Portugal é pressionado por Marrocos, mas vence com gol de Cristiano Ronaldo

Paulo Novais / Lusa

Se Portugal for longe na Copa do Mundo, o país deverá agradecer a Cristiano Ronaldo. Nesta quarta-feira (20), logo no início do jogo, aos 4 minutos, CR7 mostrou vontade de fazer história e marcou de cabeça, após cobrança de escanteio.

Ele é o artilheiro da Copa até agora, com quatro gols. Graças a seu melhor jogador, Portugal venceu, mas não convenceu.

Se nos primeiros minutos a impressão era de que viria uma goleada, a atuação da Seleção de Marrocos tratou logo de mudar o cenário. Pouco depois do gol, Marrocos começou a jogar com garra e disposição. E mostrou mais consistência no ataque. Apostando na velocidade, ameaçou os portugueses com jogadas pelas laterais e cruzamentos na área.

Portugal só chegaria novamente com perigo aos 38 minutos de jogo. Gonçalo Guedes recebeu bom passe de Cristiano Ronaldo, que o deixou diante do goleiro, mas El Kajoui fez a defesa, mostrando bons reflexos. A resposta veio pouco depois.

Por uma questão de centímetros, Benatia não empatou aos 46 minutos. Após cobrança de falta pela direita do ataque, a bola foi desviada para o meio da área por Belhanda e o zagueiro marroquino não alcançou a bola por muito pouco.

Segundo tempo

Na etapa final, Marrocos mostrou que a justiça e o futebol nem sempre estão na mesma página da história. A seleção africana, que já merecia o empate, mostrou que também não mereceu ter perdido para o Irã na primeira rodada.

Com bom toque de bola, os marroquinos passaram a controlar o jogo e a criar chances reais de empatar. Aos 11 minutos, Belhanda cabeceou no canto, mas o goleiro Rui Patrício fez uma defesa incrível, digna de Gordon Banks, da Seleção da Inglaterra na Copa de 70, no México. Amrabat e Belhanda incomodaram a defesa adversária o jogo inteiro.

Marrocos tentou seu gol até o minuto final. Aos 45 minutos do segundo tempo, Ziyech entrou na área com velocidade pela direita e chutou com perigo, mas a bola não entrou.

O juiz apitou o fim do jogo e os atletas marroquinos não esconderam a tristeza. Jogaram com bravura e melhor que Portugal, mas somam duas derrotas e ainda não conseguiram marcar um gol no mundial da Rússia.

A atuação portuguesa irritou seu treinador. Em entrevista após a partida, ele não escondeu o incômodo de ver seu time errando passes e mostrando ineficiência ofensiva. Para ele, alguns jogadores perderam a confiança após cometer erros durante o jogo.

Com a vitória, Portugal chega a 4 pontos no grupo B e assume a liderança provisória, já que a Espanha joga às 15h de hoje contra o Irã, que tem 3 pontos. Marrocos tem duas derrotas e nenhum ponto ganho. É o lanterna do grupo e não tem mais chances de avançar às oitavas de final.

Ciberia // Agência Brasil

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …