Policiais são presos em operação contra crime organizado no Rio

Marcelo Camargo / Agência Brasil

-

Policias civis e militares do Rio foram presos hoje (13) na Operação Stelio por crimes de organização criminosa, extorsão, roubo, falsidade ideológica, coação e violação de sigilo funcional.

Uma moto, armas, documentos e celulares foram apreendidos. A Operação Stelio foi feita pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaego), do Ministério Publico do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), pela Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança e pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas (Draco).

Dos sete mandados de prisão foram cumpridos seis: contra Alexandre Mota de Assis; os policiais militares Marco Antônio Silva Carvalho e Thiago Barbosa Faria Vieira; os policiais civis Ubirajara de Jesus Júnior (da DRF- Delegacia de Roubos e Furtos) e Ricardo Gonçalves da Rocha (da 74ª Delegacia de Polícia); e o ex-policial civil Marcelo Tinoco de Carvalho.

Segundo a Secretaria de Segurança do Rio, o sétimo mandado de prisão é contra uma pessoa que está foragida. De acordo com a Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ), ainda durante a operação mais duas pessoas, que não tiveram os nomes divulgados, foram presas em flagrante, porque estavam armadas e não tinham porte de armas.

A Secretaria de Segurança do Rio disse que os policiais militares permanecerão presos no Batalhão Especial Prisional (BEP), em Niterói e os policiais civis na Polinter, unidade da corporação.

A Polícia Civil informou que os policiais civis Ubirajara de Jesus Júnior e Ricardo Gonçalves da Rocha foram indiciados pelos crimes de extorsão, roubo majorado [agravado por uso de arma], falsidade ideológica, organização criminosa, corrupção passiva, violação de sigilo funcional e coação no curso do processo.

Com eles foram apreendidos distintivos, armas, carregadores, R$ 10 mil e a escritura de um imóvel. O corregedor da PM coronel Welste Medeiros diz que será instaurado processo administrativo disciplinar e que conforme os resultados os PMs podem ser excluídos da corporação.

Denúncia

O Ministério Público disse que a ação teve como base a denúncia do Gaeco apresentada à 1ª Vara Criminal de Niterói, na região metropolitana do Rio, contra 13 pessoas. A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas iniciou as investigações para apurar como eram as ações do grupo.

A apuração indicou que havia uma organização criminosa formada por PMs e policiais civis e outros criminosos que utilizava falsos mandados de busca e apreensão para vasculharem residências e exigirem dinheiro.

Na denúncia encaminhada à Justiça estão os detalhes de uma ação ocorrida no dia 13 de setembro deste ano, em Itaipu, em Niterói. Neste dia o morador foi abordado ao sair de casa, sofreu ameaça e foi algemado.

O grupo, conforme o Ministério Público, entrou na residência, roubou um automóvel, 13 relógios, peças de roupas, acessórios, uma CPU de computador e dinheiro.

O morador teve ainda que informar, dias depois, o Certificado de Registro do Veículo (CRV) para a transferência da titularidade. Por este crime foram denunciados também Franklin de Souza Veloso Mattos, Thiago José de Marins, Matheus do Espírito Santo Marins e Alberto José de Marins, conhecido como Betinho.

De acordo com o Ministério Público, a investigação indicou também que a quadrilha preparava outros crimes de roubo e extorsão e que o alvo seria o alto escalão do tráfico de drogas de São Gonçalo, também na região metropolitana.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …