As autoridades da Austrália conseguiram desarticular um grupo terrorista e prender quatro militantes que pretendiam derrubar uma aeronave no país, segundo afirmou o primeiro-ministro do país, Malcolm Turnbull, neste domingo.
“Nos últimos dias, as autoridades tiveram conhecimento de uma informação que sugeria que algumas pessoas em Sidney estavam planjando cometer um ataque terrorista utilizando um dispositivo improvisado”, disse o comissário da polícia federal da Austrália, Andrew Colvin.
“Eu posso relatar que, na noite passada, foi realizada uma grande operação contraterrorista para impedir um plano terrorista de derrubar uma aeronave”, afirmou o premier Malcolm Turnbull em conversa com jornalistas.
O chefe do Governo australiano aconselhou os viajantes na Austrália a chegar aos aeroportos mais cedo que o habitual – duas horas antes da partida – para permitir revistas adicionais de segurança.
“Os raides policiais das últimas horas foram uma grande operação conjunta de combate ao terrorismo”, assinalou Malcolm Turnbull.
Todas as detenções foram feitas na cidade de Sydney, mas, de acordo com Turnbull, medidas de segurança adicionais foram adotadas em todos os aeroportos domésticos e internacionais do país.
“Atualização do terror: buscas em 5 propriedades na última noite, os agentes permanecem em 4; uma ‘quantidade considerável de material apreendido’.“
O ministro da Justiça, Michael Keenan, revelou que o plano foi a 13.ª ameaça significativa desmantelada pela polícia desde que a Austrália elevou o nível de alerta terrorista, em 2014. Cinco ataques foram concretizados.
“A ameaça principal à Austrália continua a ser de atores individuais, mas os eventos desta noite recordam-nos que ainda há a capacidade de pessoas terem planos sofisticados e ataques sofisticados, ainda permanecem uma ameaça real”, disse Keenan, que pediu aos australianos para “permanecerem vigilantes”.
Os detidos ainda não foram acusados, segundo a polícia.
Ciberia // Sputnik News