primeiro descobriram a pintura oculta em 2005, usando reflectografia infravermelha. Essa técnica revela camadas de pintura invisíveis aos olhos, observáveis apenas no infravermelho.

Em seguida, eles utilizaram espectroscopia de fluorescência de raio-X para identificar elementos individuais ao bombardear a pintura com luz de raio-X. Isso foi possível porque o desenho foi concebido com uma substância contendo zinco.

Por fim, os pesquisadores usaram imagem hiperespectral para detectar energia eletromagnética na pintura e revelar detalhes que não seriam identificáveis em apenas um espectro. Os pesquisadores ainda estão processando os dados, de forma que novos detalhes podem ser anunciados em breve.

Além disso, a pintura e uma reprodução de sua versão escondida serão exibidas no National Gallery a partir de 9 de novembro deste ano até 12 de janeiro de 2020.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Colômbia é o 1º país latino-americano a receber vacinas da iniciativa COVAX

Nesta segunda-feira (1º), um lote de 117 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech chegou à Colômbia por meio da iniciativa COVAX. O país é o primeiro na região a receber os imunizantes do consórcio da …

Twitter vai tolerar até cinco posts antes de banir por desinformação sobre covid-19

O Twitter resolveu endurecer suas políticas de uso e vai pegar mais pesado contra quem dissemina fake news a respeito da COVID-19, tal como a eficácia e segurança das vacinas que visam combater a doença. Em …

EUA: "Trump tenta manter opções em aberto" para eleições presidenciais de 2024

Não demorou muito para Donald Trump se recuperar de sua derrota - que, aliás, ele ainda não reconhece. No domingo (28), o ex-presidente encerrou a Conferência de Ação Política Conservadora em Orlando, na Flórida. Diante …

Japão nomeia ministro da solidão para enfrentar o isolamento social no país

Os sintomas diretos da Covid-19 sobre nossa saúde já são bastante sabidos, entre febre, cansaço excessivo, dores no corpo, tosse seca e problemas respiratórios, mas uma série de efeitos indiretos vem sendo percebidos – se …

Estudo de esqueletos de 200 gerações revela como humanos evoluíram para lutar contra germes

Estudiosos analisaram cerca de 70 mil esqueletos de 200 gerações a fim de entender como a humidade passou por pandemias anteriores. Os estudos foram feitos acerca de doenças infecciosas como tuberculose, treponematose e hanseníase. Os pesquisadores …

Médica adverte sobre síndrome inflamatória multissistema em pacientes que superaram covid

A médica-chefe de um hospital de Moscou, Mariana Lysenko, declarou em uma entrevista ao canal RT que alguns dos pacientes que superaram a COVID-19 podem desenvolver uma síndrome inflamatória multissistema. De acordo com a médica, a …

Militares abrem fogo contra manifestantes em Mianmar

Forças de segurança reforçam repressão aos protestos contra golpe de Estado e deposição do governo democraticamente eleito. Relatos de mortes surgem de várias cidades. ONU condena violência e o uso de força excessiva. As forças de …

LEGO lança quiz online para educar a criançada sobre cyberbullying

O sentido educacional que os brinquedos da LEGO oferecem ganha nova e ainda maior dimensão com o lançamento do Safer Internet Day (ou Dia da Internet mais Segura, em tradução livre), um quiz virtual desenvolvido …

Covid-19: Peru prorroga suspensão de voos do Brasil até 14 de março

O governo do Peru anunciou neste domingo (29) a prorrogação até 14 de março da suspensão de voos procedentes do Brasil. A medida preventiva visa evitar a entrada de passageiros que podem estar infectados …

Ex-funcionários do McDonald's revelam "estratégia de espionagem" da rede de fast-food

A revista Vice analisou testemunhos de supostos trabalhadores anônimos do McDonald's que tinham conhecimento direto da vigilância, e vazou documentos que explicam as táticas de espionagem. Uma equipe de analistas de inteligência da cadeia de fast-food …