Tem uma startup? Portugal dará visto de residência se levá-la para lá

Rititaneves / Wikimedia

A cidade do Porto, no norte de Portugal

Você tem uma startup – empresa nova, embrionária em fase de constituição, com projetos promissores – e quer morar em Portugal? Esta é a sua chance e nem precisa falar outro idioma.

Sim, Portugal dará vistos especiais de residências a quem quiser empreender no país, como já fez a Nova Zelândia. O programa Startup Visa, um visto de residência para empreendedores anunciado nesta semana, pretende atrair capacidade de inovação, investimento e talento para terras portuguesas.

Portugal está atrás de pessoas que têm ou querem criar negócios de tecnologia inovadora e potencial de escalabilidade. A novidade foi apresentada na sexta-feira, em Lisboa, no encerramento do congresso Web Summit 2017, evento de inovação e tecnologia que reuniu cerca de 60 mil visitantes e milhares de investidores.

O Ministério da Economia de Portugal informou em comunicado que o programa Startup Visa é “um dos mais inovadores a nível europeu para atração e captação de talento internacional”.

Inscrições e requisitos

As inscrições para conseguir um visto de residência para criar ou mover sua startup para Portugal começam no dia 1º de janeiro de 2018, em uma plataforma ainda a ser inaugurada.

Os requisitos para a inscrição são:

  • ter projetos centrados em conhecimento e tecnologia, com perspectiva de desenvolvimento de produtos inovadores;
  • ter potencial para criação de emprego qualificado e
  • ter potencial para atingir, três anos após o período de estabelecimento, um valor de 325 mil euros ou um volume de negócios acima de 500 mil euros por ano.

A avaliação do potencial econômico e inovador de cada startup é feita com base em critérios como capacidade da equipe de gestão, escalabilidade do negócio, grau de inovação, potencial de criação de emprego qualificado em Portugal, potencial de mercado e a relevância do requerente na equipe.

Benefícios

Os empreendedores selecionados poderão se beneficiar, além do visto de residência, dos apoios e incentivos da rede Startup Portugal, incluindo possíveis incubações – abrigar novos negócios que se destacam como inovadores e promissores no mercado.

As incubadoras receberão os projetos que sejam considerados relevantes após sua inscrição na futura plataforma.

“Este programa pretende reforçar o ecossistema de inovação e afirmar Portugal como um país aberto ao empreendedorismo e a todos que com o seu conhecimento e capacidade de inovação podem trazer investimento à economia portuguesa, capaz de reforçar e potenciar os recursos humanos qualificados”, escreve o Ministério da Economia no comunicado.

“Acreditamos num país aberto ao investimento, aberto aos empreendedores e aberto às empresas. Achamos que a abertura é a chave para o crescimento e para uma sociedade cosmopolita”, declarou o ministro português da Economia, Manuel Caldeira Cabral, ao jornal português Correio da Manhã.

“Se tiverem um bom projeto e for validado, são muito bem-vindos [a Portugal] e têm residência”, garantiu.

Há alguns anos Lisboa se tornou um hub para aceleradoras, incubadoras e startups criativas e tecnológicas.

Segundo o VentureBeat, o ecossistema português de Scaleup – empresas que sustentam um rápido crescimento por um longo período de tempo e com modelo de negócios escalável –  já tem uma taxa de crescimento duas vezes maior do que a média europeia,

DEIXE UMA RESPOSTA:

"Zona Sombria" com água estagnada há 2 mil anos é descoberta no Oceano Pacífico

No fundo do oceano Pacífico Norte há uma camada de água com 2 mil anos de idade. Embora os cientistas já soubessem da existência da chamada “zona sombria”, não sabiam que a água estava estagnada …

Primeiro asteroide interestelar tem 4 km e parece um charuto

O primeiro asteroide interstelar a visitar o Sistema Solar não para de fascinar os astrônomos de todo o mundo. Detectado no Havaí, a rocha espacial tem cerca de quatro quilômetros de comprimento e foi batizada …

Cientistas boicotam proposta de criação de inteligência artificial para imigração nos EUA

Um grupo de cientistas de algumas das mais prestigiadas universidades norte-americanas está se opondo a uma proposta do governo Trump de criar um sistema de inteligência artificial (IA) que automatize o trabalho de verificação de …

Vendas por consórcio batem recorde em setembro e somam mais de R$ 73 bilhões no ano

As vendas de bens e serviços por meio de consórcios foram recorde em setembro, com o escoamento de 230 mil cotas. O resultado ficou 9% acima do registrado no mesmo mês do ano passado e …

TRF4 nega recurso a Dirceu em decisão condenatória de processo da Lava Jato

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) julgou, no início da manhã desta terça-feira (21), os embargos de declaração interpostos pelos réus da Operação Lava Jato do núcleo da Engevix, entre eles, o ex-ministro …

NASA já consegue prever quais cidades costeiras serão submersas pelo gelo dos glaciares

Um estudo recente revela que o movimento de rotação da Terra e o efeito da gravidade afetam a redistribuição global da água proveniente da fusão dos glaciares. Agora, uma nova ferramenta desenvolvida pela NASA permite …

Lula dispara contra Globo e pede mais mobilização para evitar reformas de Temer

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou neste domingo (19) o monopólio dos meios de comunicação no país, e voltou a defender sua regulamentação como proposta para o programa de governo a ser apresentado …

Ex-gerente da Transpetro é preso pela Lava Jato por propina que seria paga mensalmente ao PT

A Polícia Federal (PF) cumpre nesta terça-feira (21) oito mandados de busca e apreensão, cinco de condução coercitiva e um de prisão temporária na 47ª fase da Lava Jato, chamada de Operação Sothis. Um dos …

Reino Unido está disposto a pagar mais à União Europeia pela fatura do Brexit

O governo da primeira-ministra britânica, Theresa May, acordou nesta terça-feira (21) em aumentar a oferta financeira à União Europeia para impulsionar as negociações sobre o Brexit, saída do Reino Unido do bloco econômico, segundo informou …

Maior dispensário de maconha do mundo inova ao inaugurar drive-thru

Da mesma forma que os restaurantes de fast-food, o maior dispensário de maconha do mundo oferece em Las Vegas um drive-thru no qual as batatas fritas, os refrigerantes e os hambúrgueres podem ser trocados por …