Tem uma startup? Portugal dará visto de residência se levá-la para lá

Rititaneves / Wikimedia

A cidade do Porto, no norte de Portugal

Você tem uma startup – empresa nova, embrionária em fase de constituição, com projetos promissores – e quer morar em Portugal? Esta é a sua chance e nem precisa falar outro idioma.

Sim, Portugal dará vistos especiais de residências a quem quiser empreender no país, como já fez a Nova Zelândia. O programa Startup Visa, um visto de residência para empreendedores anunciado nesta semana, pretende atrair capacidade de inovação, investimento e talento para terras portuguesas.

Portugal está atrás de pessoas que têm ou querem criar negócios de tecnologia inovadora e potencial de escalabilidade. A novidade foi apresentada na sexta-feira, em Lisboa, no encerramento do congresso Web Summit 2017, evento de inovação e tecnologia que reuniu cerca de 60 mil visitantes e milhares de investidores.

O Ministério da Economia de Portugal informou em comunicado que o programa Startup Visa é “um dos mais inovadores a nível europeu para atração e captação de talento internacional”.

Inscrições e requisitos

As inscrições para conseguir um visto de residência para criar ou mover sua startup para Portugal começam no dia 1º de janeiro de 2018, em uma plataforma ainda a ser inaugurada.

Os requisitos para a inscrição são:

  • ter projetos centrados em conhecimento e tecnologia, com perspectiva de desenvolvimento de produtos inovadores;
  • ter potencial para criação de emprego qualificado e
  • ter potencial para atingir, três anos após o período de estabelecimento, um valor de 325 mil euros ou um volume de negócios acima de 500 mil euros por ano.

A avaliação do potencial econômico e inovador de cada startup é feita com base em critérios como capacidade da equipe de gestão, escalabilidade do negócio, grau de inovação, potencial de criação de emprego qualificado em Portugal, potencial de mercado e a relevância do requerente na equipe.

Benefícios

Os empreendedores selecionados poderão se beneficiar, além do visto de residência, dos apoios e incentivos da rede Startup Portugal, incluindo possíveis incubações – abrigar novos negócios que se destacam como inovadores e promissores no mercado.

As incubadoras receberão os projetos que sejam considerados relevantes após sua inscrição na futura plataforma.

“Este programa pretende reforçar o ecossistema de inovação e afirmar Portugal como um país aberto ao empreendedorismo e a todos que com o seu conhecimento e capacidade de inovação podem trazer investimento à economia portuguesa, capaz de reforçar e potenciar os recursos humanos qualificados”, escreve o Ministério da Economia no comunicado.

“Acreditamos num país aberto ao investimento, aberto aos empreendedores e aberto às empresas. Achamos que a abertura é a chave para o crescimento e para uma sociedade cosmopolita”, declarou o ministro português da Economia, Manuel Caldeira Cabral, ao jornal português Correio da Manhã.

“Se tiverem um bom projeto e for validado, são muito bem-vindos [a Portugal] e têm residência”, garantiu.

Há alguns anos Lisboa se tornou um hub para aceleradoras, incubadoras e startups criativas e tecnológicas.

Segundo o VentureBeat, o ecossistema português de Scaleup – empresas que sustentam um rápido crescimento por um longo período de tempo e com modelo de negócios escalável –  já tem uma taxa de crescimento duas vezes maior do que a média europeia,

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …