“BiblioTáxi”: taxista cria biblioteca dentro do carro e empresta livros para os passageiros

(dv) Carlos Careca

Um motorista de táxi que adora leitura teve uma ideia original: criou o “BiblioTáxi”, uma mistura de táxi com biblioteca. Carlos “Careca” viu na paixão pelos livros uma oportunidade para melhorar os negócios, conquistar e fidelizar passageiros, em meio à concorrência.

Para isso, ele usa o porta-malas e a imaginação, oferecendo literatura e entretenimento aos clientes de Fortaleza, no Ceará. “A gente tem que descobrir as melhores alternativas. Acredito muito no valor da cultura. Então, busquei esse nicho”, contou Carlos, de 57 anos, à Tribuna do Ceará. Ele trabalha com taxista há 15 anos.

No BiblioTáxi tem livros para todos os gostos: dos romances policiais de Agatha Christie às histórias infantis de Monteiro Lobato. A biblioteca no porta-malas do carro começou modesta, com apenas cinco exemplares. Atualmente, são 70.

Careca revela que muitos clientes contribuem para manter o BiblioTáxi com novos títulos. “Semana passada conheci um cidadão que ficou tão entusiasmado que me chamou para entrar na casa dele e tinha uma parede enorme cheia de livros. Aí, ele disse: escolha dez livros para você. A corrida foi R$ 50 e ainda me deu 10 livros”, contou.

No táxi, o combustível é a literatura e o bom humor. “Eu aviso sobre os livros, o passageiro escolhe e leva. Se devolvem? 95% não. Mas a ideia das bibliotecas não é emprestar o livro? Fazer a informação circular de mão em mão? Recebo mais de outras pessoas. Estou sempre renovando os títulos. Tenho três caixas de doação em casa”, disse o taxista, que também aproveita os intervalos entre as corridas para ler.

O BiblioTáxi circula pela Praia de Iracema. Entre um cliente e outro, ele aproveita para viajar na leitura. O taxista prefere ficção e contos.

O último que leu foi “Meu nome não é Johnny”, de Guilherme Fiúza. “Eu consigo viajar sem sair do lugar. Já fui à Indonésia, ao Everest, sentia frio, medo, a cada página que eu lia”, relatou lembrando sensações durante a leitura de “No ar rarefeito”, de Jon Krakauer.

Se estiver em Fortaleza e precisar de uma viagem (pela cidade ou pelos livros), chame o BiblioTáxi do Carlos Careca pelo WhatsApp: (85) 9 8113-2072.

Ciberia // Só Notícia Boa

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas encontram maior e mais antigo monumento da civilização maia no México

Pesquisadores da Universidade do Arizona (EUA) descobriram a mais antiga construção monumental da civilização maia já encontrada até agora e a maior de toda a história pré-hispânica da região. O estudo, publicado na revista Nature, foi …

Herdeiro da Samsung pode voltar a ser preso

O herdeiro da Samsung, Lee Jae-yong, pode ter de voltar à prisão. Procuradores de justiça da Coreia do Sul pediram nesta quinta-feira (4) uma nova detenção do antigo diretor da gigante como parte de uma …

Escolas ao ar livre criadas para combater a tuberculose no início do século 20

Em 1904, surgia nas proximidades de Berlim a primeira escola ao ar livre do mundo. A Waldschule für kränkliche Kinder havia sido criada por Walter Spickendorff em conjunto com o pediatra Bernhard Bendix e o …

Fígados humanos foram criados em laboratórios e transplantados em ratos com sucesso

Uma equipe internacional liderada por pesquisadores do Departamento de Patologia da Universidade de Pittsburgh (EUA) criou pequenos fígados através de engenharia genética utilizando células da pele humanas, e em seguida os transplantaram com sucesso em …

Governo alemão anuncia pacote de estímulo de 130 bilhões de euros

Merkel afirma que resposta "corajosa" é necessária para impulsionar a economia do país, abalada pela pandemia de covid-19. Medidas anunciadas incluem auxílios à indústria e às famílias e incentivos ao consumo. Os partidos que integram a …

Mark Zuckberg abre guerra contra seus funcionários ao não banir posts de Trump

E eis que Mark Zuckerberg terá semanas agitadas pela frente no que se refere à administração de seus funcionários. Isso porque o CEO e co-fundador do Facebook afirmou na última terça-feira que não fará nada …

Em 24 horas ocorrem 11 terremotos na área do Parque de Yellowstone

O parque nos EUA, conhecido por suas características geotérmicas e vida selvagem, está situado em cima de um supervulcão que, se entrar em erupção, pode causar enorme devastação na Terra. Em 24 horas, em uma área …

Mais uma vez os Simpsons previram tudo que está acontecendo nos EUA agora

Os roteiristas de “Os Simpsons ” ficaram conhecidos por prever diversos acontecimentos mundiais, da eleição de Donald Trump ao final de Game of Thrones. Parece que a bola de cristal da animação voltou a funcionar …

Brasil ultrapassa 30 mil mortes por covid-19

Em novo recorde, país registra 1.262 óbitos em um dia, elevando total para 31.199. Casos confirmados em 24 horas passam de 28 mil, chegando a 555.383. Apenas Reino Unido, Itália e EUA contabilizam mais de …

Suécia vai abrir “CPI da Covid-19” para saber se governo fez bem ao não isolar a população

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Suécia tem ido na contramão de seus vizinhos. O país escandinavo preferiu manter um ritmo quase normal em suas atividades e não impôs o confinamento …