Policiais são presos em operação contra crime organizado no Rio

Marcelo Camargo / Agência Brasil

-

Policias civis e militares do Rio foram presos hoje (13) na Operação Stelio por crimes de organização criminosa, extorsão, roubo, falsidade ideológica, coação e violação de sigilo funcional.

Uma moto, armas, documentos e celulares foram apreendidos. A Operação Stelio foi feita pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaego), do Ministério Publico do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), pela Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança e pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas (Draco).

Dos sete mandados de prisão foram cumpridos seis: contra Alexandre Mota de Assis; os policiais militares Marco Antônio Silva Carvalho e Thiago Barbosa Faria Vieira; os policiais civis Ubirajara de Jesus Júnior (da DRF- Delegacia de Roubos e Furtos) e Ricardo Gonçalves da Rocha (da 74ª Delegacia de Polícia); e o ex-policial civil Marcelo Tinoco de Carvalho.

Segundo a Secretaria de Segurança do Rio, o sétimo mandado de prisão é contra uma pessoa que está foragida. De acordo com a Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ), ainda durante a operação mais duas pessoas, que não tiveram os nomes divulgados, foram presas em flagrante, porque estavam armadas e não tinham porte de armas.

A Secretaria de Segurança do Rio disse que os policiais militares permanecerão presos no Batalhão Especial Prisional (BEP), em Niterói e os policiais civis na Polinter, unidade da corporação.

A Polícia Civil informou que os policiais civis Ubirajara de Jesus Júnior e Ricardo Gonçalves da Rocha foram indiciados pelos crimes de extorsão, roubo majorado [agravado por uso de arma], falsidade ideológica, organização criminosa, corrupção passiva, violação de sigilo funcional e coação no curso do processo.

Com eles foram apreendidos distintivos, armas, carregadores, R$ 10 mil e a escritura de um imóvel. O corregedor da PM coronel Welste Medeiros diz que será instaurado processo administrativo disciplinar e que conforme os resultados os PMs podem ser excluídos da corporação.

Denúncia

O Ministério Público disse que a ação teve como base a denúncia do Gaeco apresentada à 1ª Vara Criminal de Niterói, na região metropolitana do Rio, contra 13 pessoas. A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas iniciou as investigações para apurar como eram as ações do grupo.

A apuração indicou que havia uma organização criminosa formada por PMs e policiais civis e outros criminosos que utilizava falsos mandados de busca e apreensão para vasculharem residências e exigirem dinheiro.

Na denúncia encaminhada à Justiça estão os detalhes de uma ação ocorrida no dia 13 de setembro deste ano, em Itaipu, em Niterói. Neste dia o morador foi abordado ao sair de casa, sofreu ameaça e foi algemado.

O grupo, conforme o Ministério Público, entrou na residência, roubou um automóvel, 13 relógios, peças de roupas, acessórios, uma CPU de computador e dinheiro.

O morador teve ainda que informar, dias depois, o Certificado de Registro do Veículo (CRV) para a transferência da titularidade. Por este crime foram denunciados também Franklin de Souza Veloso Mattos, Thiago José de Marins, Matheus do Espírito Santo Marins e Alberto José de Marins, conhecido como Betinho.

De acordo com o Ministério Público, a investigação indicou também que a quadrilha preparava outros crimes de roubo e extorsão e que o alvo seria o alto escalão do tráfico de drogas de São Gonçalo, também na região metropolitana.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …