Polícia australiana prende terroristas que planejavam atentado com gás tóxico e bomba para derrubar avião

D464-Darren Hall / Wikimedia

Boeing 747 da australiana Qantas

As autoridades da Austrália conseguiram desarticular um grupo terrorista e prender quatro militantes que pretendiam derrubar uma aeronave no país, segundo afirmou o primeiro-ministro do país, Malcolm Turnbull, neste domingo.

“Nos últimos dias, as autoridades tiveram conhecimento de uma informação que sugeria que algumas pessoas em Sidney estavam planjando cometer um ataque terrorista utilizando um dispositivo improvisado”, disse o comissário da polícia federal da Austrália, Andrew Colvin.

“Eu posso relatar que, na noite passada, foi realizada uma grande operação contraterrorista para impedir um plano terrorista de derrubar uma aeronave”, afirmou o premier Malcolm Turnbull em conversa com jornalistas.

O chefe do Governo australiano aconselhou os viajantes na Austrália a chegar aos aeroportos mais cedo que o habitual – duas horas antes da partida – para permitir revistas adicionais de segurança.

“Os raides policiais das últimas horas foram uma grande operação conjunta de combate ao terrorismo”, assinalou Malcolm Turnbull.

Todas as detenções foram feitas na cidade de Sydney, mas, de acordo com Turnbull, medidas de segurança adicionais foram adotadas em todos os aeroportos domésticos e internacionais do país.

Atualização do terror: buscas em 5 propriedades na última noite, os agentes permanecem em 4; uma ‘quantidade considerável de material apreendido’.

O ministro da Justiça, Michael Keenan, revelou que o plano foi a 13.ª ameaça significativa desmantelada pela polícia desde que a Austrália elevou o nível de alerta terrorista, em 2014. Cinco ataques foram concretizados.

“A ameaça principal à Austrália continua a ser de atores individuais, mas os eventos desta noite recordam-nos que ainda há a capacidade de pessoas terem planos sofisticados e ataques sofisticados, ainda permanecem uma ameaça real”, disse Keenan, que pediu aos australianos para “permanecerem vigilantes”.

Os detidos ainda não foram acusados, segundo a polícia.

Ciberia // Sputnik News

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas resolvem enigma de esculturas de pedra de 3.200 anos da Turquia

Um recente estudo permitiu descobrir finalmente o significado e a função dos relevos em pedra criados há 3.200 anos no santuário de Yazilikaya, na Turquia, após 200 anos de conjeturas. No século XIII a.C., a alguns …

EUA não devem esperar retomada do diálogo com Pyongyang, diz irmã de Kim Jong-un

As expectativas de retomada do diálogo entre os EUA e a Coreia do Norte são erradas, podendo levar a uma "decepção ainda maior", declarou a irmã do líder norte-coreano. Na terça-feira (22), Kim Yo Jong, alta …

Ministro da Saúde diz que não há mudança de estratégia para a Coronavac

No início desta segunda-feira (21), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, revelou que não haverá qualquer mudança de estratégia para a aplicação da CoronaVac. A declaração do ministro foi feita em audiência ao Senado Federal, revelando …

Há 80 anos, Hitler invadia a URSS – e começava a perder a guerra

Adolf Hitler e seus generais vinham planejando há meses para este momento. No domingo, 22 de junho de 1941, havia chegado a hora: às 3h15 da manhã, a Wehrmacht, forças armadas nazistas, atacou a União …

Com apenas 2% da população imunizada, África quer fabricar suas próprias vacinas anticovid

A África do Sul anunciou nesta segunda-feira a primeira etapa para capacitar seu continente na produção de vacinas anticovid. A conclusão do projeto ainda não tem data prevista, mas a iniciativa já é vista …

Pessoas feias superestimam drasticamente suas aparências

Pessoas pouco atraentes parecem menos capazes de julgar com precisão sua própria atratividade, e tendem a superestimar sua aparência. Não faltam disparidades entre pessoas atraentes e pouco atraentes. Estudos mostram que os mais belos entre nós …

Noruega acusa Pequim de ciberataque contra serviços do governo

Pela primeira vez na história, o Serviço de Segurança Policial da Noruega (PST, na sigla em inglês) identificou a China como sendo responsável por um ataque hacker contra as autoridades do país nórdico. A agência de …

China supera marca de 1 bilhão de vacinas contra a covid-19 aplicadas

Quantia representa mais de um terço das doses aplicadas no mundo. Após início lento da imunização, autoridades chinesas querem vacinar completamente 40% da população até o final de junho. O número de doses de vacinas contra …

Brasileiros protestam no exterior contra Bolsonaro e gestão da epidemia

Dezenas de milhares de pessoas tomaram as ruas de várias capitais brasileiras neste sábado para protestar contra o presidente Jair Bolsonaro e sua gestão da pandemia, que já deixou mais de meio milhão de …

Relíquia do Jurássico: descoberto animal marinho cuja espécie vive há 180 milhões de anos

Um grupo de pesquisadores descreveu uma nova espécie de ofíuros – um animal marinho parecido com as estrelas-do-mar, que recebeu o nome de Ophiojura, informou nesta quinta-feira (17) Tim O’Hara, curador dos Museus Victoria (Austrália) …